domingo, 20 de fevereiro de 2022

Atividades carnavalescas em Maricá estão totalmente proibídas

 Decreto publicado na sexta-feira (18) também veta entrada de ônibus de excursões na cidade

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, publicou na sexta-feira (18) o decreto municipal nº 818 no Jornal Oficial de Maricá (JOM), com a proibição expressa da realização de qualquer evento que gere aglomerações, como concentrações, desfiles de agremiações e blocos carnavalescos e atividades recreativas similares em todos os espaços públicos da cidade. Infelizmente o decreto não proíbe tais aglomerações em espaços privados e muitos já estão marcados, embora na reunião do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança) realizada na quinta feira 17/2 no bairro Marques de Maricá, o comandante da 6ª Cia - Capitão Nunes e o subsecretário e Segurança de Maricá - João Damasceno, tentam informado que estarão atentos a estas atividades e que poderão ser proibidas.


DECRETO

O decreto, que é válido entre os dias 25/02 e 02/03, menciona o avanço do contágio pela variante ômicron do coronavírus, bem como a necessidade de medidas que visem reduzir a disseminação da doença, como justificativas para as restrições adotadas pela Prefeitura de Maricá com base na orientação da Secretaria de Saúde.


Veículos de excursão não poderão entrar na cidade, mas comandante da Guarda Municipal informa que não acontecerão barreiras sanitárias. Como será feito este controle?

Os ônibus, micro-ônibus e vans de turismo terão a entrada proibida na cidade e também não será permitido o acampamento em áreas públicas. Porém, não foi mencionado como acontecerá esse controle e essa proibição. Na mesma reunião do CCS, o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan), perguntou se a PM e a Guarda Municipal colocarão nos terminais rodoviários do centro e Itaipuaçu, agentes para fiscalizar a entrada de pessoas no município, vindas pelos ônibus intermunicipais, mas lembrou que com a existência dos vermelhinhos, muitos vem até a divisa do município em ônibus pagos e ao entrar em Maricá pegam os vermelhinhos, infernizando a cidade. O Sr. Miguel, da secretaria de saúde, colaborou dizendo que ao longo de toda RJ 106 no trecho de Maricá estes "visitantes" poderão saltar sem serem averiguados.

O decreto prevê ainda a proibição do uso de qualquer veículo com projeção de som ou aparelho que transmita som em áreas públicas. O descumprimento da regra poderá resultar até na apreensão do aparelho ou do veículo utilizado.