sábado, 8 de janeiro de 2022

MORADORES PRÓXIMOS A PEDRA DE ITAOCAIA TEM CASAS INTERDITADAS. EM 2009 HOUVE GRANDE DESLIZAMENTO NO LOCAL.


Diversos moradores que tem suas residências na base e parte do início da encosta da pedra de Itaocaia estão passando um enorme sufoco com as chuvas constantes dos últimos meses, agravadas com as chuvas dos últimos dias.

Diversas casas foram invadidas pelas águas que descem com enorme força e velocidade da encosta da pedra. Entrando em contato com a Defesa Civil municipal, estes estiveram no local e interditaram várias casas, porém ser dar qualquer atenção ou orientação e sem informar onde estes moradores poderão se abrigar enquanto o problema persistir.

A situação de extrema gravidade deixou moradores sem saber o que fazer. Alguns já conseguiram se mudar para casas de parentes, mas outros sem ter para onde ir, correm enorme risco, lembrando que em agosto de 2009, um enorme deslizamento causou grandes prejuízos no local, interditou por meses a estrada de Itaipuaçu, o colégio Ataliba Macedo, além de ocasionar várias vítimas (https://obaraoj.blogspot.com/2009/08/deslizamento-de-pedra-atinge-casa-e-faz.html).

Na época, o geólogo Cláudio Martins falou por telefone com o jornalista e ambientalista Gerhard Sardo explicando o que ocasionou o deslizamento (https://obaraoj.blogspot.com/2009/08/parecer-tecnico-esclarece-desastre.html).

Foto de 2009 após o deslizamento

"Diferente do que chegou a ser anunciado pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM), o deslocamento de blocos de rocha da Pedra de Itaocaia não é resultado da oscilação de temperatura por influência da insolação ou da variação termal dia-noite, ou intervalos climáticos anuais, mas do alívio de carga a que o corpo granítico vem sendo submetido ao longo de milhares de anos em função da erosão. O pesquisador alerta ainda para o fato de que 'a cada momento chuvoso, novos fluxos de água percolam a base decomposta das placas, colocando-as em situação de risco iminente de escorregamento, mesmo que decorram alguns dias ou semanas após as chuvas'." disse o geólogo em agosto de 2009.

E o que vemos hoje, em fotos enviadas pelos moradores do local, é que a fenda na pedra de Itaocaia está enorme e visível a olho nu, causando enorme apreensão à todos os moradores do local.

É preciso que a prefeitura tome de imediato uma providência para abrigar de forma segura estes moradores que correm risco de perder suas casas e suas vidas.


Com informações do MMM - Movimento Maricá Melhor