Que coisa lamentável. Infelizmente a cidade bilionária sofre há muitos anos da péssima coleta de lixo no município. Entra empresa, sai empresa (normalmente dos mesmos donos, só mudando a razão social e alguns sócios), mas o problema continua e vira caso de saúde pública.
Por falta de um local digno para exposições e grandes eventos, a prefeitura irá realizar em novembro a FLIM - Feira Literária de Maricá, desta vez na orla do Parque Nanci, para desespero dos moradores do local que já começaram uma enxurrada de reclamações na montagem das enormes tendas (usando os espaços esportivos dos frequentadores do local, além do barulho e arruaça promovida pelos 'trabalhadores' das empresas contratadas. Problemas aliás, vividos em 2023 pelos moradores de Itaipuaçu e em anos anteriores pelos moradores de Araçatiba e centro. Quando teremos um AMPLO ESPAÇO PARA EVENTOS E EXPOSIÇÕES DE TODOS OS PORTES, principalmente para os grandes eventos, como existem em cidades com muito menos recursos financeiros da nossa Maricá?
Mas voltemos ao caso do lixo, problema caótico em toda a cidade e como falamos, virando em alguns locais, caso de saúde pública, pela demora na coleta de mais de quatro semanas (acreditem se quiser). É o caso da lagoa da Amendoeira (próximo ao parque Nanci), onde moradores não sabem a quem mais recorrer, e até mesmo no parque Nanci, ao lado do local onde acontecerá a FLIM, que muitos já inconformados com a ZONA no pacato local e a quantidade de lixo que não é retirada nem mesmo para a urbanização do local onde acontecerá o mega evento, já chamam a FLIM de FESTIVAL DO LIXO EM MARICÁ.
"A feira Literária chegando e até o momento nada se fez! Já fiz reclamação ao setor responsável que tem uma Base operacional na Orla e nenhuma providência foi tomada. Quem irá nos correr", reclamou uma moradora.
"Vão acabar com o nosso sossego, já que com a saúde também estão acabando. São insetos, fedor, e ratazanas curtindo a orla daqui do parque", reclamou revoltado outro morador.
FEIRA LITERÁRIA DO LIVRO
Entre os dias 1º e 10 de novembro, a 9ª edição da Festa Literária de Maricá (FLIM), vai movimentar a orla do Parque Nanci para desespero dos moradores do entorno. Após dois anos em Itaipuaçu, o evento que reunirá importantes nomes da literatura como a escritora Conceição Evaristo (figura certa em todas as edições), o poeta e escritor angolano Ondjaki, o professor e escritor Luiz Antônio Simas, a atriz Letícia Sabatella, a escritora Thalita Rebouças, o cantor MV Bill, o escritor Itamar Vieira Junior, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, entre diversos outros nomes.
Com apenas uma linha de ônibus para o local, com frequência de 30 em 30 minutos, com certeza a EPT deverá disponibilizar mais horários. Segundo informações não oficiais, existe o estudo de linhas especiais ligando alguns pontos do município até a FLIM com ônibus expressos, como aconteceu em 2023 em Itaipuaçu.
A programação da FLIM ainda não foi divulgada, mas a estrutura para o evento já começou a ser montada no local, e as reclamações dos moradores se avolumam. Mas de imediato todos são unânimes e pedem a retirada das montanhas de lixo das ruas do bairro, principalmente do entorno da orla do Parque a Céu Aberto na orla do bairro.