domingo, 5 de maio de 2024

MUDANÇA NA CHAPA PURO SANGUE DO PT PARA AS ELEIÇÕES EM MARICÁ?

 


Que essas eleições em Maricá não vão ser para amadores, já temos ciência e muita coisa vai acontecer, mas na última semana de abril, um tornado chegou à Maricá e parece que ficou por tempo ainda indeterminado. Nas redes sociais (principalmente whatsapp e telegram), a notícia caiu como uma bomba e foi tomando corpo no decorrer dos dias.

A chapa puro sangue do PT que supostamente seria do ex-prefeito e atual deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá) com o atual secretário de governo João Maurício (o Joãozinho), parece que está se dissolvendo e um novo nome (de enorme peso no cenário político da cidade) já está entrando em cena, para não deixar a chapa desmoronar e consolidar o PT por mais quatro anos na cidade, chegando aos 20 anos à frente do executivo municipal. O nome é do presidente da Câmara Aldair de Linda, articulador, com grande bagagem política e à frente da Casa de Leis nos últimos oito anos.

A explicação é pelo fato das "explosões" do deputado que vem desde sua chegada no congresso, causando muito frisson, polêmicas (deixando grande parte do diretório nacional do PT em polvorosa a ponto de pedirem a saída do deputado da vice-presidência do partido e alguns, até do próprio partido), mas que culminou com o imbróglio com os deputados bolsonaristas e o tapa na cara do seu colega Messias Donato (do Republicanos) ao se indispor durante uma visita de Lula no congresso. A PGR mandou abrir inquérito para analisar a questão que pode levar a perda do mandato de Quaquá e impedi-lo mais uma vez de participar de eleições. Há também a confirmação da sentença do TRF2 no caso do aeródromo de Maricá, em função das duas mortes (piloto e juiz federal), onde Lorival Casula e Fabricio Bittencourt também foram sentenciados. Como é uma sentença em segunda instância, pela lei da Ficha Limpa, nenhum deles poderá concorrer nesta e nas próximas eleições em um período de 8 anos.

Enquanto aguardam o desenrolar da história, o grupo maricaense (onde Quaquá é líder) traçam as novas estratégias, porém sem tornar nada oficial e afirmando ser pura especulação o fato.

Tanto é, que no domingo 05, tornaram público a informação da então esperada chapa puro-sangue composta pelo deputado federal e pelo então secretário de governo (Quaquá x Joãozinho). Várias mídias correram para dar a informação:

"O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Maricá definiu a chapa que irá concorrer nas eleições deste ano a prefeitura do município. O deputado federal Quaquá foi definido como pré-candidato a prefeito e o nome de João Maurício, conhecido como Joãozinho, será o vice da chapa puro sangue."

Verdade ou não, muitos apostavam que Quaquá na verdade viria como candidato a prefeito até os '45 do segundo tempo', quando abriria mão da candidatura para Joãozinho (atual presidente estadual do PT) e de outro nome para vice.

Muitos diziam que Quaquá não abriria mão dos holofotes de Brasília para retornar à prefeitura de Maricá, afinal, mesmo de lá, continuaria (e se de fato isso acontecer, continuará) comandando seu grupo e dando muitos 'pitacos' na condução do governo petista na cidade (afinal, queiram ou não, foi com ele que tudo isso começou e vem sendo construído ao longo destes 16 anos).

O nome de Quaquá pré-candidato do PT se junta aos de outros pré-candidatos já identificados, como o de Ricardinho Netuno (PL); Claudio Ramos (NOVO) e Marcos Costa (PSOL).

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!