terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Maricá diz que cidade terá fábrica de ônibus híbridos. Prazo é de dois anos.

A Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, informou que a cidade será a primeira do Brasil a fabricar ônibus híbridos.


O projeto será realizado em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em nota, a Prefeitura informou que o objetivo é ser referência na utilização dos veículos que irá renovar a frota dos ônibus tarifa zero, conhecidos como “vermelhinhos”, que circularão sem emissão de carbono.

Desta forma, o projeto trará para a cidade três tipos de transporte coletivo elétrico híbridos: ônibus de hidrogênio, de etanol e puramente elétrico.

O desenvolvimento é realizado Coppe/UFRJ, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá) e a EPT (Empresa Pública de Transportes).

ROYALTIES

Segundo a Prefeitura, o projeto vai permitir que Maricá tenha participação intelectual na tecnologia, o que resultará no recebimento de royalties da patente dos ônibus, que serão produzidos em linha de montagem instalada no próprio município.

“O desenvolvimento dos ônibus é um marco importante na construção de uma Maricá do presente que dialoga com perspectivas de futuro. Isso garante novas oportunidades para a cidade e reforça as políticas de mobilidade urbana inovadoras, que vem sendo a marca do município ao longo da última década”, disse o prefeito Fabiano Horta, em nota.

Foto real do ônibus híbrido

PREVISÃO DE OPERAÇÃO

Ainda de acordo com a Prefeitura, a previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2022 um protótipo do Vermelhinho Sustentável já esteja circulando pelas ruas de Maricá.

Após a fase de testes, que se estenderá por 24 meses, a cidade fará a escolha por uma ou mais das três tecnologias em experiência, avançando no processo de descarbonização da frota municipal.

“Vamos aproveitar as possibilidades que temos com os recursos dos royalties do petróleo para pensarmos no momento posterior, tanto no aspecto ambiental como econômico. Buscamos diversificar a economia local e criar arranjos produtivos com novas tecnologias, gerando emprego e renda independentes de variações do petróleo. Os ônibus híbridos são a porta de entrada para essa política de estudos, produção de matéria prima e industrialização”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, em nota.

Foto montagem

PREFEITO EM REDE SOCIAL

Em rede social na manhã da terça feira 08, o prefeito escreveu: "Maricá, cidade do Vermelhinho e das Vermelhinhas, cidade do transporte Tarifa Zero e, em breve, cidade dos ônibus híbridos, produzidos aqui mesmo. 
Meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento!"

Torcemos para que o fato realmente aconteça, seja em maio, junho, julho, mas que aconteça e não fique na promessa como ficaram o TELEFÉRICO DE PONTA NEGRA, O TELEFÉRICO DA PEDRA DO ELEFANTE, o CANAL DA COSTA NAVEGÁVEL, a ligação através de catamarãs entre São José e Araçatiba, o AQUÁRIO MUNICIPAL, o VLT ligando Ponta Negra a Itaipuaçu dentre tantas outras promessas vãs.