Com as obras do viaduto (que não precisava existir), na RJ 106 e com a já construção do retorno no quilômetro 32 e a duplicação das pistas da rodovia (as obras agora estão chegando na altura do Condado no sentido Niterói), os pontos de ônibus estão sendo redefinidos.
Um dos mais antigos do local, é o ponto exatamente em frente ao Condado (sentido Niterói), que foi construído em 1994 pelo jornalista Pery Salgado (então presidente da APAC - Associação dos Proprietários e Amigos do Condado), um dos pontos cobertos mais antigos de Maricá e que esperamos que seja preservado.
Este ponto, atualmente não está sendo utilizado, pois hoje, TODOS os ônibus das linhas municipais e intermunicipais, entram na variante da RJ 106 (entrada e saída do bairro do Condado), onde inúmeros passageiros (vindos dos bairros do segundo distrito - Ponta Negra, Jaconé, Espraiado, Bambuí...) fazem baldeação para as linhas intermunicipais (Rio, Niterói, Alcântara, Itaboraí e Tribobó), além das linhas municipais que vão para Ubatiba, Silvado, Lagarto, Caxito, Retiro, São José, Inoã, Itaipuaçu e Cajueiros, não necessitando mais ir até o terminal rodoviário do centro de Maricá, diminuindo o fluxo do mesmo, que já está super saturado.
Porém, estes usuários estão passando um sufoco enorme pois o ponto (hoje o mais importante depois do terminal do centro), não tem nenhuma cobertura, e os passageiros passam sufoco nos dias de sol forte, e nos dias de chuva, onde não tem nenhum tipo de abrigo.
Sentido Ponta Negra
Já no sentido Ponta Negra, o ponto também em frente ao Condado, hoje passa por dois problemas, sendo um deles extremamente perigoso, pois cabos de telefonia e internet estão muito baixos, na altura do pescoço de muitos usuários, o que pode acarretar em grave acidente.
Além deste problema, os usuários precisam ficar em pé para poder ver com clareza a chegada dos ônibus, pois uma loja ao lado do ponto, obstrui com suas churrasqueiras (embora todas estejam dentro do perímetro da loja, ou seja, sem cometer nenhuma infração), a visão dos passageiros.
Esperamos que um consenso favorece os passageiros que usam o ponto e que os fios de telefonia sejam suspensos ou retirados do local. Aonde está a secretaria de iluminação pública que não retira mais os cabos e fios que poluem visualmente nossa cidade?