quarta-feira, 19 de março de 2025

PRAÇA ORLANDO DE BARROS PIMENTEL SUJA, LARGADA, BAGUNÇADA!


 Assim que foi entregue pelo prefeito Fabiano Horta após dois longos anos de obras, a praça Orlando de Barros Pimentel, com pisos de granito e diversos aparelhos públicos que a tornavam uma grande sala de visitas da família maricaense, seria para a família e com a garantia que NUNCA MAIS ACONTECERIAM SHOWS NO LOCAL, para não depreciá-la.

Promessa que durou pouco mais de um ano, pois a secretaria de cultura na época, começou a realizar diversos shows no entorno da Casa de Cultura (um dos poucos prédios históricos de Maricá, cidade cheia de história, mas com pouca memória), já maculando alguns dos belos jardins.

A CODEMAR fez alguns eventos colocando pesados ônibus para andar pelos granitos e a partir daí, desandou, culminando com a volta dos shows da festa de Nossa Senhora do Amparo em 2024, ao lado da igreja (onde muitos afirmaram ser realmente o local correto, uma vez que era injustificável acontecer a festa da padroeira longe da igreja matriz (ué, então por que fizeram a festa de São José na lagoa do Marine, bem longe da igreja que está completando 350 anos???).

No final do ano, além do Natal Iluminado com várias barraquinhas (desta vez colocadas em cima dos jardins, destruindo as CARAS plantas ornamentais), aconteceu a festa da posse do novo prefeito com vários shows, e no carnaval, literalmente um CARNAVAL na praça, com encontro de blocos e muitos shows, repletos de confusões, brigas, furtos e muita sujeira e mais destruição das plantas ornamentais.

A praça da família hoje está dominada por moradores em situação de rua, que dormem e passam o dia inteiro nos bancos no entorno das árvores (onde os jardins foram destruídos), afastando as famílias e trabalhadores que antes usavam a praça para o descanso do almoço, ou o encontro do final do dia de trabalho.

Além das plantas destruídas (que sofreram ainda mais com o forte calor dois últimos meses), a praça está com pichações em vários locais, com as pedras de granito sujas, encardidas tornando o espaço da principal praça da cidade um verdadeiro chiqueiro, em estado lastimável e com vários aparelhos públicos quebrados.

Nossa praça está precisando de um cuidado urgente, limpeza, replantio e mais segurança, com ações da assistência social e Guarda Municipal afastando os moradores em situação de rua, para que crianças e famílias voltem a ocupar a praça.

Quando será?

Hoje, é um péssimo cartão de visita para a cidade que segundo o prefeito deverá ser uma cidade turística com olhares para o mundo, e com o mundo olhando para a cidade!