As obras do novo centro administrativo da prefeitura em São José (SIM) e das novas instalações do Detran-RJ (aliás ambas bastante atrasadas), estão tirando a tranquilidade e a segurança dos pedestres que utilizam tanto a passarela quanto o ponto de ônibus na entrada para o centro de São José.
Com o início das obras, tapumes metálicos foram colocados no local para isolar o pátio de obras, mas a passagem para pedestres ficou extremamente estreita e perigosa, beirando a RJ 106.
Cavaletes improvisados foram colocados separando a pista da RJ 106 da estreita passagem de pedestre (sem nenhuma sinalização noturna), mas algum "mautorista" deve ter atropelado os cavaletes que sumiram na manhã do domingo, expondo mais ainda ao perigo os usuários da passarela e do ponto de ônibus, lembrando que este caminho é bastante utilizado por idosos que vão ao posto de saúde de São José, assim como estudantes que vão para a escola estadual Euclydes Paulo da Silva, além de moradores que precisam utilizar os vários serviços na estrada da Cachoeira, principal rua do centro de São José e entorno.
SIM E DETRAN
O novo posto do SIM em São José, irá facilitar a vida da população do local, que não precisarão mais ir ao centro de Maricá para resolver os problemas de solicitações de serviços e regularizações fiscais. Já no DETRAN (que a princípio continuará a atender no centro para emissão de carteiras), toda a parte de documentação de pessoa física, documentação automotiva, exames escritos e práticos de direção e inspeções veiculares, passarão a ser feitas no local.
A previsão de entrega destas duas unidades é para este ano, sem data definida. A obra do SIM é totalmente financiada pela prefeitura, já o do DETRAN existe a parte do governo do estado e uma parte de contrapartida da prefeitura. Ambas as obras estão bastante atrasadas.
A população pede que a SOMAR tomo providências urgentes na sinalização do local e na separação da RJ 106 com a passagem de pedestres.
Fotos: Flávia Lanari