A Prefeitura de Maricá realizou no início do mês uma ação de conscientização para o descarte correto do lixo com moradores do Residencial Carlos Marighella, do programa Minha Casa Minha Vida, em Itaipuaçu. O problema do descarte indevido já foi denunciado algumas vezes pelo Barão de Inohan.
Foram montadas seis tendas no condomínio, onde cerca de 10 agentes orientaram os moradores e esclareceram dúvidas. Também foram distribuídos folhetos explicativos sobre os dias de coleta e do número para solicitação de serviços da Prefeitura.
“Os agentes informam os moradores sobre os dias exatos da coleta, bem como o local e horário. Eles são orientados sobre como descartar corretamente, como embalar o vidro e ensacar o lixo. Passamos também as informações sobre o telefone do call center (3137-9633) para solicitações de retirada de inservíveis (móveis e eletrodomésticos), resíduo verde e onde podem ser sanadas dúvidas”, explicou a bióloga da equipe de projetos da autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar), Vanessa Rodrigues.
MORADORES RECLAMAM QUE HÁ MAIS DE UM ANO COZINHA DO SALÃO E É DEPÓSITO DE MATERIAL DE LIMPEZA DA SOMAR
Utilizando o espaço da cozinha do salão E e até mesmo os freezers (em péssimo estado de conservação), servidores da SOMAR (equipe de conservação) deixam vassouras, pás, carrinhos de limpeza na cozinha do salão E. O fato acontece há mais de um ano. Os freezers (que estão em péssimo estado de conservação) quando não são usados para festas (e desde que começou as restrições devido a pandemia do Covid-19, o salão não é usado para nenhuma atividade) viram "armários" para que os funcionários deixem suas mochilas e pertences pessoais, uma vez que não existe local adequado para o fato.
Tanto os moradores do condomínio quanto os servidores municipais esperam que uma solução seja dada o mais breve possível, neste problema que se arrasta há mais de um ano.