domingo, 9 de janeiro de 2022

FINALMENTE, SOMAR FAZ NOTA OFICIAL SOBRE O QUEBRA MOLAS EM INOÃ

INTERVENÇÕES DO DER SÓ DEVERÃO ACONTECER NO FINAL DE JANEIRO


Muitas reclamações, matérias em várias mídias (inclusive no Barão de Inohan https://obaraoj.blogspot.com/2021/12/genios-da-engenharia-quebra-molas-em.html), vídeos mostrando os enormes engarrafamentos e literalmente xingando o presidente da SOMAR - Renato Machado, sobre os FAMIGERADOS quebra molas colocados no quilômetro 15 da RJ 106 (nos dos sentidos) em função da possibilidade de desmoronamento da passagem subterrânea no local.

Caos total. Viagens nas vésperas do ano novo com cerca de 5 horas, entre o Rio e Maricá, atrasos imensos nas linhas de ônibus, prejuízos e aporrinhações generalizadas.

Mas se a passagem está realmente com risco de desmoronamento, o Barão de Inohan foi a única mídia que fez uma matéria perguntado por que não havia nenhuma escora no local (https://obaraoj.blogspot.com/2022/01/pergunta-por-que-passagem-subterranea.html)?


Essa reportagem, fez com que o presidente da SOMAR entrasse em contato por whatsapp com o jornalista Pery Salgado, informando que o DER-RJ foi quem colocou os quebra-molas e será o responsável pela obra na passagem subterrânea (https://obaraoj.blogspot.com/2022/01/renato-machado-informa-que-quebra-molas.html), mas estranhamente, nem a SOMAR, nem a prefeitura de Maricá e nem mesmo o DER-RJ haviam emitido qualquer nota oficial sobre o assunto.

Passado quase um mês da colocação dos famigerados quebra-molas, FINALMENTE a SOMAR faz um comunicado oficial (nunca é tarde). Diz o comunicado:

"Como muitos já devem ter ciência, os acessos da passagem subterrânea localizada no Km 15 da Rodovia Amaral Peixoto, em Inoã, foram interditados em 12 de novembro de 2021, após a Secretaria de Proteção e Defesa Civil constatar risco de abalo da estrutura.  Contudo, destacamos que o DER-RJ (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro) é o órgão responsável por manter a integridade estrutural da rodovia estadual, como também da passagem subterrânea. Desta forma, de acordo com o relatório de vistoria realizado pela Defesa Civil, foi verificado o desgaste da estrutura, o que pode ocasionar acidentes graves e até mesmo desabamentos no local, em virtude do tráfego elevado de veículos na rodovia, trazendo riscos aos motoristas e usuários da passagem subterrânea.

O Departamento de Estradas e Rodagem do estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) verificou a necessidade de realizar a instalação de quebra-molas na rodovia, devido à grande circulação de veículos e pedestres por se tratar de um ponto comercial importante do bairro. Por consequência disto está sendo frequente a formação de congestionamentos na Rodovia Amaral Peixoto, porém informamos que a citada intervenção de caráter emergencial está a cargo do órgão estadual (DER-RJ), logo, a SOMAR não está à frente dos serviços, mas coopera com a intervenção juntamente com a Prefeitura Municipal de Maricá.

Além disso, fomos informados pelo citado órgão estadual (DER-RJ) que está previsto para o final deste mês (janeiro/2022) o avanço da intervenção a fim de recuperar a passagem subterrânea, bem como a liberação do tráfego na localidade com a retirada das lombadas.

Vamos aguardar e até lá, que sofra a população maricaense e os usuários da RJ 106.