quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Balanço do Outubro Rosa em Maricá: 1200 mamografias realizadas

 Maricá realizou 1.200 mamografias no Outubro Rosa e ampliou o diagnóstico do câncer de mama. Procedimentos são oferecidos em espaços credenciados e no CDT, fortalecendo os cuidados com a saúde da mulher


A Secretaria de Saúde e a FEMAR - Fundação Estatal de Saúde, encerraram o Outubro Rosa com aproximadamente 1.200 mamografias oferecidas às mulheres somente no mês voltado ao bem-estar feminino. Essa iniciativa representa mais que o triplo do quantitativo disponibilizado anteriormente, que era de aproximadamente 360 exames das mamas feitos no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT). A previsão é que, em breve, o número de mamografias realizadas por mês chegue a mais de 1.400, todas agendadas pela Central de Regulação do município.

O aumento do quantitativo de exames diagnósticos das mamas oferecidos no município começou em outubro, a partir da chegada de novos prestadores credenciados para oferecer mamografias em Maricá, o que é resultado da implementação do novo índice de pagamento por esses serviços, corrigindo as defasagens da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e com valores mais atrativos aos conveniados.

Durante o mês de outubro, as USFs - Unidades de Saúde da Família dos quatro distritos também reforçaram as ações de prevenção e promoção ao cuidado feminino. Nesse período, foram realizadas atividades de mobilização com exame preventivo de colo de útero (citopatológico), rodas de conversa ligadas ao cotidiano das mulheres, salas de espera temáticas, serviços de saúde bucal, auriculoterapia, inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), momentos de embelezamento e entrega de brindes.

Cláudia Rogéria de Lima (a esquerda na foto), diretora de Atenção à Saúde da Femar, ressaltou o impacto do aumento de mamografias oferecidas, refletindo em mais qualidade de vida para as mulheres.

“O cuidado com a saúde da mulher é fundamental e a prevenção do câncer de mama, assim como do de colo de útero, fazem parte disso. Em Maricá, ampliamos as mamografias oferecidas com um novo índice de pagamento aos prestadores de serviço credenciados, que corrige a defasagem da tabela SUS, que chegava a 17.000%. Após a implementação, o número de mamografias disponibilizadas mais que triplicou, o que representa um marco para o bem-estar feminino”, afirmou.

Saúde e prevenção à gravidez

Um avanço importante para o bem-estar feminino é na esfera do planejamento reprodutivo. O município, através da Femar, passou a oferecer a inserção gratuita do Sistema Intrauterino de Levonorgestrel (SIU), conhecido como DIU hormonal, e passou a disponibilizar também o implante subdérmico de etonogestrel — substância que evita a ovulação e a chegada de espermatozoides ao óvulo.

Com isso, a cidade é uma das únicas no país a oferecer, sem custos, ambos os procedimentos para evitar a gravidez, contando ainda com a inserção do chamado DIU de cobre, como recomenda o Ministério da Saúde.

As pessoas que desejam a inserção devem procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, onde serão integradas ao planejamento reprodutivo e aconselhadas pela equipe multiprofissional. Após isso, caso se enquadrem em uma ou mais indicações clínicas, serão encaminhadas para introdução do dispositivo.

Nas USF, as mulheres também podem encontrar outros atendimentos direcionados à prevenção e promoção à saúde. Isso inclui o pré-natal, o pós-parto (puerpério), as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a passagem do período reprodutivo para o não reprodutivo (climatério), assim como a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, dentre outros aspectos.




Adriele Rodrigues: A Confeiteira de Itaboraí que Encanta o Brasil no Reality Bake Off Brasil


 Conhecida em Itaboraí por seus doces irresistíveis, Adriele Rodrigues (34), tem levado o nome da cidade a novos patamares em 2024 ao participar do reality show Bake Off Brasil, exibido no SBT e HBO Max. Sua trajetória no programa não apenas destaca seu talento, mas também enche de orgulho o município de Itaboraí, que acompanha cada etapa de sua jornada.

A paixão pela confeitaria começou de maneira inusitada. Após o nascimento de sua filha Melinda, hoje com 6 anos, Adriele precisou encontrar um meio de trabalhar em casa e decidiu experimentar o universo dos doces. Seu primeiro contato com a confeitaria aconteceu justamente no aniversário de Melinda, e o primeiro curso que fez foi sobre macarons, um doce que a fascinava e que logo se tornaria uma especialidade. Em menos de seis meses, sua habilidade chamou tanta atenção que ela já precisou mudar de espaço para dar conta das encomendas. Adriele se tornou uma das pioneiras na produção de macarons em Itaboraí, cidade que ela escolheu como lar há 15 anos.

Ela se sente acolhida por Itaboraí e faz questão de levar o nome da cidade para além das fronteiras regionais.

“Tenho muito orgulho de morar em Itaboraí. Aqui, as pessoas compram de quem é daqui, e essa fidelidade impulsionou minha carreira. Onde vou, digo que sou de Itaboraí, não só do Rio de Janeiro. A cidade é minha casa e um excelente lugar para o trabalho", compartilha a confeiteira.

