Devido a falta de conservação na pintura das vagas, motoristas não precisarão mais colocar a numeração da vaga ao estacionarem nos pontos que o programa está presente
O sistema Maricá Rotativo, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), está com novidades no seu aplicativo. A partir de agora, quando o usuário for regularizar o pagamento, não aparecerá mais a opção de selecionar o número da vaga (visto que a grande maioria está ilegível), bastando colocar a placa do veículo, a área (setor) desejado e o período pretendido de permanência no estacionamento. As áreas de operação do programa são: Centro de Maricá, orla da Barra, Barroco (Centro Comercial de Itaipuaçu) e orla de Itaipuaçu.
De acordo com a responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Maricá Rotativo, Mônica Pereira, esse conjunto de medidas facilitará o processo de regularização no programa para quem já utiliza o aplicativo. “O usuário deverá ter uma atenção especial na seleção da área (setor), pois em um eventual descuido poderá impactar em um erro na seleção do local do estacionamento, assim como, por consequência, no seu tempo de permanência, porque cada área equivale a períodos diferentes”, observa Mônica.
Ao acessar o aplicativo Maricá Rotativo, no canto superior esquerdo, há um menu de opções. Nele, o motorista irá selecionar “registrar estacionamento”, em seguida, irá selecionar o veículo cadastrado e a área/setor desejados para o estacionamento. Esta última informação poderá ser identificada na placa que regulariza o estacionamento.
Em seguida o usuário deverá selecionar o período de tempo desejado, onde o mesmo poderá variar entre as opções de área/setor. Comercial/Bancário são 2h, podendo ser prorrogável por igual período totalizando até 4h. Residencial são 4h, podendo ser prorrogável por igual período totalizando até 8h. Já na Orla é período único. Após esse processo, é só confirmar o estacionamento.
Formas de pagamento
Quem utiliza o Maricá Rotativo tem três opções para efetuar o pagamento, onde a mais recomendada é o aplicativo. Nele, é possível pagar de forma fácil, prática e rápida. O usuário dentro do próprio carro ao estacionar, ou em qualquer outro local, poderá fazer a sua regularização. Caso o mesmo perceber que vai demorar um pouco mais do que o esperado, ele poderá de acordo com as regras de funcionamento do Maricá Rotativo, fazer a sua atualização efetuando o pagamento através de cartões de crédito e débito.
Para ajudar a população, a equipe do Maricá Rotativo conta com a colaboração de 25 multiplicadores, que estão distribuídos nas principais rotas da Operação, com o objetivo de orientar o usuário desde como baixar o aplicativo, assim como, esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento.
Já quem não tem aplicativo, poderá optar por pagar com cartão de débito e crédito direto ao agente de campo, que faz o lançamento na hora. Estes ficam em deslocamento por todo o perímetro, principalmente nos locais de maiores demandas. É importante ressaltar que todos os colaboradores do Maricá Rotativo atuam devidamente uniformizados e identificados e não recebem, em hipótese alguma, dinheiro em espécie como forma de pagamento.
Outra possibilidade são os pontos de vendas, que estão posicionados estrategicamente próximo das vagas. Essa é uma opção para quem não tem o aplicativo e não encontrou o agente de campo. Nesta modalidade o usuário poderá fazer o pagamento com cartão de débito, crédito e dinheiro. Os pontos de venda são identificados com um banner do Maricá Rotativo, basta o motorista ir no estabelecimento comercial e se regularizar.