segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

RENATO MACHADO INFORMA QUE QUEBRA MOLAS EM INOÃ FOI UMA INICIATIVA DO DER-RJ E NÃO DA SOMAR


 Após matérias do jornal Barão de Inohan e de diversas outras mídias da região, e muita reclamação nas redes sociais, dando conta que nos dias 30 e 31 de dezembro a viagem entre o Rio e Maricá estava com um tempo médio de 5 horas (atrasando em muito as linhas intermunicipais e colocando a paciência dos motoristas aos limites), devido a colocação de quebra molas em Inoã após informações da Defesa Civil municipal dizendo que a passagem subterrânea estaria correndo risco de desmoronar, iniciamos 2022 questionando sobre o local que SUPOSTAMENTE estaria em risco  (https://obaraoj.blogspot.com/2022/01/pergunta-por-que-passagem-subterranea.html), mas que ESTRANHAMENTE (com fotos e vídeo enviado por um leitor), mostravam o local sem nenhuma escora, e questionando os "Gênios da Engenharia maricaense", pelos supostos erros (aliás, não só ali, mas isso fica para outras ocasiões), como a instalação de quebra-molas nos dois sentidos da RJ 106, no quilômetro 15 em Inoã, local da passagem subterrânea.

Na manhã da segunda feira (03/01), o presidente da SOMAR - Renato Machado (que estamos tentando contato há dias sem sucesso), enviou uma mensagem por whatsapp, informando que a instalação do quebra-molas em Inoã foi uma ação do DER-RJ e que a SOMAR não teve nenhuma participação. Só não explicou quem será o responsável pela obra da galeria subterrânea no local (que, se está com risco de desmoronar, deveria estar repleta de escoras pois o fluxo de carros está - em um função das festas e férias - muito maior do que o normal e que com o peso destes veículos, poderá afundar de uma hora para outra, causando minimamente um grande acidente).

O jornal Barão de Inohan apenas fez a publicação baseado em informações vindas de dentro da própria prefeitura (onde obviamente aqueles que nos deram tais informações, pediram anonimato), e pelo fato ser idêntico quando da inauguração da rotatória na entrada do Condado em 2018 onde dois quebra molas (um em cada sentido), também foram colocados na RJ 106 (pela SOMAR, na época segundo informações do secretário de segurança e trânsito Celso Netto) causando na época um engarrafamento monstro em um final de semana normal, sem feriados e onde os quebra-molas foram retirados na segunda feira seguinte, acabando com o enorme erro e os enormes engarrafamentos.

Em nome da população maricaense, apenas gostaríamos da informação correta: QUEM SERÁ O RESPONSÁVEL PELAS OBRAS NA PASSAGEM SUBTERRÂNEA DE INOÃ, E QUANDO SERÃO FEITAS?