Os passageiros dos vermelhinhos das linhas atendidas pela empresa FIEL TURISMO, responsável pelos ônibus alocados à EPT e que atendem as linhas que partem do 3º distrito, estão de saco cheio e passando cada vez mais problemas.
O jornal Barão de Inohan tem feitos matérias todas as semanas falando sobre o assunto (veja links ao final desta matéria) e também tem entrado em contato com a direção da EPT, através do diretor de trânsito João Brito, que tem nos informado que a empresa vem sido notificada sobre os vários problemas e que alguns ônibus estão em manutenção, sendo substituídos por ônibus da frota original da EPT (que não possui ônibus novos, porém mas bem conservados que os ônibus da FIEL).
Vários são os relatos de ônibus sem ar-condicionado que circulam com as portas abertas para que algum ar entre nos coletivos para tentar amenizar o calor.
"Estamos passando um sufoco", declarou um motorista que pediu para não se identificar.
BEM PIOR QUE A ANTIGA COSTA LESTE
Na quarta-feira (09/3), vários ônibus da FIEL foram vistos quebrados e enguiçados na RJ 106. A empresa não tem nem mesmo um reboque para levar o coletivo para o galpão em Inoã (sede da empresa em Maricá, uma vez que sua matriz fica localizada na cidade de Macáe). Os ônibus ficam largados nas ruas aguardando reparo.
Recordando os problemas da antiga Costa Leste, estes pelo menos quando o problema era mais grave (e constante), eram rebocados para a garagem da empresa no centro da cidade).
“Sinceramente as linhas dos ônibus EPT estão horríveis! Os responsáveis só vão tomar providências quando alguém passar mal de verdade dentro dessa sauna. Já que não consertam o ar condicionado, poderia ao menos colocarem janelas para que possa entrar um vento!” denunciou a passageira Amanda Vasconcellos. O único problema que TODOS OS ÔNIBUS da FIEL TURISMO não tem janelas que possam ser abertas, pois são todas LACRADAS e com vidro panorâmico, diferente dos ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo responsável pelas linhas dos 1º, 2º e 4º distritos, que apesar de também terem suas janelas lacradas, estas podem ser abertas se algum problema acontecer com o ar-condicionado, com o batente sendo retirado, como aconteceu na época da pandemia onde os ônibus por determinação da prefeitura, andavam com as janelas abertas e sem o ar condicionado funcionando.
Linhas E20, E21, E22, E23, E24 e E24A vem dando a maior dor de cabeça para os usuários com ônibus sucateados, falta de manutenção, bancos rasgados, ar condicionado além da falta de compromisso com os horários.
INFiel
Além do problema com o ar condicionado, os ônibus dessa empresa sofrem com falta de manutenção mecânica, o que os levam a quebrarem e deixarem os passageiros na pista aguardando outro vermelhinho. Porém se o problema ocorre nas linhas de Inoã, Spar e Cassorotiba, essa espera chega a mais de uma hora.
“Até quando vamos ter que passar por isso? Não vemos esse problema acontecer nas linhas do Centro, pra Ponta Negra, ou pro Espraiado, pra Barra, mas aqui somos sorteados com esses lixos de ônibus”, comentou Vera Lúcia, moradora do Jardim Atlântico.
DEFESA DO CONSUMIDOR
A reportagem do Barão de Inohan entrou em contato com o secretário de Defesa do Consumidor - Felipe Paiva, que tomou ciência do problema e disse que estará entrando em contato com a direção da EPT para solucionar o problema.
Segundo informou o diretor de trânsito da EPT, Sr. João Brito, a empresa já foi NOTIFICADA, MULTADA e recebeu um prazo para resolver definitivamente estes problemas sob risco de rescisão de contrato.
PASSAGEIROS RECLAMAM DAS CONDIÇÕES DOS VERMELHINHOS DAS LINHAS DE INOÃ
https://obaraoj.blogspot.com/2023/01/passageiros-reclamam-das-condicoes-dos.html
PASSAGEIROS NÃO AGUENTAM MAIS OS ÔNIBUS DA FIEL NAS LINHAS DO 3º DISTRITO
https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/passageiros-nao-aguentam-mais-os-onibus.html
PASSAGEIROS DENUNCIAM MAIS PROBLEMAS NOS VERMELHINHOS DO 3º DISTRITO
https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/passageiros-denunciam-mais-problemas.html