domingo, 9 de janeiro de 2022

MAIS UMA VITÓRIA DO BARÃO: COLÉGIO ONDE MÃE DE PCD FOI EXPULSA, TEM NOVA DIRETORA

 


Mais uma ajuda do jornal Barão de Inohan à população maricaense. Um drama que começou no dia 25 de novembro, quando D. Zilma, mãe de Amanda, um linda menina portadora de necessidades especiais (PcD), ao tentar entrar CINCO minutos mais cedo na escola (para dar mais segurança e conforto à sua filha, fato inclusive corriqueiro na escola ANISIO TEIXEIRA na avenida 2 em Itaipuaçu), foi agredida verbalmente e posteriormente expulsa pela diretora adjunta da escola - Alessandra, a mando da diretora Renata causando enorme constrangimento não só a mãe, como a filha, aluna da então turma 812 (https://obaraoj.blogspot.com/2021/11/absurdo-crianca-com-deficiencia-e-mal.html).


O jornal Barão de Inohan além de publicar a matéria - que por si só já seria um absurdo, abraçou a causa de Zilma e em horas pós publicação começou a receber uma enxurrada de reclamações de pais, mães, responsáveis, funcionários e até professores da escola, que informavam sofrer maus tratos, assédio moral e profissional da diretora e de sua adjunta.
A repercussão da matéria em rede social foi gigantesca e o Barão, junto com Zilma (uma grande guerreira que sempre afirmou ao jornalista Pery Salgado que nunca iria desistir de justiça na escola), começaram a se movimentar junto a secretaria de educação de Maricá para tentar resolver o problema.

Reuniões foram marcadas, mas Zilma, responsável técnica pela engenharia do Aeroporto Tom Jobim, não tinha total disponibilidade de estar em Maricá (e na época, passava por uma auditoria no aeroporto o que lhe tirava ainda mais seu tempo disponível para resolver o problema) e algumas tentativas de marcar uma reunião com a direção da escola foram frustradas. Orientada pelo jornalista, enviou e-mail para a secretaria de educação, relatando detalhadamente todos os problemas da sua filha e os acontecidos na escola (motivo de uma segunda matéria do Barão https://obaraoj.blogspot.com/2021/11/exclusivo-mae-expulsa-de-escola-envia-e.html), com o tema "Assédio moral com mãe e preconceito com deficiente - Escola Municipal Anísio Teixeira - Itaipuaçu - Maricá".


Deu certo, a publicação feita em 27 de novembro, fez com que a secretaria de educação entrasse logo em contato e marcaram uma reunião com Zilma, mas devido seu trabalho no Rio de Janeiro (relatado acima), a reunião acabou acontecendo no dia 03 de dezembro (https://obaraoj.blogspot.com/2021/12/zilma-mae-de-cadeirante-expulsa-em.html).


O resultado aparentemente positivo não agradou por completo Zilma, que por sugestão do jornalista Pery Salgado, entrou em contato com o presidente da comissão de defesa das pessoas com deficiência da Câmara de Maricá - vereador Marquinho da Juventude, que recebeu Zilma no dia 15 às 14 horas, após a última sessão ordinária de 2021 da casa de leis maricaense.

A reunião que durou apenas 10 minutos não foi do agrado de Zilma, embora tenha segundo ela sido muito bem recebida pelo vereador que pouco lhe prometeu. O jornalista entrou em contato com o vereador para saber detalhes da reunião e este disse que marcaria um encontro, fato que não aconteceu até o fechamento desta matéria (em 09/01/2022).

Zilma conversando com o jornalista se dizia chateada e achava que sua luta seria em vão, mas a justiça divina realmente é perfeita e quem corre atrás, colhe bons resultados em benefício de toda uma coletividade.

E como um grande presente de Natal para pais, mães, funcionários e professores, foi confirmado que o escola municipal Anísio Teixeira estava com uma nova diretora e uma nova equipe no comando. A vibração foi geral, as redes sociais vibravam.

Na virada do ano, Zilma passou a informação para a redação do Barão de Inohan dizendo que a nova diretora - Professora Kátia Cruz já estaria atendendo os pais e mães, junto com sua adjunta Professora Cláudia. "Tive um retorno muito bom sobre ela. Mães dizendo que foram atendidas super bem por ela. Disseram ser muito educada e paciente" disse Zilma bastante empolgada. Kátia será a diretora do CEPT que será inaugurado em fevereiro e receberá todos os alunos do Anísio Teixeira e muitos outros da região.

Na quinta feira 06 de janeiro Zilma nos enviou um comunicado da escola:

"Olá Família! 

Aqui é a nova Diretora Geral da escola: Katia Cruz

Então, sei que foram meio pegos de surpresa, mas no dia 3 de janeiro outra equipe diretiva assumiu a Escola Anísio Teixeira, que em breve se transformará no CEPT.
Criamos ontem e hoje 68 novos grupos de whatsapp por turma ( parece assustador, mas já estamos com essa quantidade de turmas, mais de 2.000 alunos). No nome do grupo está o número da nova turma de sua criança.

Utilizarmos como referência para montar os grupos, os números encontrados nas pastas de matrícula das crianças. Acredito que muitos devam ter trocado de número do ano passado para esse. Caso você conheça algum responsável que ainda está fora do grupo, vai nos ajudar muito se informa-lo sobre os mesmos. 

Então, como são muitos grupos, não conseguiremos responder a todas as dúvidas que estão surgindo por aqui. Como toda nova equipe que chega a um lugar, estamos trabalhando bastante durante o dia para receber nossas crianças da melhor forma daqui a pouco.  Então, estamos pensando  em marcar uma reunião de responsáveis presencial na última semana de janeiro.
Mais a frente postarei aqui o cronograma com datas e horário de cada turma. 

 Ao findar o período de férias, vamos adicionar ao grupo o coordenador pedagogico responsável pela turma também. 

 Neste dia da reunião vamos: 

Apresentar toda a nova equipe. Agora somos 7 diretoras.
Conhecer vocês antes do primeiro dia de aula! Rs.
Falar sobre a volta às aulas que será a partir de 7 de fevereiro de forma escalonada. Pois receber 2.000 alunos em uma vez só será complexo.
Falar sobre a inauguração do nosso novo prédio prevista para dia 7 de março. E falar sobre como vai funcionar o CEPT.
Ouvir vocês. Pois estamos chegando agora e esperamos construir juntos um tempo de gestão acolhedor, de muitas alegrias e produção de conhecimento. 

Estamos aqui para servi-los e vamos dar o nosso melhor! Vai dar tudo certo!

Atenciosamente.

E Zilma concluiu: "Quero agradecer mais uma vez pelo apoio. Acho que já estamos começando bem".

Nós do Barão de Inohan, temos certeza e desde já, continuamos juntos com a população, felizes pelo desfecho feliz na história de Amanda e Zilma, dos pais, mães, alunos, funcionários e professores do Anísio Teixeira, parabenizando a secretaria de educação de Maricá, em nome da nossa querida secretária Adriana Costa (sempre muito sensível as demandas de seus alunos) e desde já, nos colocamos a disposição da diretora do CEPT em nome da diretora Kátia Cruz, torcendo para que sua gestão seja de pleno êxito.

MAIS UMA VITÓRIA DO BARÃO JUNTO COM A POPULAÇÃO MARICAENSE.