Já que a chuva começou no sábado e não deu trégua no domingo, adiando o principal evento do dia, o tradicional desfile cívico, marcado para o dia 27 (com chances de chuva e possível tumulto no trânsito, já que seria um dia normal para bancos, comércio e escolas privadas), no domingo dia 26, data oficial dos 210 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, até o hasteamento das bandeiras foi cancelado em frente à prefeitura, mas a tradicional Missa Solene aconteceu na Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
MISSA SOLENE
A tradicional missa solene de aniversário da cidade na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo foi realizada às 8 horas da manhã, com a presença de autoridades e dezenas de devotos. O padre Wellington Dahan dos Santos celebrou a santa Missa dando bênçãos à Maricá.
Com o desfile marcado para a segunda feira dia 27 (decretada antecipadamente pelo prefeito como ponto facultativo e deixando a última semana de maio com apenas dois dias úteis, uma vez que dia 30 [quinta feira] é feriado nacional de Corpus Christi e na sexta feira também foi decretado ponto facultativo), e devido as chuvas, apenas a sessão solene e os shows na Barra continuaram na agenda.
Como foi o sábado, com shows na Barra e dia do Evangélico em Itaipuaçu
Promovida pela Secretaria de Turismo, os shows do sábado (25) na Barra de Maricá contou com muita chuva e os diversos ritmos cantados por Natalia Pani e as músicas eletrônicas apresentadas pelo DJ Ted Troll.
Essa foi a primeira vez que Natalia (cantora da cidade) – que abriu o terceiro dia de shows no palco Barra – se apresentou no aniversário de Maricá. “Para mim é muito importante participar desse evento. São 210 anos da nossa cidade e eu, como artista local, fico lisonjeada de participar dessa festa com tantos artistas de renome”, disse a prata da casa, que cantou músicas de pop rock, sertanejo e forró.
Já o niteroiense DJ Ted Troll se apresentou pela primeira vez em Maricá e fez uma apresentação para agradar a todos os públicos.
“É uma honra participar desse evento, que acredito ser o maior da cidade. O meu papel é o de animar essa galera, fazer com que o aniversário de Maricá seja especial. Minha apresentação acontece por etapas, passando por músicas mais retrô, depois mais pop, passando por canções brasileiras, funk misturado com eletrônica, para agradar todo mundo”, explicou o DJ.
A apresentação do evento ficou mais uma vez a cargo de Maju Robinson, que é moradora do Caxito. Acostumada a conduzir diversos eventos na cidade, a influencer contou que apresentar o Aniversário de 210 anos de Maricá está sendo especial para ela.
“Vai ser um divisor de águas para mim. São anos de teatro, muito tempo no palco, mas pisar em um palco grande como esse, com muitas autoridades presentes, muita gente importante e com uma multidão... Eu nunca vi tantas pessoas juntas curtindo um show, curtindo um evento como esse, que é muito importante para Maricá. Me sinto parte disso, é uma responsabilidade poder fazer essa festa acontecer e contar essa história com todo mundo”, refletiu.
Em Itaipuaçu, muita chuva no Dia do Evangélico
Promovido pelas Secretarias de Turismo e de Assuntos Religiosos, o Dia Municipal do Evangélico foi marcado por mais uma edição do ‘Maricá Para Cristo’, dessa vez realizado na Orla de Itaipuaçu. Grandes nomes da música cristã atual se apresentaram para milhares de pessoas presentes.
“A igreja evangélica é o maior fenômeno cultural, social e histórico do Brasil nos últimos anos, e precisa guardar sempre a relação com aquilo que é valor do reino de Cristo: a dimensão da solidariedade, do amor, da fraternidade, do acolhimento, aquilo que, de fato, é o chamado humano da vivência do evangelho de Cristo”, declarou o prefeito Fabiano Horta.
O evento faz parte das comemorações dos 210 anos de Maricá. As atrações no palco em Itaipuaçu começaram às 19h, com uma oração. Em seguida, houve uma apresentação do ministério de danças de igrejas unidas. As coreografias foram embaladas por grandes sucessos da música gospel. A primeira atração, Fabrício Toledo, se apresentou e deu o tom de como seria o restante da noite. Nos intervalos dos shows, quem mantinha o clima do público era o DJ Naldão.
“Hoje comemoramos 20 anos que o Dia Municipal do Evangélico foi instituído e carrega, para nós – enquanto instituição -, uma importância muito grande. A data faz parte do nosso calendário de fomento de combate à intolerância religiosa”, ressaltou o secretário de Assuntos Religiosos Jessé Paz.
O cantor Samuel Messias apresentou um show empolgante e com sucessos, como ‘Todavia me Alegrarei’ (sua música mais conhecido), ‘Promessas’, ‘Os Planos de Deus’, dentre outras.
“Nesse dia mais que especial, subir nesse palco representa muito. É uma vitória para o povo evangélico. Estamos ganhando uma importante plataforma para liberar essa palavra que carregamos por tantos anos. Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Para mim foi uma alegria enorme poder estar nesse palco. Foi maravilhoso ver todos pulando independente da chuva e do cansaço”, pontuou Samuel.
