quarta-feira, 1 de março de 2023

AFINAL, A UNIÃO DE MARICÁ FOI CAMPEÃ, OU VICE-CAMPEÃ?


Afinal, a UNIÃO DE MARICÁ foi CAMPEÃ ou VICE-CAMPEÃ geral da série prata?

Apesar de ter sido divulgada como campeã pelo site TOPS DO SAMBA, membros da SUPERLIGA após a apuração declararam a SERENO DE CAMPO GRANDE a grande campeã, embora o banner oficial esteja bastante confuso.

EXPLICAÇÃO

Foram dois dias de desfiles, sexta 24 e sábado 25, com 16 escolas em cada dia, e TRÊS ESCOLAS SUBIRIAM para a série prata: a primeira colocada da sexta feira, a primeira colocada do sábado e a melhor segunda colocada dos dois dias, e obviamente a que soma-se mais ponto seria a CAMPEÃ, depois a VICE e a segunda melhor colocada ficaria com o terceiro lugar geral.

Ao começo da apuração não foi informado o quesito ou critério de desempate e nossa reportagem também não encontrou essa explicação em nenhum lugar do site oficial da SUPERLIGA, organizadora do desfile.

Depois do resultado final, a TOPS DE SAMBA declarou a União de Maricá a grande campeã (confundindo a maioria das mídias ávidas em dar o resultado final aos seus leitores, inclusive o Barão de Inohan que chegou a soltar a matéria com o título abaixo. 

Porém com a divulgação final e entrega dos troféus pela direção da SUPERLIGA, a UNIÃO foi declarada a CAMPEÃ de sexta, a SERENO a campeã de sábado (ambas com 269,9 pontos) e logo a seguir, consagrando a SERENO a campeã geral, entregando o troféu de campeã à sua diretoria e o troféu de vice-campeã à diretoria da União de Maricá. O Barão foi o primeiro veículo a corrigir a informação.

RESULTADO FINAL: QUEM SOBE E QUEM DESCE

O Sereno de Campo Grande foi a grande campeã geral da Série Prata no Carnaval 2023 e estará na Série Ouro, na Marquês de Sapucaí, em 2024. A União de Maricá ficou na segunda colocação geral conquistando também o acesso. A União do Parque Acari foi a terceira colocada geral e conseguiu o lugar na Série Ouro. Foram rebaixadas para Série Bronze: Peixe, Rosa de Ouro, Raça Rubro-Negra, Diversidade, Curicica e São Cristóvão. Mesmo com diversos problemas no desfile, o Cubango mostrou ter quesitos e conseguiu se manter no grupo. 

A Sereno totalizou 269,9 pontos, mesma pontuação da União de Maricá, mas não ficou claro qual teria sido o critério ou as notas de qual quesito serviriam para o desempate. A União de Acari, segunda melhor colocada dos desfiles de sexta e sábado, totalizando 269,7 pontos, ficou no terceiro lugar geral.

Mas na verdade, o mais importante foi a realização do sonho da subida para a série ouro e o desfile na Sapucaí em 2024.

SAMBA DO CRIOLO DOIDO (*)

Mas apesar da divulgação deste resultado, nem mesmo a SUPERLIGA organizadora das séries prata e bronze, conseguiu se entender, ao publicar o banner abaixo declarando a UNIÃO DE MARICÁ campeã do desfile de sexta feira (perfeito), a SERENO DE CAMPO GRANDE campeã do desfile de sábado e a UNIÃO DE ACARI sendo a vice-campeã geral. Se a UNIÃO DE ACARI foi a vice-campeã geral, a UNIÃO DE MARICÁ foi o que?


O correto seria apresentar a Sereno de Campo Grande como a campeã do sábado e CAMPEÃ GERAL, a União de Maricá como a campeã de sexta e VICE-CAMPEÃ GERAL e a União de Acari como segunda melhor colocada dos dois dias desfile e  terceira colocada geral, pois assim ficaria mais fácil do leitor entender.

Mas fica ainda a pergunta: qual foi o critério ou quesito de desempate? Até mesmo o site TOPS DO SAMBA (O Show já vai Começar) se enganou, pois ia colocando as notas divulgadas em sua planilha (bastante interessante e que totalizava automaticamente os resultados) e ao final informou que a UNIÃO DE MARICÁ teria sido a campeã da série prata.

A reportagem do Barão de Inohan tentou conseguir a planilha oficial da SUPERLIGA mas a mesma "ainda" não foi divulgada.

“Ficamos uma década longe da Sapucaí. Batalhamos por 10 anos e reconquistamos nosso lugar, de onde nunca deveríamos ter saído. A comunidade teve muita garra no desfile. Agora, o foco é pensar na estrutura para desfilar novamente na Marquês de Sapucaí. Esperem o Sereno como sempre foi por lá”, disse Carlos Alberto “Galego”, presidente da Sereno de Campo Grande.

“Foi um conjunto de medidas que tomamos na escola. Agradeço ao prefeito de Maricá. Todos os segmentos fizeram um trabalho árduo. Estamos muito felizes com esse acesso. É a primeira vez que vamos desfilar na Sapucaí. Estou muito emocionado com isso. Projetamos um grande trabalho para o ano que vem. Forte e ir para desfilar bem e quem sabe um dia chegar no Grupo Especial”, comentou Tadeu Marino, presidente da União de Maricá.


INTERNAUTAS CRITICAM "MAIS UMA ESCOLA DE OUTRO MUNICÍPIO" DESFILANDO NO CARNAVAL CARIOCA

Alguns internautas comentaram sob o ascensão da União e Maricá para a Sapucaí na série Ouro. Abaixo reproduzimos alguns comentários:

"Mais uma escola de outro município que esta subindo, as escolas aqui do RJ não tem como competir nesse grupo com escolas de outros municípios onde as Prefeituras investem fortemente para o acesso a Sapucaí.

Olha pra onde esta indo o Carnaval esta virando vitrine para Prefeitos se reelegerem. NILO MOTTA"

"Penso exatamente como o senhor. Participam de Carnaval organizado pela Prefeitura do Rio e ainda levam dinheiro que a Prefeitura do Rio distribui. LANE MAGALHÃES"

"Engraçado que pelos critérios de apuração a Campeã Geral seria a Maricá, por que foi a Sereno declarada campeã? Alguém sabe? MÁRCIO FLA"

(*) O Samba do Crioulo Doido é uma canção satírica composta pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1966, para o Teatro de Revista, em que procura ironizar a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos.

A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo.