O jornal Barão de Inohan está realizando uma série de matérias analisando as reais possibilidades dos suplentes dos partidos que conseguiram eleger vereadores, numa quase certa dança das cadeiras.
Na primeira matéria, falamos dos partidos de direita que elegeu através do PL, dois vereadores (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/analises-dos-partidos-e-as-chances-dos.html) e na segunda matéria falamos sobre os candidatos do PDT que conseguiu eleger 3 vereadores (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/analises-dos-partidos-e-as-chances-dos_7.html).
Na terceira matéria falamos sobre os candidatos do PSD (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/psd-analise-do-partido-e-as-chances-dos.html).
Na quarta matéria falamos sobre os candidatos do AVANTE (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/avante-analise-do-partido-e-as-chances.html).
Na quinta matéria falamos sobre os candidatos da FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/psdbcidadania-analise-do-partido-e-as.html) e nessa matéria, a penúltima da série, faremos a análise dos suplentes e dos resultados da FEDERAÇÃO composta pelo PT, PV e PCdoB, que elegeu 8 (oito) vereadores, sendo 7 do PT (se consolidando como maior partido de Maricá) e um do PV.
Com Washington Siqueira (o Quaquá) eleito para seu terceiro mandato e uma Câmara com 7 novos vereadores e agora com 21cadeiras, as eleições em Maricá mostraram uma direita rachada, desunida e com alguns problemas (muitos no PL, nenhum no PMB) e uma centro esquerda organizada, unida e com uma máquina milionária garantindo o resultado que quisesse. Mas houve um contraponto, com dois vereadores de oposição: RICARDINHO NETUNO (o segundo mais votado do pleito de 2024 e CHIQUINHO, beneficiado com o acréscimo de 4 cadeiras na casa de Leis maricaense.
CONHEÇA OS 21 VEREADORES ELEITOS
Com mais quatro cadeiras em relação ao atual legislativo, a renovação não foi grande, visto que 7 novos nomes foram eleitos, descontando as quatro novas vagas, apenas 3 foram renovadas, o menor índice das últimas legislaturas. O novo legislativo municipal será composto por:
ALDAIR DE LINDA do PT que conseguiu astronômicos 7.602 votos, com certeza será o presidente da Câmara pela quinta vez.
RICARDINHO NETUNO, do PL surpreendeu sendo o segundo mais votado com 6.152 votos, se firmando como grande nome da oposição.
O jovem HADESH do PT ficou em terceiro com 5.889 votos.
ANDRÉ CASQUINHA do PT conquistou 4.848 votos.
ADRIANA COSTA do PDT foi a mulher mais votada e também a mais votada do PDT com 4.584 votos.
HELTER FERREIRA do PT foi eleito com 4.415 votos.
FILIPE BITTENCOURT do PT foi eleito com 3.867 votos.
BAMBAM do PSD foi o mais votado do PSD com 3.600 votos.
MARCINHO DA CONSTRUÇÃO do PSD com 3.365 votos.
FRANK COSTA foi o vereador eleito com mais votos pelo AVANTE com 3.339 votos.
FELIPE PAIVA foi o mais votado do CIDADANIA com 3.302 votos.
Mais uma estreia: DEIL MACHADO foi o segundo mais votado do AVANTE com 3.294 votos.
TATAI DO SACOLÃO vem para mais um mandato pelo CIDADANIA com 2.801 votos.
Outra estreia e mais uma mulher: RITA ROCHA do PT foi eleita com 2.801 votos.
ADELSO PEREIRA do AVANTE foi eleito com 2.742 votos.
DR. RICHARD ALTER SEAL foi o mais votado pelo PV com 2.689 votos.
JORGE CASTOR do PT foi eleito mais uma vez com 2.661 votos.
BUBUTE do PDT, o decano da Câmara, vem para o seu sétimo mandato eleito com 2.515 votos.
DANILO SANTOS do PDT foi eleito com 2.384 votos.
RONY PETERSON do PSD foi eleito com 2.189 votos.
CHIQUINHO do PL foi eleito com 1.260 votos.
ANÁLISES DOS PARTIDOS, E AS POSSÍVEIS DANÇAS DE CADEIRAS ENTRE LEGISLATIVO E EXECUTIVO
Como sempre faz após as eleições municipais, o jornal Barão de Inohan faz uma análise dos partidos, dos candidatos, as surpresas, as decepções e as chances dos suplentes na possível dança das cadeiras entre o legislativo e executivo municipal.
O PT conquistou 7 cadeiras, seguido pelo PDT, PSD e AVANTE que conquistaram 3 cadeiras cada. CIDADANIA e PL conquistaram duas cadeiras cada e o PV uma.
Nesta matéria, os votos da Federação PT, PV e PCdoB e as chances dos suplentes:
13650 – ALDAIR NUNES ELIAS (ALDAIR DE LINDA), conquistou astronômicos 7.602 votos, garantindo a presidência da Câmara pela quinta vez. Principal figura do Legislativo municipal, faz parte do triunvirato que governará Maricá, com Washington Siqueira (o Quaquá) como prefeito, João Maurício (Joãozinho) sendo o vice e Aldair de Linda o presidente da Câmara, que na ausência do prefeito e do vice, assume a prefeitura de Maricá. Foi chamado para fazer da equipe de transição dos governos Fabiano Horta e Washington Siqueira.
13500 – LUIZ FELIPE SANTOS DE OLIVEIRA (HADESH), o mais novo vereador da Casa de Leis, foi reeleito com 5.889, sendo o segundo mais votado da Federação e o terceiro vereador mais votado no pleito de 2024. Também foi chamado para fazer parte da equipe de transição dos dois governos e não deverá assumir nenhuma secretaria, podendo o ocupar o cargo de líder do governo na Câmara, já que goza de enorme simpatia do prefeito eleito.
