Vários são os personagens nessa luta, onde se destacam a presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, a delegada e atual deputada estadual Martha Rocha, a deputada estadual Rosângela Zeidan, a suplente de vereadora Andréa Cunha dentre outras. Não só mulheres entraram nesta luta. O atual vereador Júlio Carolino (PDT), há alguns anos atrás, fez a solicitação à sua deputada estadual Martha Rocha (também do PDT), para que conseguisse a DEAM para Maricá, assim como o jornalista Pery Salgado que desde 2009 incorporou e entrou firme nessa luta, que aliás, deveria ser de TODOS.
A deputada Martha Rocha, já conseguiu por lei estadual de 2022, uma NUAM - Núcleo de Atendimento a Mulher para Maricá, mas que ainda não foi instalada na 82 DP.
É bom que deixemos claro que a responsabilidade por essa instalação é da secretaria de segurança do estado do Rio de Janeiro, que em vários governos, sempre afirmou não ter recursos para tal. Mas também é bom deixarmos claro que a prefeitura de Maricá já disponibilizou terreno (cedido ao estado) e se responsabilizou pela construção do prédio de uma DEAM (a princípio no distrito de Itaipuaçu, já que a 82 está instalada no 1º distrito), mas ainda assim, o governo o estado informa não ter efetivo para 'ocupar' esta DEAM.
Enquanto isso, cresce de modo assustador a violência contra mulheres e até os casos de feminicídio em Maricá.
Em 2023, a Inspetora de Polícia Eva Vilma (lotada na 74 DP) moradora de Itaipuaçu, começou nova luta pela DEAM em nossa cidade e em 2024, começou um abaixo assinado on line, para ser entregue ao governador do estado do Rio de Janeiro.
Não satisfeita com o abaixo assinado on line (abraçado de imediato pelo Barão de Inohan), Eva e sua equipe foram para a rua, e no sábado 11 de maio, fizeram a primeira manifestação no Barroco e para surpresa delas, conseguiram mais de 400 assinaturas presenciais, muitas delas de homens (coerentes e sabedores da necessidade desta delegacia de proteção às mulheres maricaenses).
Desde a primeira matéria, o jornalista Pery Salgado deixou claro que em ano de eleição e tendo mulheres pré-candidatas ao cargo de vereadoras, que a ação NÃO PODERIA SER PARTIDÁRIA e sim por uma CAUSA: a conquista de uma DEAM.
E o próprio jornalista começou a convocar mulheres pré-candidatas de vários partidos para incorporarem e se integrarem à CAUSA.
Nos dias 18 e 19, aconteceram recolhimentos de assinaturas em Inoã e na orla de Itaipuaçu e no dia 20, após uma rápida organização com a idealizadora deste novo momento, a Inspetora Eva, o jornalista conseguiu a cessão do espaço da ACM - Associação Comercial de Maricá (os agradecimentos ao presidente da entidade Delfim Moreira que de imediato se sensibilizou e abraçou a causa) e das 18 às 20 horas, recebeu em contingente de mulheres e também de homens, que vieram para a palestra sobre VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A IMPORTÂNCIA DA DEAM EM MARICÁ.
Pré-candidatas do AVANTE, NOVO e PSD estiveram presentes, assim como representantes do MOM (Movimento Obesos de Maricá), MOVIDADE e do vereador Júlio Carolino que veio hipotecar total apoio à causa.
Após apresentação do jornalista Pery Salgado, este chamou para a mesa diretora, a Inspetora Eva Vilma, a Psicóloga Michelle Miranda, a presidente do MOM - Luciana Pereira e o vereador Júlio Carolino, que apresentou a lei 2222 de sua autoria com o também vereador Danilo Santos (presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Maricá) contra o assédio em academias, além de falar de sua trajetória junto com a delegada Martha Rocha na luta pela implantação da DEAM em Maricá, se comprometendo em agilizar o funcionamento da NUAM através do decreto da delegada e deputada estadual.
Eva (pré-candidata pelo AVANTE) tirou dúvidas e falou da responsabilidade todos nessa importante luta, agradecendo o apoio desde o primeiro encontro no Barroco da psicóloga Michelle Miranda (pré-candidata pelo NOVO) que disse ter ficado emocionada e muito contente de estar participando desta luta e informando que lutará também por uma DCAV (Delegacia de Criança e Adolescente Vítima) na cidade.
Com a presença maciça do grupo MULHERES POR MARICÁ (de Itaipuaçu) capitaneada pela ativista de longos anos, D. Cléa da Luz, a empreendedora e empresária Gabrielle Gomes (pré-candidata pelo NOVO), falou das suas experiências, do que é e para que atua o Mulheres por Maricá e disponibilizou não só o seu espaço do lado do terminal de Itaipuaçu, como a força de toda o grupo pela causa.
Representando as sete pré-candidatas do PSD que estavam ali presentes, Thuane Motta agradeceu a oportunidade e disse que todas que ali estavam tinham e assumiam de público esse compromisso de lutar pela CAUSA da DEAM em Maricá, se comprometendo a conquistar novas assinaturas.
Quem também parabenizou pelo encontro e informou que sua entidade já abraçou a CAUSA, foi a presidente do MOVIDADE - Vanessa Malaquias.
O jornalista Pery Salgado (diretor de comunicação da AIM - Associação de Imprensa de Maricá e vice-presidente do MOM), falou que a violência contra mulheres são é a física, mas sim a emocional, o constrangimento pelo qual tantas mulheres passam e deu como exemplo o que aconteceu com Luciana Pereira (presidente do MOM) dentro do COMDEF (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência) onde um membro do colegiado, disse para Luciana que para a Obesidade basta fechar a boca e fazer exercícios. Luciana além de contar sobre o caso, falou que já passou por outros constrangimentos em PSFs (postos de saúde da família), sendo destratada por atendentes e até médicos, pelo fato de ser obesa. Eva informou que a DEAM é importante instrumento também nestas causas, onde este tipo de violência moral deve ser registrada.
O vereador Júlio Carolino lembrou do excelente trabalho realizado pela patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal (através do telefone 156) e do atendimento prestado pela casa da Mulher, hoje uma secretaria, que acolhe e dá auxílio psicológico e até financeiro para as mulheres vítimas.
Aproveitou também para informar que o homem que venha a cometer qualquer tipo de crime contra a mulher em Maricá recebendo qualquer tipo de benefício municipal, perderá de forma imediata, sendo aplaudido.
A modelo, locutora, ativista e produtora de eventos Juliana Short (pcd de nascença) ao final do encontro em longa conversa com o jornalista Pery Salgado, se disse pronta para contribuir com todo o seu conhecimento de anos de luta pela causa em São Gonçalo. O idealizador do encontro ficou impressionado com a capacidade, conhecimento e desenvoltura da também pré-candidata pelo PSD.
O empresário Jarib do Sítio (pré-candidato pelo NOVO) parabenizou pelo evento e disse que irá sim lutar para conquistas mais assinaturas de apoiadores da causa e convidou todas as mulheres presentes a começarem a praticar defesa pessoal, que poderá ser de grande valia para todas, se colocando à disposição.
Também estiveram presentes o radialista e comunicador Amaro (Rádio Sideral e Boca no Trombone) e o presidente do diretório provisório municipal do NOVO, César Augusto e Amparo Papalo Vieira secretária da ACM, representando a direção da entidade.
Ao final, agradecendo a presença de todos e reiterando mais uma vez o pedido da luta pela CAUSA, o jornalista Pery Salgado encerrou o encontro dizendo ter sido uma noite memorável.