sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

MORADORES SOFREM COM ALAGAMENTOS EM TODA MARICÁ. CHUVAS CONTINUAM!


 As chuvas incessantes que caem em boa parte do sudeste brasileiro e que não dão trégua (com previsão de chuvas fortes com rajadas por mais uma semana, também castigam Maricá e vários pontos de todos os bairros do município sofrem com alagamentos e risco de transbordamento de riachos, córregos e rios da região.

Recentemente, o jornal Barão de Inohan fez matéria alertando sobre o assoreamento do Rio Mumbuca, principal rio que corta o centro da cidade (https://obaraoj.blogspot.com/2022/12/esquecido-rio-mumbuca-pede-socorro-ou-o.html), que neste período de chuvas que são normais no verão, mas que neste ano já começa com um excesso de precipitações, poderá trazer muitos problemas aos moradores e comerciantes do seu entorno.

Desde a noite da quinta feira 05/01, a Defesa Civil de Maricá colocou o município em estado de atenção e começou trabalho incessante de auxílio a moradores de vários pontos de todos os bairros de Maricá que sofrem com alagamentos devido as chuvas incessantes há mais de 24 horas.


PONTO CENTRAL DE APOIO 

A prefeitura também informou que caso seja necessário, os moradores deverão se dirigir a escola mais próxima de sua residência ou se for possível, que se dirijam para o Ponto Central de apoio localizado na Escola Municipal Carlos Magno ao lado da praça de alimentação no centro da cidade. "Não insista em ficar sobre o risco, valorize a vida de quem você ama", solicitou a prefeitura.

ALAGAMENTOS EM DIVERSAS RUAS DE TODOS OS BAIRROS

Como já informamos, vários pontos de todos os bairros de Maricá estão inundados, com água entrando em várias residências. Os bairros mais afetados são Itapeba, Mumbuca, Ubatiba, Pindobas, São José, Inoã e grande parte do distrito de Itaipuaçu. No Jardim Atlântico diversas ruas estão alagadas.

Vários moradores enviaram fotos registrando o CAOS na região. Uma leitora, moradora do Jardim Atlântico Central enviou várias fotos da rua 1 e imediações. 

"Aqui na minha rua tem um canal que vai ate o final, já fui inúmeras vezes pedir para drenar para não transbordar em dias de muita chuva, bom fui na prefeitura me jogaram para obras de marica que por final me mandaram ir no caxito para tentar resolver isso, não consegui e agora toda região aqui perto está com o canal no limite, queria sabe se o Barão pudesse publicar para ver seria possível fazer a drenagem, tenho as fotos de como estão os canais, só não conseguir tirar na parte do desague que lá já esta alagado", implorou desesperada a leitora.

As ruas de Maricá que já sofrem com inúmeros buracos e crateras, tem seu quadro agravado em função do asfalto de péssima qualidade, onde tem como maior inimigo justamente o excesso de água, e a pouca conservação. Na foto abaixo (enviada por Robinson Assis), uma enorme cratera se formou na avenida Maysa em Cordeirinho, após um serviços da empresa Águas do Rio que não concluiu devidamente o serviço, e cm as chuvas, formou-se enorme cratera já provocando uma série incidentes e danos aos motoristas e motociclistas passantes.

Isso sem contar o que já mencionamos na matéria sobre o Rio Mumbuca (acima - https://obaraoj.blogspot.com/2022/12/esquecido-rio-mumbuca-pede-socorro-ou-o.html) sobre os córregos, riachos e rios totalmente assoreados em todo o município, que fazem com que com o excesso de chuvas, estes logo transbordem trazendo águas, esgotos e doenças para dentro de inúmeras casas.

Moradores do MCMV de Itaipuaçu estão mais uma vez em pânico. E na cidade bilionária, continua a pergunta: ATÉ QUANDO?

ENCOSTAS TEM RISCO DE ESCORREGAMENTO E DESLIZAMENTOS

Várias são as encostas de Maricá com alto risco de deslizamentos; Algumas já registraram escorregamentos de terra.

No bairro do Flamengo, em um condomínio do lado do colégio Clério Boechat (que também tem grande parte na encosta do morro de Bela Vista), grande parte de uma encosta deslizou, mesmo após obra de tentativa de contenção.

Na entrada do bairro Amizade, a obra e contenção do estacionamento do supermercado Grand Marché do centro (próximo a garagem da Amparo), caiu após deslizamento de boa parte da encosta de trecho do morro da Melgil. Por sorte no momento do incidente não havia ninguém no estacionamento do mercado.

A serra de Matogrosso está interditada nos dois sentidos, pois mesmo com as várias obras de contenção, vários deslizamentos e escorregamentos foram verificados. A ligação entre Maricá e Saquarema está sendo feita nos dois sentidos pela RJ 118 via Ponta Negra e Jaconé, saindo em Sampaio Correa.

Segundo a meteorologia, as chuvas continuarão constantes até segunda feira, mas na já na terça, outra frente fria estará chegando ao sudeste, trazendo mais chuvas.