Um homem desmaiou após ser jogado no chão por um guarda municipal na tarde do sábado (26) na orla de Bambuí. O episódio, que foi registrado em vídeo por transeuntes, está chamando atenção, principalmente pelo fato de a vítima estar algemada durante toda a abordagem.
Na ação, o homem já algemado, tenha se desvencilhar do GM que o empurra contra a grade de uma loja na região, que tenta imobiliza-lo com o braço no seu pescoço.
Sua esposa pede calma e fala para pensar na filha, mas após uma tentativa mais bruta de tentar se desvencilhar, o GM dá uma 'mata-leão' e o joga no chão. Com as mãos algemadas, o homem bate fortemente com a cabeça no chão e fica desacordado. Sua esposa entra em desespero e nota-se também a enorme preocupação dos demais guardas municipais presentes na ação.
Foi necessário toda essa truculência com um homem já aparentemente imobilizado e bêbado?
Em redes sociais, a discussão foi grande e um GM (que não iremos identificar por não ser um posicionamento oficial da corporação) enviou as seguintes informações sobre toda a ação:
"Os GM's estavam fiscalizando a moto em questão, leiam ART. 24 do CTB, aí aparece um marginal para intervir e impedir na função dos GM's, onde foi usado o uso progressivo da força com:
1⁰ - verbalizaram para que o mesmo não se metesse no trabalho dos GM's, não funcionou, onde o mesmo partiu para agredir os GM's com cabeçada e joelhada;
2⁰ - o marginal mesmo algemado continuou a agredir os GM's, foi usado o spray de pimenta, e mesmo assim o marginal enfrentava a guarnição, chegando ao ponto, devido as atitudes do marginal, onde o GM teve que tirar a base do marginal jogando ele ao solo, que infelizmente o marginal bateu com a cabeça vindo a desmaiar, e se deu procedimento ao registro da ocorrência!"
Estado do cidadão envolvido na confusão
O cidadão envolvido na ação truculenta (ou não) promovida pela Guarda Municipal está vivo e passa bem.
De acordo com informações após a confusão, o homem seguiu até a Base do PROEIS em Bambuí onde teria pedido desculpas aos agentes envolvidos no caso e pediu para que a ocorrência não fosse realizada, mas os agentes já estavam na 82 DP registrando o caso.
Na ocasião, o cidadão foi orientado a procurar o hospital para avaliação médica e posteriormente comparecer à delegacia de Maricá para prestar esclarecimentos.
Prefeitura se pronuncia sobre abordagem feita pela Guarda Municipal durante uma ocorrência em Bambuí
“A Prefeitura de Maricá lamenta o ocorrido. A Corregedoria da Guarda Municipal vai abrir uma sindicância para apurar a conduta dos agentes de segurança envolvidos.”
O caso também está sendo investigado pela 82ª DP. A Corregedoria da Guarda Municipal já iniciou uma apuração interna para avaliar os procedimentos adotados na abordagem.