O jornal Barão de Inohan está realizando uma série de matérias analisando as reais possibilidades dos suplentes dos partidos que conseguiram eleger vereadores, numa quase certa dança das cadeiras.
Na primeira matéria, falamos dos partidos de direita que elegeu através do PL, dois vereadores (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/analises-dos-partidos-e-as-chances-dos.html) e na segunda matéria falamos sobre os candidatos do PDT que conseguiu eleger 3 vereadores (https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/analises-dos-partidos-e-as-chances-dos_7.html).
Nessa matéria, faremos a análise dos suplentes e dos resultados do PSD que elegeu 3 vereadores.
Com Washington Siqueira (o Quaquá) eleito para seu terceiro mandato e uma Câmara com 7 novos vereadores e agora com 21cadeiras, as eleições em Maricá mostraram uma direita rachada, desunida e com alguns problemas (muitos no PL, nenhum no PMB) e uma centro esquerda organizada, unida e com uma máquina milionária garantindo o resultado que quisesse. Mas houve um contraponto, com dois vereadores de oposição: RICARDINHO NETUNO (o segundo mais votado do pleito de 2024 e CHIQUINHO, beneficiado com o acréscimo de 4 cadeiras na casa de Leis maricaense.
CONHEÇA OS 21 VEREADORES ELEITOS
Com mais quatro cadeiras em relação ao atual legislativo, a renovação não foi grande, visto que 7 novos nomes foram eleitos, descontando as quatro novas vagas, apenas 3 foram renovadas, o menor índice das últimas legislaturas. O novo legislativo municipal será composto por:
ALDAIR DE LINDA do PT que conseguiu astronômicos 7.602 votos, com certeza será o presidente da Câmara pela quinta vez.
RICARDINHO NETUNO, do PL surpreendeu sendo o segundo mais votado com 6.152 votos, se firmando como grande nome da oposição.
O jovem HADESH do PT ficou em terceiro com 5.889 votos.
ANDRÉ CASQUINHA do PT conquistou 4.848 votos.
ADRIANA COSTA do PDT foi a mulher mais votada e também a mais votada do PDT com 4.584 votos.
HELTER FERREIRA do PT foi eleito com 4.415 votos.
FILIPE BITTENCOURT do PT foi eleito com 3.867 votos.
BAMBAM do PSD foi o mais votado do PSD com 3.600 votos.
MARCINHO DA CONSTRUÇÃO do PSD com 3.365 votos.
FRANK COSTA foi o vereador eleito com mais votos pelo AVANTE com 3.339 votos.
FELIPE PAIVA foi o mais votado do CIDADANIA com 3.302 votos.
Mais uma estreia: DEIL MACHADO foi o segundo mais votado do AVANTE com 3.294 votos.
TATAI DO SACOLÃO vem para mais um mandato pelo CIDADANIA com 2.801 votos.
Outra estreia e mais uma mulher: RITA ROCHA do PT foi eleita com 2.801 votos.
ADELSO PEREIRA do AVANTE foi eleito com 2.742 votos.
DR. RICHARD ALTER SEAL foi o mais votado pelo PV com 2.689 votos.
JORGE CASTOR do PT foi eleito mais uma vez com 2.661 votos.
BUBUTE do PDT, o decano da Câmara, vem para o seu sétimo mandato eleito com 2.515 votos.
DANILO SANTOS do PDT foi eleito com 2.384 votos.
RONY PETERSON do PSD foi eleito com 2.189 votos.
CHIQUINHO do PL foi eleito com 1.260 votos.
ANÁLISES DOS PARTIDOS, E AS POSSÍVEIS DANÇAS DE CADEIRAS ENTRE LEGISLATIVO E EXECUTIVO
Como sempre faz após as eleições municipais, o jornal Barão de Inohan faz uma análise dos partidos, dos candidatos, as surpresas, as decepções e as chances dos suplentes na possível dança das cadeiras entre o legislativo e executivo municipal.
O PT conquistou 7 cadeiras, seguido pelo PDT, PSD e AVANTE que conquistaram 3 cadeiras cada. CIDADANIA e PL conquistaram duas cadeiras cada e o PV uma.
