Uma grande ação de drenagem começou na noite da segunda-feira (13/07) no Centro de Maricá. Às 21 h, homens e máquinas da Prefeitura iniciaram a instalação de uma rede cujo desague será feito no rio Mumbuca e vai passar pela Rua Abreu Sodré que, ao final, será ligada a outra rede já existente próximo ao terminal rodoviário do Centro.
As peças pré-moldadas a serem instaladas têm 3 metros de largura por 2,5 metros de altura e vão compor uma galeria com extensão de 350 metros. A previsão de duração total da obra é de quatro meses.
As primeiras peças que formam a galeria começaram a chegar no início da tarde nas margens do rio Mumbuca. De acordo com a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a obra deverá reduzir os alagamentos causados pelas chuvas no Centro e no Parque Eldorado, já que a água proveniente do Flamengo e do próprio Centro será canalizada diretamente para o rio.
“Após a colocação desta galeria, a água que antes ia para o canal que corta o Parque Eldorado passa a desaguar no Mumbuca. Isso vai aliviar o leito daquele canal e fazer com que ele receba apenas o fluxo do bairro e, com isso, evitando alagamentos”, afirmou Jorge Heleno Silva, engenheiro responsável pela intervenção.
Na primeira etapa, a estrutura vai ser instalada partindo da área de estacionamento de fretes até a altura da Rua dos Quintanilhas, das 21 h às 6 h, que será parcialmente interditada até o trecho inicial da Rua Joaquim Eugênio dos Santos, no acesso ao Parque Eldorado, sendo liberada pela manhã. Durante o fechamento, quem utiliza a ponte da Mumbuca em direção ao Centro poderá acessar a Rua Abreu Rangel, seguindo então para o Parque Eldorado pela Rua Athaíde Parreiras e, assim, acessar também a Rua Barão de Inoã.
A segunda etapa das obras vai da Rua dos Quintanilhas até a Rua Deocleciano Damaceno Franca, e a terceira dali até as proximidades do terminal rodoviário. Para essas duas fases, o horário de execução e o esquema de trânsito ainda serão definidos.