A questão envolve o ex-vereador e ex-secretário de proteção animal Fabiano Novaes que está sendo acusado de não ter criado o programa MUMBUCÃO, que além de ajudar diretamente centenas de protetoras de pets (dando inclusive oportunidades de uma nova vida com dignidade), ajuda milhares de cães e gatos em todo o município no cuidado com vacinas, remédios, rações e outros tipos de insumos.
N.R.: Sem nenhum tipo de defesa direta, eu como jornalista atuante nas sessões da Câmara até março de 2020, vi nascer o projeto MUMBUCÃO, e inclusive, mesmo sem fazer parte da equipe do vereador Fabiano Novaes, além de ver nascer e acompanhar todo o processo de votação em dois turnos até que a lei fosse sancionada pelo executivo municipal, pude trocar ideias e dar algumas sugestões para a melhoria do projeto. (Pery Salgado, editor do jornal Barão de Inohan)
Em sua rede social Instagram, Fabiano Novaes destacou:
"Não vou tolerar que tentem enganar a população com mentiras! Estou tomando medidas sérias contra a desinformação que circula por aí. Recentemente, entrei com uma ação contra o jornal LSM e uma candidata que, de forma fraudulenta, se apresenta como defensora da causa animal.
Criei o projeto de lei que deu origem ao Mumbucão e aqui está o documento que comprova isso.
Na ocasião, convidei a candidata para fazer parte do projeto, mas por puro ego, ela não quis participar desta construção
Esse trabalho não foi feito por ego ou vaidade, mas sim pela dedicação e pelo amor à nossa cidade e aos nossos bichinhos. Transformamos a antiga coordenadoria de proteção animal em uma secretaria, fruto de muito esforço e comprometimento.
Até agora eu e minha equipe engolimos muitas calúnias e fake news, mas dizer que foi ela que criou o 'Mumbucão', isso é inadmissível. Não vou permitir que desmereçam o trabalho da minha equipe e a minha atuação como vereador. A verdade deve prevalecer, e a população de Maricá merece saber disso!" concluiu Fabiano.