Espaço possui três consultórios e sala de saúde bucal, com a atuação de equipes completas e oferecendo cuidados essenciais na região
A Secretaria de Saúde, entregou na manhã do sábado (25/05) a Unidade de Saúde da Família (USF) Milton dos Santos, localizada na Avenida Tocantins, em Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu. O espaço é essencial para acolher com efetividade cerca de 3 mil usuários cadastrados, disponibilizando serviços importantes na localidade, como atendimento médico, de enfermagem, odontológico, vacinação contra várias doenças, acompanhamento de saúde, curativos, dispensação de medicamentos, exames preventivos e laboratoriais.
No local, há uma equipe de saúde da família completa, com profissionais como médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Além disso, uma equipe de saúde bucal e farmacêutico atuam no espaço. A unidade possui três consultórios, salas de vacinação, procedimentos, curativo, saúde bucal, espera, administrativa, dos agentes comunitários de saúde, recepção, farmácia, almoxarifado, depósito de lixo comum, depósito de lixo infectante, depósito de material de limpeza (DML), copa e banheiros (incluindo adaptados).
Durante a inauguração, o prefeito Fabiano Horta ressaltou o diferencial dos serviços de saúde oferecidos no local, que facilitam o acesso e evitam grandes deslocamentos.
“Entregamos esse equipamento que vai atender milhares de pessoas. Itaocaia Valley agora tem uma unidade de saúde. Nossas equipes vão estar no território, nossos agentes vão percorrer o bairro interagindo com os moradores, promovendo a saúde, mas também cuidando para que doenças sejam percebidas e encaminhadas com a brevidade que o tempo exige, garantindo que a gente tenha um tratamento bem sucedido. Saúde é descentralização, promoção da vida, e aqui teremos tudo isso. Maricá celebra os seus 210 anos sendo uma cidade que só constrói o orgulho”, enalteceu o prefeito.
Atendimentos fortalecidos no distrito
Em Itaipuaçu, a recém-inaugurada USF de Itaocaia Valley se une a outras unidades da Atenção Primária, que incluem as USF Santa Rita, Jardim Atlântico, Carlos Marighella, Barroco e Recanto. Além disso, o quarto distrito conta com uma unidade de Urgência e Emergência, a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, que funciona 24 horas.
O secretário de Governo, João Maurício de Freitas, falou do compromisso do gestão com a ampliação da Rede de Saúde no município e em Itaipuaçu: “Nesta semana de comemorações da cidade, fazemos a grande entrega dessa USF importante para Itaipuaçu e Itaocaia Valley. Começaremos com uma equipe e o nosso compromisso é até o fim do ano dobrar esse número. Desde o início do ano temos discutido a ampliação de todas as nossas Unidades de Saúde da Família. Inclusive, todas as USF de Itaipuaçu serão trocadas, ampliadas e terão mais capacidade de atendimento. Maricá teve um crescimento exponencial, com mais de 100 mil habitantes nos últimos 8 anos. Somos o município que mais cresce no brasil, por isso a importância de todos esses investimentos”, destacou o secretário.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, lembrou que os usuários da região eram atendidos na USF Inoã 1, mas pontuou que a proximidade física traz mais estrutura e qualidade à Atenção Primária.
“Essa unidade é mais um passo fundamental no nosso processo de reestruturação e requalificação da Atenção Primária do município. É muito especial para a população aqui de Itaocaia, e eu quero trazer a dimensão da importância dessa Unidade de Saúde para a região: são 3 mil vidas cadastradas nessa unidade. Aqui nós temos uma equipe bem formada, bem qualificada, que estava lá em Inoã e foi deslocada para atender a população aqui, pertinho. A partir de segunda-feira, os moradores já vão receber os cuidados dentro do seu território. Viva o SUS!”, destacou.
Ex-morador dá nome a nova unidade
O nome da estrutura é uma homenagem a Milton dos Santos, conhecido como Bito, que viveu em Itaipuaçu por toda a vida, trabalhando como motorista, em obras e buscando sempre ajudar o próximo. Pai de 8 filhos, ele é lembrado pela família e amigos por sua alegria, simplicidade, dedicação e disposição contínua em auxiliar aqueles que necessitavam de algum tipo de suporte. Milton faleceu em 2001, aos 86 anos, por complicações de saúde decorrentes da idade.
Manoel Carlos dos Santos, filho do homenageado e morador da região, pontuou o simbolismo da unidade conter o nome do pai e o diferencial do serviço de saúde: “Agradeço imensamente a todos, está tudo lindo. Isso aqui é uma obra de grande importância para as famílias de Itaocaia Valley. Para socorrer tem que estar próximo, próximo de tudo, não é? Agora os moradores têm essa unidade pertinho. Agradeço a todos que aqui homenagearam meu pai. É o legado dele que fica, sempre protegendo, sempre socorrendo”, concluiu.
A moradora de Itaocaia Mônica Saionara, escolhida Musa Sênior de Maricá 2024, esteve presente à inauguração e disse que Unidade de Saúde é um anseio antigo dos moradores.
"Estou morando aqui em Itaocaia há 9 anos. Desde que cheguei e venho criando meus filhos aqui, temos enorme dificuldade de atendimento médico, onde precisávamos ir até o Santa Rita na rua 83 no Jardim Atlântico, ou para a UPA de Inoã.
Agora temos esta Unidade de Saúde linda, espaçosa e bem equipada para nos atender. É um sonho realizado e um anseio antigo de nós moradores da região" disse Mônica que é micro-empresária de moda.
"Isso vai facilitar muito nossas vidas, nosso dia a dia, pois não precisaremos fazer grandes deslocamentos para cuidarmos da nossa saúde e da saúde dos nossos familiares, principalmente nossos filhos", concluiu Mônica, que foi saudada por boa parte dos presentes na inauguração por ter conquistado na manhã do sábado 25 (antes da inauguração), o título de MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2024.
Ela é a primeira negra a conquistar esse título. Para saber como foi e conhecer um pouco da história de lutas e conquistas de Mônica, acesse https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/marica-210-anos-monica-saionara-ex.html.