Global Tour de handebol acontece até domingo (12/05) com a disputa entre oito países na nova arena de esportes da cidade
A Prefeitura de Maricá entregou oficialmente na quinta-feira (09/05) a Arena da Barra, uma moderna estrutura com quadra de areia e arquibancadas para 1.500 pessoas na Avenida João Saldanha, entre as ruas Dois e Três. A primeira competição da arena é o Global Tour, iniciado na quarta-feira com a disputa entre oito países até domingo (12/05) da etapa de abertura do Circuito Mundial de Handebol. Além do Brasil, a campeonato reúne Estados Unidos, Qatar, Argentina, Alemanha, Uruguai, Porto Rico e Portugal, com partidas no masculino e feminino.
Diversas autoridades da cidade e do esporte no Brasil e no mundo estiveram na abertura do evento na noite de quinta-feira (09/05).
O prefeito Fabiano Horta, destacou a importância da politica voltada para o esporte olímpico na cidade.
"Essa entrega é fruto de uma relação histórica com a Confederação Brasileira de Handebol. Acreditamos que estamos plantando mais uma semente importante no projeto de fazer de Maricá uma cidade referência em esportes olímpicos. E falo isso acreditando que, além das várias modalidades que já desenvolvemos e que estão nos Jogos, o handebol vai chegar em breve às olimpíadas. Nós teremos novas arenas e novas entregas. É um caminho sem volta", afirmou empolgado Horta.
O secretário de Governo, João Maurício de Freitas, destacou o legado que a competição deixa para a cidade:
"Essa Arena é uma entrega perene para a cidade. Essa quadra vai ficar aqui e se juntar aos outros aparelhos que já temos em Maricá. Além disso, do ponto de vista econômico, esse evento marca a cidade de uma forma inesquecível. Temos a atenção de veículos de todo o Brasil e atletas do mundo todo aqui".
O presidente da Confederação Brasileira de Handebol de Praia (CBHb), Felipe Casão, destacou as instalações da arena.
"É sem dúvida uma das melhores do mundo para a prática do esporte na areia. Sensacional! Maricá se torna, sem sombra de dúvidas, um marco para a modalidade no Brasil", afirmou Casão.
Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, lembrou que o evento é fruto de uma longa parceria entre a cidade e a Confederação de Handebol.
"É uma parceria que vem se consolidando e atinge seu auge em um evento como esse, desse porte e com qualidade internacional, que está sendo transmitido para o mundo inteiro. Além disso, vamos oferecer esse espaço a outras modalidades em breve, ampliando a oferta de areas de lazer e esportivas. Estamos orgulhosos", disse Lacerda.
Secretário de Esporte e Lazer da cidade, Carlos Vagner, ressaltou que a cidade hoje respira handebol de praia e a arena será utilizada para eventos esportivos a nível nacional e internacional, além dos projetos esportivos do município.
“Desde 2019, nós temos recebido aqui os campeonatos brasileiros, sul-americanos, global tour, e tem uma influência muito grande nos nossos jovens. A gente está preparando os nossos jovens e queremos que estejam inseridos nos Jogos Olímpicos de 2026”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer.
A primeira parte entregue possui uma quadra principal de areia, medindo 42×32, e uma arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas, além de 27 salas, quatro vestiários, sete banheiros e chuveiros. Já a segunda fase, com entrega estimada para o próximo semestre, incluirá mais uma quadra, 13 salas, museu com a história do handebol de praia, academia, áreas médica e fisioterapia, praça de alimentação, camarim e um palco. A Arena da Barra é o mais novo complexo esportivo do município que receberá as competições de areia, como vôlei, futebol e handebol.
O evento é realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e em parceria com Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com entrada gratuita.
Global Tour de Handebol
Pelo segundo ano consecutivo, Maricá recebe uma etapa do Global Tour. Na estreia, a seleção masculina do Brasil venceu Estados Unidos por 2 a 0 (18/10 e 24/12) e Argentina pelo mesmo placar, com parciais de 18/14 e 23/20. As mulheres também venceram por 2 a 0 as seleções de Porto Rico (24/4 e 14/12) e Uruguai (18/10 e 24/14). Na quinta-feira, os homens enfrentaram Uruguai e Alemanha, enquanto o time feminino encarou Estados Unidos e Portugal.
Confira o calendário de jogos
Grupo Preliminar - Masculino
• 9h50 Uruguai-Argentina
• 11h30 Brasil-Qatar
• 13h10 Alemanha-Estados Unidos
Grupo Preliminar - Feminino
• 9h Estados Unidos-Uruguai
• 10h40 Argentina-Brasil
• 12h20 Portugal-Porto Rico
• 17h 5/6 Jogo de Colocação - Feminino
• 17h50 5/6 Jogo de Colocação - Masculino
• 18h40 Semifinal 1 - Feminino
• 19h30 Semifinal 1 - Masculino
• 20h20 Semifinal 2 - Feminino
• 21h10 Semifinal 2 - Masculino
Domingo, 12 de maio
• 9h Final - Feminino ou Masculino
• 10h Bronze Match - Masculino
• 11h40 Bronze Match - Feminino
• 12h00 Final - Feminino ou Masculino