Agricultura distribuiu vegetais e hortaliças da horta de Guaratiba, Flamengo e Marine. As ações aconteceram na quarta e quinta (16 e 17). As praças agroecológicas são uma criação do então secretário de agricultura Júlio Carolino.
Em Guaratiba a ação aconteceu na quinta-feira (17/10) e contou com a participação dos alunos do JIM Trenzinho da Esperança
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, fez a colheita nesta quinta-feira (17/10) de diversos vegetais e hortaliças cultivados na horta urbana de Guaratiba. Dentre os alimentos extraídos, estavam alfaces, mostardas, rabanetes, cebolinhas, salsinhas, rúcula, entre outros.
Além dos moradores do bairro, 21 alunos do maternal II do Jardim de Infância Municipal (JIM) Trenzinho da Esperança também participaram da colheita das hortaliças e puderam levar para casa.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, esteve presente na colheita e comentou sobre a participação dos alunos na ação.
“Para nós é muito interessante, porque as crianças desta escola ajudam nas plantações. Dessa forma, acaba sendo um estímulo para eles conhecerem os alimentos saudáveis e comerem a própria produção”, disse a secretária.
Mariana também ressaltou a importância da população ter uma alimentação sem agrotóxicos. “É fundamental destacar a alimentação saudável para todas as pessoas. Melhora nossa saúde, nosso bem-estar e nos estimula a consumir os produtos sem agrotóxicos”, destacou.
Moradora de Guaratiba, a aposentada Marilza Moreira, de 71 anos, comentou sobre os benefícios dos alimentos nas suas refeições diárias. “Vou preparar uma salada com essas verduras fresquinhas e bonitas. O verde desses alimentos no meu prato faz muita diferença” afirmou.
Na quarta feira, a secretaria de Agricultura realizou colheita na Praça Agroecológica do Flamengo. Diversos alimentos foram distribuídos à população, como rabanete, salsinha, alface, cebolinha, entre outros.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca, e Abastecimento, realizou na quarta-feira (16/10) a colheita de vegetais e hortaliças cultivados nas hortas do Marine e do Flamengo (Parque Linear). Diversos alimentos foram distribuídos à população, entre eles rabanete, salsinha, alface, cebolinha, rúcula, couve, entre outros.
Os produtos foram entregues para a população que passava pelo local, que puderam levar hortaliças para casa. Para informações sobre as próximas colheitas, os interessados poderão entrar em contato com funcionários das hortas.
"Este é um projeto muito importante para a cidade de Maricá, no qual estamos dando uma alimentação mais saudável para a população do município. A nossa saúde começa pela alimentação, então a gente é o que a gente come. Ficamos felizes por esse projeto ser tão bem aceito pela população", disse Mariana Príncipe, secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca, e Abastecimento.
Lucena Rodrigues, moradora do Flamengo, ressaltou a oferta de itens de forma gratuita à população. “ Acho esse projeto muito legal, em que podemos colher hortaliças na praça. É só chegar e pegar. Isso é padrão e qualidade de vida”, destacou Lucena.
Jardins Comestíveis
O projeto de jardins comestíveis começou em 2020 com a inauguração da Praça Agroecológica de Araçatiba. Atualmente, a iniciativa também é encontrada na Fazenda Pública Municipal Joaquín Piñero, no Espraiado, na praça agroecológica do Flamengo e nas hortas urbanas de Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Bambuí. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.
Para saber de informações sobre as próximas colheitas, os interessados poderão entrar em contato com funcionários das hortas.
As praças agroecológicas são uma criação do então secretário de agricultura Júlio Carolino.