MAIS UMA DENÚNCIA DE MAUS-TRATOS VIRA CASO DE POLÍCIA EM MARICÁ
Mais um desrespeito com nossos queridos pets em Maricá e mais uma pronta atuação da CEPA (coordenadoria especial de proteção animal).
A denúncia foi formalizada por um munícipe que dizia que uma pessoa teria prendido 5 (cinco) filhotes no seu quintal e os mesmos tinham os seus cuidados básicos negligenciados.
A equipe da CEPA, apoiada pelo destacamento ambiental da Guarda Municipal, esteve no local junto com uma veterinária e esta constatou os maus tratos. Os cinco filhotes estavam em extremo grau de caquexia (veja o que é no final desta matéria).
Os animais foram resgatados e conduzidos à 82ª DP e depois do registro da ocorrência foram levados para uma clinica veterinária, onde estão recebendo os devidos cuidados.
Depois eles serão entregues para a ONG GAARJ e alguns protetores de animais que farão lar temporário. A ONG Hope estará doando as rações para estes animais. O desfecho deste caso só está sendo feliz devido a rede de proteção formada entre a CEPA, protetores, empresas e várias pessoas que simpatizam com a causa.
Foi realizado o R.O. na delegacia e a tutora irá responder por crimes de maus - tratos conforme a lei 14.064 que tem penas previstas entre 2 e 5 anos de detenção.
O que é caquexia?
A magreza excessiva em um cão pode ser um problema assustador para muitos tutores. Olhares acusadores de conhecidos (e desconhecidos) deixam clara a crença geral de que aquele animal está sendo maltratado, e que não é alimentado. Enquanto é possível que um cão seja vítima de maus tratos e se torne excessivamente magro por falta de alimento, a verdade é que animais amados e bem tratados também podem se tornar caquéticos.
Caquexia x Desnutrição
Caquexia é uma condição em que ocorre muita perda de peso, atrofia muscular e fraqueza. Difere-se da desnutrição, porque dificilmente a caquexia pode ser corrigida com o simples aumento na quantidade e/ou qualidade dos alimentos. Outra diferença importante é que animais que passam fome começam a emagrecer perdendo a gordura corporal, enquanto os caquéticos perdem, ao mesmo tempo, gorduras e músculos.
Na caquexia, mesmo a ingestão adequada de alimentos não é suficiente para que o animal ganhe peso. Para agravar ainda mais o problema, não raro cães com caquexia têm pouco ou nenhum apetite. Este preocupante problema afeta principalmente animais com insuficiência cardíaca, renal, e câncer.