MULHERES SE UNEM PARA MAIS UMA AÇÃO PARA SOLICITAR UMA DEAM PARA MARICÁ, AGORA NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MARICÁ, SEGUNDA DIA 20/05 ÀS 18 HORAS
E a causa é a mais nobre possível: a implantação de uma DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres em Maricá.
Na segunda feira dia 20 de maio a partir das 18 horas (com entrada franca), acontecerá a palestra sobre a Violência Contra a Mulher e a luta pela implantação da DEAM em Maricá, com coleta de assinaturas que serão entregues ao governado Claudio Castro.
As palestrantes Eva Vilma (Inspetora da Polícia Civil - 74 DP) e Michelle Miranda (Psicóloga Infantil e Juvenil), falarão sobre o tema e a importância da DEAM e receberão convidadas e outras palaestrantes.
A LUTA EM MARICÁ
Muitas já pediram, algumas se mobilizaram, houveram algumas pseudo conquistas, como da Delegada e Deputada Estadual Marta Rocha, que através de lei de sua autoria, conseguiu para Maricá uma NUAM (Núcleo de Atendimento às Mulheres), mas que nunca foi implantado. Em 2022, onde casos de feminicídios tomaram conta dos noticiários de Maricá por terem jovens como lamentáveis protagonistas, várias mobilizações em praças, em frente à delegacia resultaram em uma audiência pública contra a violência à mulher, com o apoio da Deputada Estadual Rosângela Zeidan, mas que não se mostrou frutífera. Uma advogada da cidade que acompanhou os três casos, só conseguiu êxito em dois deles ao conseguir que a DH prendesse os executores das jovens, mas o primeiro caso, de uma jovem mãe moradora do Espraiado que foi morta e estuprada em uma praia de Saquarema, ainda aguarda finalização e o marido da jovem assassinada afirmou que a advogada abandou o caso.
A presidente do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), Anna Maria Quintanilha, luta há mais de 10 anos para conseguir se não uma DEAM (que sabe ser muito difícil), uma NUAM (mesmo autorizada ainda não há nenhuma previsão de instalação na 82DP) ou ao menos uma SALA ROSA (local onde uma INSPETORA receberá as mulheres em local preparado para este primeiro e triste acolhimento dentro da delegacia). A luta também é para um local para os exames de corpo de delito, para que essas mulheres, extremamente fragilizadas não precisem ir ao IML no Barreto em Niterói, para passar por estes exames.
INSPETORA DA 74 DP E MORADORA DE ITAIPUAÇU ENTRA FIRME NA LUTA PELA DEAM, COM VÁRIAS AÇÕES E ENCONTROS
Desde meados de 2023, a Inspetora Eva lotada na 74 DP, incorporou essa luta como meta de vida e trabalho.
Começou uma petição on-line onde pretende conseguir 1000 assinaturas e resolveu literalmente ir para as ruas para, de modo presencial, coletar assinaturas e conversas com mulheres, famílias e convencer a mais pessoas entraram na luta.
Na manhã do sábado 11 de maio, a primeira ação presencial aconteceu, na praça do Barroco, onde conseguiram 405 assinaturas e já chegaram a outras 507 assinaturas na petição on line (60% do total previsto).
Eva que recebeu inúmeros apoios, inclusive um deles da Psicóloga Michelle Miranda (confira vídeo abaixo) informou que o caderno de assinaturas irá circular durante os próximos dias por diversos locais de Maricá. No sábado dia 18, a partir das 10 horas da manhã, o grupo estará presente no Inoã Shopping para nova captação de assinaturas.
No domingo dia 19, também a partir das 10 horas da manhã, estarão na praia de Itaipuaçu, em frente ao Quiosque A SAIDEIRA.
E mais uma vez lembrando que na segunda feira dia 20, a partir das 18 horas até às 20 horas, Eva e Michelle farão uma palestra sobre o tema, na sede da ACM - Associação Comercial de Maricá, onde após a palestra, farão a captação de mais assinaturas. A entrada é franca.
Na quarta feira, dia 22, entre 17 e 19 horas, Eva e Michelle estarão na reunião mensal do CCS Maricá em Itaocaia Valley, captando mais assinaturas.
NÃO É PARTIDÁRIA, E SIM PELA CAUSA
Novos locais e datas serão brevemente divulgados, e é bom que fique claro, que a questão em momento algum é partidária como deixou claro o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan) que há anos apoia essa conquista, até porque, Eva - inspetora de polícia, é pré-candidata a vereadora em Maricá pelo AVANTE e a psicóloga Michelle Miranda é também pré-candidata a vereadora em Maricá pelo NOVO, ou seja, existe a união destas grandes mulheres pelo bem comum e pela conquista da delegacia para lhes dar a devida proteção (confira o vídeo acima).
Aproveitamos para convocar mais mulheres pré-candidatas, profissionais liberais, estudantes, donas de casa, de todas as idades, credos e situações financeiras, para estarem juntas nesta luta. A VITÓRIA SERÁ DE TODAS AS MULHERES, E DE TODA A SOCIEDADE MARICAENSE, onde nós nos orgulhamos de estar ajudando nesta magnífica CAUSA.