quinta-feira, 16 de março de 2023

ICTIM abre inscrições para cursos e oficinas do setor cultural e apresenta projetos

 Através da Incubadora de Inovação Social em Cultura serão oferecidas 873 vagas em cursos e oficinas das áreas de cinema, game e Carnaval. Apresentação da área de carnaval aconteceu na quadra da União de Maricá na noite da quarta feira 15/03


O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social, iniciou, na quarta-feira (15/3), as inscrições para o preenchimento de 873 vagas nas oficinas e cursos gratuitos da Incubadora de Inovação Social em Cultura. Há oportunidades destinadas exclusivamente para pretos e pardos, participantes dos programas sociais e pessoas com deficiência, sendo todas exclusivamente para o cidadão de Maricá.

O projeto visa a promoção da qualificação profissional dos desenvolvedores culturais do município e tem como objetivo a promoção de projetos com impacto cultural, social e econômico e o desenvolvimento do setor cultural.

“A Incubadora de Inovação Social em Cultura é a oportunidade de ir além da promoção à cultura, mas também despertar nas pessoas a criação de empreendedorismo cultural e a capacitação para o desenvolvimento de projetos empreendedores no âmbito do setor”, destaca o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos.


CARNAVAL COMO DESTAQUE

Estão sendo oferecidas 525 oportunidades voltadas para o eixo do Carnaval, disponibilizadas através dos parceiros Ilê Aiyê e Pimpolhos da Grande Rio. Entre as vagas, existem turmas para crianças, jovens e adultos, focadas na formação dos desenvolvedores no setor carnavalesco e no aprimoramento da cultura do Carnaval em Maricá. São cursos e oficinas, de variados temas, como Canto e Composição, Cavaquinho, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e muitas outras, com carga horária entre 50 e 160 horas/aula. 

Para as oficinas, os pré-requisitos são: ter entre 10 e 17 anos de idade e o ensino fundamental I completo. Já para fazer um dos cursos de qualificação profissional do eixo, é necessário ter a partir dos 16 anos de idade e o ensino fundamental II completo.

“Com cursos profissionalizantes diferenciados, nosso objetivo é oferecer uma aprendizagem imersiva, com foco no empreendedorismo, para um fomento cultural crescente no município,” disse Mariana Figueiredo, gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura.

A apresentação com a presença de blocos, escolas de samba de Maricá, da coordenadora do projeto Pimpolhos - Magda, do grupo Ilê Aiyê (o mais antigo do Brasil), de Simone Capella que deu uma aula sobre inclusão, e de representantes do ICTIM, aconteceu na quadra da União de Maricá - vice campeã da série prata de 2023, onde o presidente Tadeuzinho recepcionou à todos.

Mauricio Chaves, coordenador de comunicação apresentou à imprensa presente no encontro (Jornal Barão de Inohan, CULTURARTE, Gazeta 24 horas e TV+), a direção do ICTIM, a coordenadora do projeto Pimpolhos e o Mestre Antônio Carlos (o Vovô), fundador do bloco Ilê Aiyê. Maurício ressaltou que o papel da imprensa local na divulgação não só do projeto, assim como do resultado advindo do mesmo, com as realizações, criações de trabalhos e principalmente novos talentos, é de fundamental importância.

Também presentes o vereador Hadesh, a suplente de vereador Andreá Cunha e o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva.

INCLUSÃO SOCIAL E INCLUSÃO FÍSICA

Além do trabalho que já começou a ser desenvolvido pelo Pimpolhos, que levaram para desfilar na Sapucaí, crianças moradoras do MCMV de Inoã, iniciando o projeto de inclusão social, dentro dos cursos oferecidos no eixo do carnaval, a maior intenção é justamente a da inclusão social, esperando que profissionais de áreas mais carentes se interessem pelos cursos oferecidos de produção de alegorias e fantasias fomentando o mercado de soldadores, pintores, estilistas, desenhistas, montadores, aderecistas e costureiras.

Na área de inclusão física, o destaque da noite foi a magnífica apresentação de Simone Capella falando das dificuldades e barreiras que a PCD (pessoa com deficiência), enfrenta no seu dia a dia, seja no trabalho e no lazer. Citou o exemplo de Clodoaldo Silva (cadeirante), que tem suas limitações motoras e de deslocamento e que só vai AONDE PODE, e não aonde quer e por muitas vezes aonde precisa.

Mas o caso de Clodoaldo, é visível e aproveitou a presença do jornalista Pery (PCD temporário por ostomização) citando-o como exemplo de deficiência invisível, que torna o não respeito e o não cuidado necessário destas deficiências como um grande problema hoje a ser superado.

INSCRIÇÕES

A inscrição para os cursos e oficinas da Incubadora de Inovação Social em Cultura deve ser realizada através do site www.incubacultura.org.br até o dia 19 de março, às 23:59 h.

Para se inscrever é necessário possuir CPF e residir em Maricá. No dia 20 de março será realizado o sorteio para seleção dos candidatos e sua divulgação, através do site. 

A matrícula deve ser realizada na sede da Incubadora, nos dias 21 e 22 março.

As aulas dos cursos e oficinas serão ministradas presencialmente. As oficinas e cursos do eixo Carnaval, serão em dois locais: na Quadra da Escola de Samba União de Maricá, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 29, Colinas e no Centro de Qualificação Profissional do Condado, localizado na Rodovia Amaral Peixoto - RJ 106, km 30,5 s/nº.

Após a conclusão dos cursos de qualificação, os desenvolvedores receberão um certificado que atesta a habilitação na formação escolhida.

Para outras informações, acesse www.incubacultura.org.br ou entre em contato com a equipe da Incubadora de Inovação Social em Cultura através do telefone (21) 98352-5963 ou do e-mail contato@incubacultura.org.br.

Cursos oferecidos no eixo CARNAVAL

Pimpolhos da Grande Rio

Oficina de Canto e Composição;
Oficina de Percussão;
Oficina de Cavaquinho;
Oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
Curso de Criação e Produção de Alegorias;
Curso de Criação e Produção de Fantasias;
Cursos de Danças do Carnaval.

Ilê Aiyê
Curso de Produtor Artístico Cultural;
Oficina de Dança Afro – Método Ilê Aiyê;
Oficina Método Percussivo do Ilê Aiyê;
Oficina de Cidadania e Relações de Empreendedorismo Social;
Oficina de Toques Sagrados – Método Ilê Aiyê.

Cronograma – Carnaval

Inscrições: 15 de março (a partir das 13h) até as 23h59 do dia 19 de março;
Realização do sorteio: 20 de março;
Divulgação do sorteio: a partir das 17h do dia 20 de março;
Período de matrícula dos sorteados: 21 e 22 de março;
Verificação de disponibilidade de vagas: 23 de março;
Matrícula para vagas remanescentes:  24 de março;
Início das atividades: previsto para o dia 27 de março.

PIMPOLHOS E ILÊ AIYÊ SE APRESENTAM EM MARICÁ

E para culminar e abrilhantar esta apresentação, a população de Maricá conhecerá de perto a Escola de Samba Mirim PIMPOLHOS DA GRANDE RIO e o BLOCO ILÊ AIYÊ, na sexta feira 17/3 a partir das 17 horas, na praça Orlando de Barros Pimentel, no centro da cidade.

Venha participar e se encantar!