quarta-feira, 29 de março de 2023

APARENTEMENTE, TUDO PACIFICADO EM MARICÁ (!!!???!!!)


Na sexta feira 24, quando da sua chegada a Maricá, o ex-prefeito e atual deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá), fez uma live em frente ao prédio do aeroporto de Maricá, falando de união, conciliação, em um tom que para muitos causou espécie (não é o Quaquá que todos normalmente conhecem), mas que para outros, soou como a chegada do elemento apaziguador, unindo forças e esforços para trilharem juntos para a vitória em 2024.

Com a vinda do governador Claudio Castro (PL o partido do ex-presidente Bolsonaro) à Maricá para a entrega de duas ambulâncias (de suma importância, mas muita festa e muitos convidados para pouco a ser oferecido), secretários de estado, presidente do Detro, do Detran e outros órgãos, estiveram na comitiva para participarem do evento e de outros atos.

Num destes atos, o secretário de transportes do estado - Washington Reis (ex-prefeito de Caxias) esteve com o prefeito, com o deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá), com a deputada estadual Zeidan e com o presidente do Detro - Leonardo Matias e prometeram três novas linhas intermunicipais partindo de Maricá, para São Gonçalo (não falou o local), Cabo Frio e Nova Friburgo. Só não mencionaram se já houve licitação, ou quando será esta, mas garantiram que estarão em operação em 30 dias, O QUE DUVIDAMOS.

Mas após esse encontro, o prefeito Fabiano Horta reuniu quase todos os vereadores, alguns secretários, a primeira dama Rosana Horta, o deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá), o deputado estadual Renato Machado e a deputada estadual Rosângela Zeidan, além do secretário de transporte do estado Washington Reis, para uma foto extremamente emblemática, onde Quaquá abraça o prefeito e o deputado Renato Machado que retribui abraçando Quaquá.

Em sua rede social Quaquá escreveu sobre o encontro e a foto: "Hoje recebemos o secretário de transportes do Estado, ex prefeito de Caxias, meu chara Washington Reis, em Maricá. Nosso prefeito Fabiano Horta comandando TODO o GRUPO UNIDO e anunciando importantes decisões para o povo de Maricá! Juntos: Fabiano, Eu, Joãozinho, Aldair e os vereadores e os deputados Zeidan e Renato Machado! União faz a Força!"

E completou: "Só começa a guerra quando acaba a política. Se a política prevalece, prevalece o acordo, o entendimento e a paz!"

MAS ESTÁ TUDO REALMENTE EM PAZ?

Mas outra foto emblemática na mesma tarde (segunda 27) e sem a presença do deputado federal, lançou um possível rastilho de pólvora na briga para 2024, com a possível união dos deputados estaduais Filippe Poubel e Guilherme Delaroli na "briga" pela prefeitura de Maricá.

UNIÃO À VISTA?

Os deputados estaduais Filippe Poubel e Guilherme Delaroli, ambos do PL, poderão unir forças para tentar conquistar a prefeitura de Maricá nas próximas eleições. Poubel garantiu que a oposição está unida, só não informou quem será a cabeça de chapa.

Ambos estiveram juntos no evento de entrega de duas ambulâncias UTI para o município, junto do Governador Claudio Castro, do prefeito Fabiano Horta e dos deputados estaduais Renato Machado e Zeidan, ambos do PT. Neste evento, Washington Siqueira estranhamente não esteve presente.

A possibilidade de uma chapa de oposição em 2024 é real, e poderá ter Poubel e Delaroli, não exatamente nessa ordem. Pesquisas estão sendo feitas semanalmente e mostram tanto a aceitação quanto a rejeição dos possíveis candidatos.

Unidos em 2016, Marcelo Delaroi acabou se afastando de Poubel, mas as desavenças de anos atrás ficaram no passado e há conversas avançadas para a possível chapa do deputado Poubel com o deputado Guilherme Delaroli (enquanto Marcelo disputa a reeleição em Itaboraí) para disputar a prefeitura de Maricá em 2024, lembrando que Poubel foi vereador de Maricá com votação expressiva no distrito de Itaipuaçu, onde morava.

No lado governista, o prefeito Fabiano Horta ainda não foi a público para definir o seu apoio. Enquanto isso, o Deputado Federal Quaquá e o Deputado Estadual Renato Machado continuam mantendo suas pré-candidaturas. Mas sabemos que não há como ter dois candidatos a prefeito pelo mesmo partido na mesma eleição, só havendo espaço para um deles.

O nome que corre como uma via ‘apaziguadora’ é o do atual Secretário de Governo João Maurício, que vem aparecendo em todos os eventos públicos ao lado do Prefeito Fabiano Horta, mas Quaquá garante que o nome é dele e que Joãozinho vem como seu vice e Fabiano será o grande articulador tanto no estado quanto a nível federal.

PDT DE OLHO EM RENATO

Berenice Seabra (do Jornal Extra), informou na segunda feira 27, que Renato Machado estaria sendo cortejado pelo PDT, o que seria um racha considerável, deixando Fabiano Horta literalmente em cima do muro e ai com um embate político de forças hercúleas, onde a queda de braço será enorme, porém, como já citamos acima, Quaquá está mostrando finalmente um tom conciliador e apaziguador.

Mas deixamos aqui uma possível situação: o deputado federal Washington Quaquá está crescendo e tomando uma projeção muito grande em Brasília e dentro do PT, mesmo depois do episódio da foto com Pazuelo, e sabemos que os holofotes estão em Brasília.

Mesmo tendo total ciência que Maricá é vitrine e é aqui que está o dinheirão dos royalties, será que Quaquá largará os holofotes e o palco de Brasília para voltar a ser prefeito???

2024 promete!!!