Guarda Municipal aumenta em mais de 50% o número de multas aplicadas para motoristas em Maricá de 2021 para 2022. Foram mais de 12 mil.
A população de Maricá vem reclamando que tem sido "presenteada" com multas (uma, duas, três ou até mais) emitidas pela Guarda Municipal e estes números vem aumentando ano a ano, mas de 2021 para 2022 este aumento foi astronômico e cresceu quase 52% de um ano para o outro.
O número das multas aplicadas para os motoristas que cometeram alguma irregularidade na cidade de Maricá durante o ano de 2022 aumentou em 51,7%, segundo dados enviados pela própria prefeitura através da SEOP (secretaria de segurança e ordem pública).
SAMBA DO "CRIOULO DOIDO" (*)
Mas o que chama atenção é o fato de apesar de existir uma SECRETARIA DE TRÂNSITO (que não consegue dar jeito no caótico trânsito da cidade, principalmente no centro), não são os AGENTES DE TRÂNSITO que aplicam as multas, e sim os Guardas Municipais (e mesmo assim alguns - somente os que fizeram curso específico do Detran para tal serviço), mas, para aumentar o problema e a confusão, se o cidadão for multado, ele não poderá recorrer na Guarda Municipal ou na Secretaria de Segurança (responsável pela Guarda Municipal), mas sim, deverá ir até a SECRETARIA DE TRÂNSITO para levar a multa e solicitar o recurso o que normalmente é negado.
MAIS DE 12 MIL MULTAS EM 2022
No total, os agentes aplicaram 12.177 multas em todo o município, sendo 4.150 infrações a mais que no ano de 2021, quando o número total foi de 8.207.
Segundo dados do Conatran, Maricá tem 53.714 veículos registrados (entre motos, carros, caminhões e ônibus), ou seja, quase 23% dos veículos de Maricá, receberam multas.
A principal irregularidade flagrada pelos guardas foi a de pilotos e passageiros andando de moto sem capacete, liderando o ranking com cerca de 3.033 multas.
Logo atrás, vem o estacionamento de veículos sobre a calçada e o estacionamento em local proibido, com 2.516 e 1.062 infrações respectivamente.
Segundo a própria prefeitura de Maricá, este aumento nos números aconteceu devido ao aumento do efetivo da GM, que possibilitou a intensificação do patrulhamento e a ampliação das ações de fiscalização na cidade maricaense, gerando uma enorme fábrica de multas, que se levarmos em conta um valor médio de R$ 200,00 por multa, colaborará para um acréscimo de R$ 2.435.400,00 para os cofres públicos, que por lei, DEVEM SER USADOS NA CONSERVAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS, mas o que vemos, são ruas cada vez mais esburacadas e gerando cada vez mais prejuízos aos proprietários de veículos de Maricá.
(*) O Samba do Crioulo Doido é uma canção satírica composta pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1966, para o Teatro de Revista, em que procura ironizar a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos.
A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos e atos mirabolantes e sem nexo.