Nesta matéria, os votos do PSD e as chances dos suplentes:
55444 – MARCUS TOSELLI (BAMBAM) - O vereador mais votado do partido com 3600 votos, tem grandes chances de se tornar secretário de alguma pasta, como foi da pasta do Trabalho no governo Fabiano Horta, abrindo espaço para Fabricinho ocupar um cargo na Câmara, desejo do prefeito Fabiano Horta.
55355 – MARCIO DA SILVA CARVALHO (MARCINHO DA CONSTRUÇÃO). A grande surpresa do partido pois desbancou nomes supostamente maiores do que o dele dentro do cenário político de Maricá. Foi secretário de trânsito, responsável pela grande mudança viária no centro da cidade e mudanças significativas no segundo e quarto distrito. A chance de retornar para a pasta é grande pois tem boas relações com Fabiano e Joãozinho. Indo para a secretaria junto com a possível ida de BAMBAM, abre espaço para Robson Dutra que desta vez não foi eleito. Marcinho conquistou 3.365 votos.
55000 – RONY PETERSON DIAS DA SILVA conquistou 2.189 votos, sendo outra grande surpresa e agora, dono de sua cadeira. Se for convidado para alguma vaga do executivo municipal, junto com BamBam e Marcinho, abriria uma vaga para Xandi de Bambui, retornar para a Câmara de Vereadores.
55777 – FABRICIO DA SILVA GOMES (FABRICINHO) conquistou 2.186 votos e não foi eleito por apenas 3 votos. Mas com certeza será vereador (um dos anseios do prefeito Fabiano Horta) com a ida de Bambam ou de Marcinho da Construção para alguma vaga do executivo municipal.
55055 – ROBSON DUTRA DA SILVA, foi a grande zebra negativa do partido conquistando 2.075 votos. Vereador desde o final da década de 90, pela primeira vez ficou de fora mesmo tendo seu eleitorado fiel, mas desta vez, não tão fiel. Mas a chance de Robson Dutra retornar para a pasta do Turismo onde a ocupa há oito anos, é muito grande e se tal fato acontecer com a possibilidade de BamBam ou Marcinho da Construção irem para outra pasta do executivo, além de Fabricinho, Xandi de Bambuí garantirá vaga.
55013 – ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA (XANDI DE BAMBUÍ) conquistou 1.753 votos. Só chegará à Câmara para seu segundo mandato se Bambam, Marcinho da Construção e Robson Dutra forem chamados para o executivo municipal.
55555 – LUIS FELIPE PAULINO AUNI. Outra surpresa negativa. Felipe Auni, presidente do partido, montou uma nominata fortíssima (talvez amais forte depois do PT), para garantir seu retorno à Câmara, mas só conquistou 1.635 votos e para chegar á Câmara, quatro vereadores do seu partido terão que ser convidados para o executivo municipal. Mas Felipe Auni também tem chance e promessa de poder vir a ocupar a secretaria de saúde, num acordo de Eduardo Paes com Quaquá, ou então ocupar uma vaga do governo do próprio Eduardo Paes.
55123 – FABIANO NOVAES ROCHA, com 977 votos, pode ser convidado a continuar na secretaria de proteção animal onde fez bom trabalho, efetivando o Mumbucão.
55513 – RAFAEL ALVES DE CASTRO - 508 votos
55888 – MANOEL MESSIAS DE SOUSA LIMA (MESSIAS MOTOTÁXI). Um grande exemplo que um líder na categoria não garante sua ascensão. Sempre defendendo a classe de mototaxistas e entregadores em Maricá, poderia ser um nome para atuar e defender a categoria na Câmara, mas só obteve 424 votos.
55333 – PERCEU PEREIRA DA SILVA - 371 votos
55005 – DANIEL LUIZ CARVALHO MAIA - 321
55003 – THUANE MOTTA PROCACI, a mulher mais votada do partido, obteve apenas 258 votos.
55100 – GILBERTO DA CUNHA CORREIA - 244
55066 – RODRIGO DE SOUZA E SILVA SÁ - 174
55226 – ZENI ROCHA SILVA DE FIGUEIREDO - 82
55642 – MARILDA PACHECO SOARES MUNIZ - 50
55077 – ANTONIA FACILDA MARTINS RODRIGUES - 10
55550 – JULIANA BASTOS SHORT - 05
55024 – LUCIA MARIA WANDERLEY - 04
Na próxima matéria, a análise dos suplentes do AVANTE que também conquistou 03 vagas na Casa de Leis maricaense.