segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ministério das Mulheres, Fiocruz e UFPR promovem 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis

 Evento em Curitiba (PR) reunirá mulheres catadoras de todo o país para debater racismo ambiental, saúde no trabalho e fortalecimento de políticas públicas


Entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, o Ministério das Mulheres, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizarão, em Curitiba (PR), o 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho. O evento reunirá mulheres catadoras de diferentes regiões do país, organizadas em cooperativas, associações, fóruns e movimentos sociais, além de representantes do Governo Federal, universidades e instituições parceiras.

A iniciativa tem como objetivo aprofundar o diálogo intersetorial, ampliar a participação social e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas às catadoras, com foco na autonomia econômica, na saúde, na proteção social e na garantia de direitos.

O encontro é resultado do processo de escuta e articulação promovido pelo Fórum para a Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis. Ao longo de 2025, o Fórum reuniu representantes do Governo Federal, movimentos sociais e instituições parceiras para debater os principais desafios enfrentados pela categoria e sistematizar propostas em sete eixos estratégicos: reconhecimento institucional, direitos previdenciários, cuidado, saúde, segurança alimentar, autonomia econômica, educação e enfrentamento às violências.

Programação

A abertura oficial será realizada no dia 23 de junho, às 13h, com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, além de representantes do movimento de mulheres catadoras, da Fiocruz, incluindo Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz), da UFPR e de instituições parceiras.

Ao longo dos três dias, a programação contará com mesas dedicadas ao debate sobre racismo ambiental, pesquisa e mudanças climáticas, georreferenciamento e cartografia social, além dos avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres catadoras. Também será realizada a 3ª Reunião do Fórum Nacional para Promoção da Autonomia e Inclusão Socioeconômica de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, espaço de diálogo e construção coletiva entre governo e sociedade civil.

Além das atividades de debate e formação, o encontro contará com uma programação voltada à valorização da trajetória e do protagonismo das participantes. Entre as iniciativas previstas estão uma exposição fotográfica com registros dos territórios, processos de trabalho e vivências das catadoras; a exibição de documentário produzido em parceria entre o Ministério das Mulheres e a UFPR; e uma feira de artesanato organizada pelas próprias participantes, promovendo visibilidade, geração de renda e reconhecimento de seus saberes e práticas produtivas.

O encerramento será marcado pela leitura da Carta Compromisso das Mulheres Catadoras, documento que reunirá propostas e recomendações construídas durante o encontro para subsidiar o aperfeiçoamento das políticas públicas destinadas à categoria e ampliar sua participação nos espaços de formulação e controle social.

Inscrições

As inscrições para o 1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível neste link. 

Serviço

1º Encontro Nacional das Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis: Racismo Ambiental e Saúde no Trabalho

Data: 23 a 25 de junho de 2026

Local: SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Rua Dr. Alcides Viera Arcoverde, 1225, Jardim das Américas – Curitiba/PR.

Realização: Ministério das Mulheres, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Inscrições aqui.