sexta-feira, 3 de julho de 2020

PREFEITURA ENTREGA MAIOR PARQUE PÚBLICO DE MARICÁ, NO PARQUE NANCI, ENQUANTO MORADORES DO CONDADO PEDEM UMA SIMPLES LIMPEZA DE TERRENO

Prefeitura inaugura maior parque a céu aberto da cidade aonde ex-prefeito autorizou CT do Vasco da Gama
Enquanto isso, moradores do Condado pedem limpeza de terreno na entrada do bairro

Fotos: Gabriel Reis
O município ganhará na sexta-feira (03/07 com inauguração prevista para às 18 h), sua maior área de lazer e convivência, a orla do Parque Nanci.

Erguido às margens do sistema lagunar, ocupa uma área total de aproximadamente 30 mil metros quadrados, e conta com duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, quadra poliesportiva, pista de atletismo com quatro raias, rampa de acesso para jet-skis, quatro churrasqueiras e campo de futebol, além de playground, aparelhos de ginástica, tratamento paisagístico e iluminação especial. Toda a intervenção levou cerca de um ano e meio para ficar pronta.


O local terá trechos para caminhada, estacionamento com 52 vagas para carros e 10 motos, tudo com acessibilidade disponível para pessoas portadoras de deficiência.

O parque conta com uma novidade, uma horta e o pomar comunitários, montados em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. Ali foram plantados pés de amora, jabuticaba, limão, laranja, acerola, figo, jenipapo e manga.

No local, seria construído o CT (centro de treinamento do CR Vasco da Gama), onde na época (2012), o ex jogador e ídolo vascaíno Roberto Dinamite esteve em Maricá para formalizar a parceria da prefeitura (governo de Washington Siqueira, o Quaquá) com o tradicional clube carioca. Mas, como muitas promessa do governo, esta também não aconteceu, o que na verdade, hoje é comemorado com o belo parque que servirá aos moradores do local e de toda municipalidade, além de ser mais um ponto turístico do município.


ESPORTES NÁUTICOS PREOCUPAM

O uso de equipamentos náuticos preocupam moradores da região (Parque Nanci, Ponta Grossa, São José do Imbassai e até mesmo Araçatiba, em função da pouca profundidade das lagoas de Maricá, que estão devido ao pouco uso, com águas claras, porém este fenômeno só está acontecendo justamente pelo pouco uso, pois os sedimentos ora depositados no fundo das lagoas, será remexido, levantando e deixando as águas novamente turvas e totalmente impróprias ao banho.


ENQUANTO ISSO, NO CONDADO, MORADORES PEDEM UMA SIMPLES LIMPEZA DE TERRENO

Ao longo de 32 anos, desde que na época (1988), o jornalista Pery Salgado solicitou ao então prefeito Uilton Viana, que os terrenos de esquina da Alameda Maricá (na época Rua 1) com Rua Acácia (na época Rua 16), que mantivesse os dois terrenos como área verde, não edificante, os terrenos passaram a ser cuidados por proprietários vizinhos aos terrenos: um pelo Sr. Francisco, o outro pelo jornalista Pery Salgado.


Porém, devido a descoberta e expansão do Condado como excelente opção de moradia, muitos moradores começaram a usar o terreno como vazadouro de lixo e entulho, assim como trabalhadores (principalmente de empresas de telefonia) passaram a deixar restos de obras e materiais inservíveis no terreno.


Vários moradores solicitaram a limpeza, o jornalista Pery Salgado solicitou ao vereador Fabiano Novaes que a área passasse a ser local de convívio, como muitas áreas que estão sendo construídas pela prefeitura em toda Maricá e este ingressou com uma indicação na Câmara de Maricá para futura execução do projeto.


O jornalista Pery Salgado recebeu a visita da paisagista da SOMAR, Srta. Illa que viu os problemas do local e informou que em pouco tempo a área estaria limpa e o projeto seria estudada para a criação da área de convívio.

Outra excelente notícia foi a confirmação da instalação de uma sub-sede da Guarda Municipal, na entrada do Condado (local onde abrigada a antiga associação). Segundo o secretário da SEOP - Coronel Veras, a corporação está aguardando apenas as obras que serão realizadas pela SOMAR para poder ocupar o local e trazer mais segurança e ordem aos moradores do Condado, Marques e entorno.