13000 – ANDRE LUIS AZEREDO DA SILVA (CASQUINHA), foi reeleito com 4.848 votos e pode seguir para a secretaria de transporte e postura, abrindo espaço para IGOR CORREA do PCdoB.
13133 – HELTER VIANA FERREIRA DE ALMEIDA, foi reeleito para seu sexto mandato com 4.415 votos e poderá voltar para a secretaria de Cidades Sustentáveis, abrindo espaço para IGOR CORREA do PCdoB. Caso Casquinha e Helter ocupem pastas no executivo municipal, ANDREA CUNHA do PT assume uma cadeira na Câmara.
13123 – FILIPE DIAS BITTENCOURT (PIPINHO) foi reeleito com 3.867 votos e poderá retornar para a secretaria de esportes e lazer onde tem feito excelentes trabalhos, alçando Maricá no cenário nacional em várias modalidades. Se for para o executivo, o primeiro beneficiado será Igor Correa. Caso Casquinha também vá, Andrea Cunha assume e se Helter também for para o executivo, ROBGOL retorna para a Câmara.
13998 – RITA DE CÁSSIA ROCHA LIVERMORE, foi a mulher mais bem votada na Federação, com 2.801 votos. Presidente da SANEMAR foi muito questionada em sua gestão inclusive pelos atuais vereadores pelas obras em todo município esburacando a cidade por onde a autarquia de saneamento passou. A chance de retornar para a SANEMAR são pequenas e RITA deverá ocupar a cadeira de vereadora.
43333 – RICHARD ALTER SEAL, foi o mais votado do PV com 2.689, e se ocupar uma pasta no executivo municipal, deveria puxar sua suplente do partido WYVIANE DAS GRAÇAS CAVALHEIRO DE SOUZA, mas por estarem em uma federação, o primeiro suplente a ser beneficiado seria Igor Correa. Se Casquinha, Helter e Filipe forem para o executivo, além de Igor, sobem Andrea Cunha, Robgol e Kelly Bernardo, passando a ser a mulher mais nova a ocupar uma cadeira na história da Câmara de Maricá.
13613 – JORGE LUIZ CORDEIRO DA COSTA (CASTOR), foi reeleito com 2.661 votos e poderá voltar para a pasta de Assistência Social, onde está há quase 16 anos. Se for para executivo municipal beneficiará, Igor Correa. Se Casquinha, Helter e Filipe forem para o executivo, além de Igor, sobem Andrea Cunha, Robgol e Kelly Bernardo (que será a ser a mulher mais nova a ocupar uma cadeira na história da Câmara de Maricá), e também poderá ser beneficiada CHRISTIANE BOTELHO.
65123 – IGOR NUNES CORRÊA, conquistou 2.550 votos e é o primeiro suplente. Com certeza ocupará uma cadeira de vereador, com a ida de Casquinha, ou de Helter, ou de Filipe ou de Richard ou de Castor para o executivo municipal.
13456 – ANDREA CUNHA DA SILVA MONKEN conquistou 2.357 votos e tem chance de voltar a ocupar a secretaria de cultura. Para ocupar uma cadeira na Casa de Leis, terá que aguardar a ida de Casquinha, ou Helter, ou Filipe ou de Richard ou de Castor para o executivo municipal.
13999 – ROBSON TEIXEIRA DA SILVA (ROBGOL), conquistou 2.330 votos e só ocupará uma cadeira na Câmara se três vereadores eleitos, forem para o executivo municipal.
13180 – GLEICE KELLY BERNARDO DOS SANTOS FIGUEIREDO, a mulher mais jovem da Federação, conquistou 487 votos e poderá ser a mulher mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara de Maricá, se quatro dos vereadores eleitos ocuparem pastas no executivo municipal. Com certeza, não sendo vereadora, Kelly uma enorme e grata surpresa, ocupará um cargo no executivo municipal e continuará sendo a maior liderança jovem do PT.
13013 – CHRISTIANE DE LIMA CORRÊA BOTELHO conquistou 478 votos e embora com chances muito remotas, poderá ser vereadora se 5 dos eleitos, ocuparem pastas no executivo municipal. Não sendo vereadora, Christiane com certeza ocupará um vaga no segundo escalão do executivo municipal.
13097 – PAULO THIAGO FONSECA DE ARAUJO RIBEIRO, conquistou 424 votos.
13789 – ANDERSON ARAUJO LYRIO - 195 votos
13777 – OLIVER COSTA GOIANO (PASTOR OLIVER) - conquistou 150 votos.
13213 – JOSÉ IRANEIDE DE ARAUJO - 128 votos
13113 – DENISE DE OLIVEIRA COSTA (DENISE ALEMÃO), viúva de Mauro Alemão, presidente do CONEN em Maricá e Diretora do Departamento Feminino do GRES União de Maricá (além de uma das fundadoras junto com seu marido), trocou o nome para DENISE ALEMÃO para tentar associar diretamente a imagem de Mauro à sua, mas não obteve sucesso, conquistando apenas 103 votos.
43123 – WYVIANE DAS GRAÇAS CAVALHEIRO DE SOUZA, com 80 votos, seria a suplente de Richard Alter Seal, uma vez que o partido veio apenas com estes dois candidatos, mas por estarem em uma federação, não terá esse benefício.
65222 – SOLANGE HENRIQUE DOS SANTOS (SOL de INOÃ) - 60 votos
65555 – TUANDERSON NARCIZO DOS SANTOS - 48 votos
13111 – EMILIA GORJÃO BASTOS - 39 votos
Na última matéria da série, falaremos dos dois partidos que não elegeram nenhum candidato: PP e PRD.