A Prefeitura de Maricá registrou a marca de mais de 19 mil (precisamente 19.476) cães e gatos imunizados contra raiva, ao encerrar no sábado (22/01) a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2022, que ocorreu em dois dias — 15 e 22 de janeiro.
A ação terminou em Inoã e Itaipuaçu (3º e 4º distritos), onde 17 polos estiveram em funcionamento no sábado e 7.527 animais receberam o imunizante aplicado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
Vacinação é essencial no combate à raiva
A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade e pode ser transmitida no meio urbano por cães e gatos contaminados pela saliva ou mordida. Em Maricá, há décadas não há registro de casos da doença em animais ou humanos, graças à adesão anual da vacinação.
A imunização é direcionada para caninos e felinos (entre machos e fêmeas), saudáveis e fora do estado gestacional, que tenham três meses de idade ou mais.
No primeiro sábado (dia 15) foram quase 12 mil animais
A campanha teve grande adesão da população já no primeiro sábado. Em 15/01, 33 postos de vacinação estiveram em funcionamento nos 1º e 2º distritos de Maricá, vacinando 11.949 animais contra a raiva.
A CEPA - Coordenadoria Especial de Proteção Animal que tem à frente Fabiano Novaes vem obtendo excelentes resultados nos trabalhos junto aos animais de Maricá.