quinta-feira, 9 de julho de 2020

MORRE O GOVERNADOR DO ROTARY CLUBE, MAÇON E JORNALISTA JORGE MONTEIRO


Editorial: Nos deixou na quinta feira 09 de julho uma das figuras mais simpáticas que conheci nestes meus 40 anos de Maricá. Jorge Manuel Ramalho Monteiro, jornalista (com ele troquei muitas ideias e muito aprendi), Maçon (Venerável Mestre Instalado "ad vitta") da loja Archicteckton 124 (localizada no bairro do Flamengo em Maricá - RJ), Governador do Rotary Clube do Rio de Janeiro e com grande atuação no Rotary Clube de Maricá onde fez crescer a instituição ao lado do ex-prefeito Edio Muniz, publicitário (proprietário da JOMON Publicidade), braço direito de vários presidentes da Associação Comercial de Maricá e por anos, responsável pelo jornal impresso da associação que tanto sucesso fazia, se definia como o AFRO-LUSO-BRASILEIRO mais maricaense que existia.

Mesmo morando por anos no Brasil, tinha um sotaque português bastante carregado e fumava tal qual uma chaminé, o que às vezes (tenho que admitir), me incomodava muito em nossa longas conversas nas tardes ainda calmas de Maricá, em sua sala na Associação Comercial, regado é claro por muitos cafés.

Flamenguista, Mangueirense, Jorge tinha a língua afiada e não guardava para o jantar aquilo que podia resolver no almoço. Passou pelo poder público maricaense, foi assessor da presidência da Câmara pela década de 90 (confesso que não me lembro de qual presidente, mas ainda vou me inteirar e atualizar esta matéria, me perdoem) e era sempre visto andando com seu Astra alemão 1990 vinho (seu grande companheiro por quase duas décadas) pelas ruas de Maricá.

Há alguns anos se recolheu e devido a problemas de saúde, se afastou do dia a dia maricaense. Hoje (quinta feira 09 de julho) de madrugada o grande arquiteto do Universo, chamou o Maçon (que em francês também quer dizer pedreiro, pois os primeiros Maçons eram grandes construtores de templos, catedrais e monumentos), para com certeza ajudar na construção deste novo mundo pelo qual ainda temos que habitar, e preparar a horda celestial para os novos momentos que hão de vir. Seu sepultamento aconteceu no cemitério municipal de Maricá às 11 horas.

Jorge, pelo qual eu chamava às vezes de português e ele me corrigia: "Português não, AFRO-LUSO-BRASILEIRO. Português é sabão de côco e tamanco". Vai lá meu irmão, não sei quando, mas vamos nos encontrar. Prepara o terreno aí por cima e muito grato pelas conversas, brigas, puxões de orelha e ensinamentos que você me deixou!   José Pery Salgado  (jornalista)

O jornalista Ricardo Cantareli também prestou sua homenagem em rede social:

Jorge Manuel Ramalho Monteiro,descanse em paz meu amigo...
Considero que sou uma pessoa de sorte por ter lhe conhecido. Eu tive sua amizade, convivi com você e mesmo que já tenha partido, levo sempre nossas lembranças no peito.
Ao seu lado, querido amigo, tive momentos de risos assim como de aprendizado.
Espero que possa me ouvir aí de cima e saiba a
Importância de ter sido meu amigo tenha a certeza quê nunca irá ser esquecido. Levo seu carinho, sua amizade e seu companheirismo na memória e agradeço sempre os momentos que vivemos.
Desejo que esteja em paz, que Deus esteja ao seu lado e que, de alguma forma, minha fé possa levar estas palavras até você. Meus sentimentos a família...