Conforme o jornal Barão de INohan sugeriu nas matérias que fez sobre Osias Silveira em função do seu óbito na terça feira 23 de junho (https://obaraoj.blogspot.com/2026/06/mais-uma-grande-perda-para-marica-e.html) (https://obaraoj.blogspot.com/2026/06/a-grande-obra-do-mestre-osias-silveira.html) (https://culturarteen.blogspot.com/2026/06/culturarte-312-junho-de-2026-segunda.html), sobre a criação do MUSEU OSIAS SILVEIRA, a vereadora Andrea Cunha que entregou em 26 de maio passado durante a sessão solene dos 212 anos de Maricá o título de Cidadão Maricaense ao artista, conclamou na sessão da Câmara dos Vereadores todos os vereadores a se unirem a ela para a criação do MUSEU OSIAS SILVEIRA, para a preservação de suas obras e do espaço, alertando que na quarta feira (dia do sepultamento de Osias), supostos 'amigos' já teriam ido ao local para subtrair peças do acervo do artista plástico e artesão.
O jornalista Pery Salgado desde 2023 vem lutando (junto com outras pessoas), pela criação do MUSEU OSIAS SILVEIRA, tendo criado em 2024 o ECOS - Espaço Cultural Osias Silveira (que infelizmente não foi à frente), mas em 2025, Osias conquistou o PONTO DE CULTURA OSIAS SILVEIRA, primeiro grande passo oficial para a criação deste museu.
Que realmente o poder público municipal tenha sensibilidade e entenda a importância das obras e do local e perpetue como um legado do artista, para o patrimônio nacional da cultura e do povo maricaense.
Seguimos junto na luta com a vereadora.