Mostrando performance de gente grande, o jovem talento maricaense Maria Pita, mostrou porque faz sucesso no segmento evangélico. Esse foi o segundo ano consecutivo em que a cantora se apresentou. Em seguida, fechando a noite, o astro gospel Anderson Freire fez a sua terceira apresentação na cidade – o artista já se apresentou em Maricá em 2017 e 2019.
“É uma honra estar em Maricá mais uma vez. Ter a chance de retornar à casa significa que deixamos uma marca, que não é do homem: é o caráter de Cristo”, disse Anderson.
As atividades começaram pela manhã, com um café da manhã promovido pela Associação de Ministros Evangélicos de Maricá (AME) e o Conselho de Ministros Evangélicos de Maricá (COMEM). Participaram pastores e representantes das entidades.
DOMINGO DIA 26, ANIVERSÁRIO DE MARICÁ
Sessão Solene da Câmara de Maricá
Antes dos esperados shows na Barra, aconteceu na quadra da CEPT ZILCA RANGEL no centro, a tradicional sessão solene da Câmara de Maricá, onde foram entregues títulos de Cidadão Maricaense há várias personalidades e títulos de Honra Mérito à outras que fizeram algo de relevante em prol da cidade.
Presentes várias autoridades, dentre elas, o ex-prefeito e atual deputado federal Washington Siqueira que afirma ser pré-candidato a prefeito de Maricá (para um terceiro mandato), com João Maurício (secretário de governo e presidente estadual do PT) como vice.
Thiaguinho fecha a sequência de shows
Sem um local para grandes eventos e exposições, na Barra, começavam os últimos shows em comemoração dos 210 anos de Maricá. Nem a chuva foi capaz de afastar o público, que cantou os grandes sucessos do cantor.
A Secretaria de Turismo, encerrou no domingo (26) os shows em comemoração aos 210 anos de emancipação político-administrativa do município. Com um show que empolgou o público, Thiaguinho (príncipe do pagode) colocou todo mundo pra sambar no último dia de espetáculos no palco montado na Barra (onde os moradores passaram quatro dias de grande sufoco, pedindo mais uma vez que os shows mudem de endereço, pelos transtornos no trânsito, furtos, sujeira, som alto até o meio da madrugada e muitas barracas irregulares principalmente em Divinéa.
O prefeito de Maricá Fabiano Horta acompanhou a apresentação e fez um balanço dos últimos dias de comemoração do aniversário da cidade, período no qual diversas entregas foram realizadas nos quatro distritos do município.
“Dias intensos, dias de muita entrega, a gente separou essa semana do aniversário da cidade, para fazer um conjunto de entregas, de inaugurações, de unidades de saúde, de escolas, de um conjunto de aplicativos novos que a cidade está vendo, ou seja, um grande mix de políticas públicas que a gente construiu ao longo desse tempo”, afirmou o prefeito.
Fabiano Horta também comentou a realização dos shows. “Acho que os shows têm contemplado muito essa dimensão dessa festividade, dessa alegria da cidade. Fica o nosso parabéns à Maricá. Muita alegria, muita ciência de que a cidade tem muitos desafios, mas também precisa viver os momentos de alegria e de realização. São muitos e são para que a cidade toda se aposse deles”, completou.
Além do ‘Príncipe do Pagode’, o público também aproveitou a participação de outros artistas, todos apresentados por Maju Robinson (foto abaixo). Quem abriu a noite foi a Sinfônica Ambulante, já tradicional nas festas da cidade. “A gente está muito feliz mais uma vez de poder trazer nossa música e nossa alegria para Maricá, que já é parceira da Sinfônica Ambulante. A gente já toca aqui desde 2013, temos uma história já longa com essa cidade, que tanto nos abraça aí nos eventos de rua. Ficamos muito felizes de estar aqui. É uma honra estar nessa celebração de aniversário de Maricá”, disse Edison Matos, saxofonista e fundador da Sinfônica Ambulante.
Em seguida, Jorginho Doug subiu ao palco e foi o primeiro a “pagodear”. “Uma emoção muito grande não só de abrir o show do Thiaguinho mas também de poder fazer parte e comemorar 210 anos de Maricá. Me sinto muito honrado de ter essa oportunidade e mostrar um pouquinho do meu trabalho participando dessa festa maravilhosa. Maricá tira onda e é o nosso país”, comentou.
Fechando a noite, Thiaguinho apresentou seu novo show, batizado “Sorte”. Nele, o pagodeiro cantou canções que consagraram sua carreira. Vale lembrar que essa não é a primeira apresentação do cantor na cidade – ele se apresentou em 2022, na festa da Padroeira.
“Toda vez que a gente volta à uma cidade é sinal de que está dando certo. Poder voltar é maravilhoso, ainda mais em um dia especial para Maricá. São 210 anos da cidade e a responsabilidade é grande de participar de eventos assim. Eu sei que todos ficam na expectativa, pessoas de toda a região vem pra cá, então me sinto honrado em ser escolhido para fazer parte dessa festa”, contou o artista.
Mas nem tudo são flores. O blogsite "Na Rua Jornalismo" de São Gonçalo esteve no palco da Barra e mostrou alguns problemas e no vídeo, podemos também observar como os frequentadores são 'porcos', transitando em um mar de latas.