quinta-feira, 22 de agosto de 2024

NOM, NÚCLEO DE OSTOMIZADOS DE MARICÁ FINALMENTE É DEVIDAMENTE RECONHECIDO

 JULIO CAROLINO ENTREGA MOÇÕES PARA AS TRÊS SERVIDORAS DO NOM (NÚCLEO DE OSTOMIZADOSA DE MARICÁ)


Quantas pessoas são necessárias para se fazer um atendimento de qualidade na área da saúde?

Bom, pelos problemas que vemos em todo o Brasil, você leitor poderia tranquilamente gritar informando que seriam necessárias MUITAS pessoas. Mas quando você une GRANDES PROFISSIONAIS (COMPROMETIDAS), um local adequado (ainda não o ideal), insumos necessários (que às vezes até faltam mas por problemas de outros setores da máquina emperrada da prefeitura) e um município bilionário (que quando quer acerta e literalmente muda a vida de pessoas), ai sim, podemos afirmar que APENAS TRÊS SERVIDORAS SÃO SUFICIENTES.

Sim, acreditem se quiser, são apenas três as servidoras municipais na área da saúde que estão hoje como responsáveis pelo NOM - NÚCLEO DE OSTOMIZADOS DE MARICÁ, que completa 10 anos de existência, e FINALMENTE FOI DEVIDAMENTE RECONHECIDO E HOMENAGEADO pelo vereador JULIO CAROLINO (PDT) que no início da tarde da quarta feira 21 de agosto, no plenário Tiradentes, fez a entrega solene das MOÇÕES DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES à enfermeira ELAINE SOUZA, a assistente social LUCIA VIANNA e a secretária LUANA ÁVILA PEIXOTO (foto abaixo).

O pedido foi feito pelo jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) - ostomizado desde novembro de 2020 - no primeiro semestre de 2024 ao vereador Júlio Carolino, que procurou saber mais detalhes sobre o NOM e seu funcionamento desde sua criação e não teve dúvidas em fazer a justiça entrega das Moções, dizendo na tribuna, da importância do trabalho e atendimento realizado pelas profissionais, dedicando carinho e atenção a mais de 200 ostomizados no município. Isso mesmo, são mais de 200 ostomizados no município magnificamente atendidos por elas, de segunda à quinta no CDT (Centro de Diagnóstico e Tratamentos) no bairro do Flamengo e às sextas feiras fazendo o atendimento domiciliar aos assistidos que tem dificuldades de mobilidade e não podem se dirigir ao CDT, gerenciado pelo Pastor Edvaldo Baldow (foto abaixo), desde a inauguração.

IMPLANTAÇÃO, A DEPENDÊNCIA DE ITABORAI E A CRIAÇÃO DO NÚCLEO INDEPENDENTE DE MARICÁ

Em Maricá, o Núcleo foi implantado em julho de 2014, mas os pacientes eram atendidos em Itaboraí através de visitas semanais ou mensais. Em 2018, Maricá foi desligada no núcleo de Itaboraí, passando a ter vida própria, e uma pequena sala foi montada no antigo PSC (Posto de Saúde Central) e agora mais do que nunca, a equipe com três HEROÍNAS faz um trabalho de excelência.

O NOM - Núcleo de Ostomizados de Maricá atende pacientes com ostomia intestinal e urinária, dando suporte psicológico, social e de enfermagem especializada na área de ostomias, com a prescrição do material adequado a cada paciente e dispensação dos mesmos!

A equipe é composta pela gerente Elaine Souza (foto acima) enfermeira Estomaterapeuta, por uma assistente social - Lúcia Maria (foto abaixo), as duas desde a implantação do serviço, e um agente administrativo Luana Ávila Peixoto desde 2021.

O atendimento é de segunda a quinta, das 08:00 às 16:00 horas no CDT (Centro de Diagnósticos e Tratamentos) localizado na Rua Ari Spíndola 520, Centro. 

Às sextas feiras, o núcleo faz os atendimentos na casas dos pacientes que não tem condições de mobilidade até o CDT.

Para o cadastramento de novos usuários é necessário: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, laudo médico e uma foto 3x4.

"Cadastramos até agora cerca de 500 pacientes, sendo que, atualmente, o núcleo atende a cerca de 200 pessoas. Ensinamos ao acompanhante ou ao próprio paciente a fazer a manutenção, como recortar e trocar a bolsa, quanto tempo de uso, a fazer curativos, higienizar. 

A revisão é regular, agendada pelo médico. O setor dispensa 10 bolsas mensalmente a cada paciente", informou Elaine. "Se houver necessidade extra, concedemos mais uma. Além do atendimento médico, o acolhimento e a humanização são diferenciais positivos no atendimento”, completou a responsável Elaine Souza.

Essas MENINAS valem OURO! Parabéns e os agradecimentos do jornal Barão de Inohan ao vereador Júlio Carolino pelo devido reconhecimento do trabalho e valorização das servidoras.