 A trajetória de Adriele na confeitaria não foi fácil. No começo, para ganhar experiência e melhorar suas técnicas, ela oferecia doces para vizinhos e amigos, que davam feedbacks essenciais para o aprimoramento do seu trabalho. Esse espírito de aprendizado contínuo e dedicação aos detalhes rendeu-lhe uma clientela fiel e a motivação para expandir. Pessoas que conheceu em seus muitos trabalhos, incentivaram sua inscrição no Bake Off Brasil, e, embora o programa tenha sido suspenso pelo SBT e retornado no HBO Max, Adriele não desistiu. Sua perseverança foi recompensada quando, de repente, recebeu uma ligação informando que as gravações estavam prestes a começar.

Um dos momentos mais marcantes da trajetória de Adriele no programa aconteceu logo no início, durante o processo de entrevistas, quando ela precisou enviar um bolo do Rio de Janeiro para São Paulo. Com o objetivo de não perder a oportunidade, ela despachou o bolo congelado e, ao chegar na casa de uma amiga em solo paulista, o decorou com cuidado, mostrando a força de vontade e a dedicação para realizar um sonho.

Eliminada no quinto episódio, ela teve uma segunda chance e voltou na repescagem com foco renovado, determinada a não repetir os erros anteriores. Para ela, o maior encanto está no momento em que vê o trabalho concluído e na possibilidade de explorar a técnica dos macarons, seu verdadeiro charme.

Segundo Adriele, participar do Bake Off Brasil não é tarefa para amadores. A confeiteira se orgulha de sua autenticidade e acredita que cada confeiteiro deve buscar sua própria identidade.

“O programa exige muito: além de habilidade técnica, é preciso jogo de cintura e psicológico forte. Estudo e conheço o trabalho dos colegas, mas não copio. Gosto de fazer a diferença com minha própria marca", relata Adriele.

Vale destacar que a participação de Adriele Rodrigues no programa trouxe uma visibilidade inédita para seu trabalho, ampliando seu alcance e permitindo que pessoas de outras partes do Brasil e até de fora do país conheçam seu talento.

Com o aumento da visibilidade, Adriele já traça novos planos. Além de oferecer cursos online e presenciais em seu espaço em casa, ela quer expandir seus negócios e capacitar mais pessoas na confeitaria, especialmente em Itaboraí, onde já é reconhecida.

“Não quero que romantizem a confeitaria; é uma profissão séria, que exige dedicação e profissionalismo", reforça a confeiteira.

Após o Bake Off Brasil, Adriele continua a se especializar, motivada pela paixão e pela responsabilidade de representar Itaboraí. Com seu carisma e talento, ela prova que o berço de grandes talentos vai além dos grandes centros e está presente em cidades, como Itaboraí, que a abraça com orgulho.






Tarifa Social do Voa Maricá: mais barata e aceitando diversos tipos de pagamento

 A partir do dia 4 de novembro, cada trecho custará R$ 100 e pagamento poderá ser feito em Mumbuca, dinheiro, PIX ou cartão

Os moradores de Maricá beneficiários do RBC - Renda Básica de Cidadania, vão pagar ainda mais barato na passagem do Voa Maricá. A partir do dia 4 de novembro, a tarifa social do programa vai custar R$ 100 cada trecho. Também vai ser possível pagar essa modalidade com dinheiro, PIX ou cartão, além do pagamento em Mumbuca.

O  novo valor e as novas modalidades de pagamento da Tarifa Social valem para o beneficiário do RBC e seus dependentes.

Para a diretora de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Marta Magge, a iniciativa facilita o acesso das pessoas a cada vez mais  vivenciar a experiência que o programa oferece.

“Nosso objetivo é e sempre será proporcionar à população de Maricá acesso a um modal tão importante que é a aviação, trazendo uma nova via de entrada para a cidade. São mais oportunidades, investimentos e desenvolvimento para todo o município”, afirmou Marta Magge.

Novos horários

Um dos diferenciais da viagem com Voa Maricá é a paisagem privilegiada do trajeto. Isso acontece porque o avião Cessna Grand Caravan, da Azul Conecta, voa a uma altitude mais baixa do que os jatos convencionais, permitindo um voo panorâmico, seguro e confortável.

Com a proximidade das férias e do verão, os horários dos voos Maricá X São Paulo vão ser alterados. A partir do dia 4 de novembro, quem viajar com destino ao Aeroporto de Viracopos vai embarcar, de segunda a sábado, às 7h; e domingo, às 9:30. Já os passageiros que estiverem voltando de São Paulo, em direção à Maricá, vão embarcar, de domingo a sexta, às 15h; e sábado, às 9:30.

“Nessa nova etapa, o programa Voa Maricá está se adaptando às demandas que pudemos perceber nos primeiros meses de operação. Com o voo saindo de Maricá mais cedo, os usuários do programa têm a possibilidade de aproveitar mais o dia em São Paulo”, explicou Marta Magge.

O Voa Maricá é um programa da Prefeitura de Maricá para as operações com avião da Azul Conecta no aeroporto da cidade, administrado pela CODEMAR - Companhia de Desenvolvimento de Maricá.

Outros benefícios

Mesmo quem comprar as passagens pelo valor normal pode optar por pagar com a moeda Mumbuca. A venda de passagens aéreas por meio de moeda local é uma iniciativa inédita e contribui para o desenvolvimento econômico e social de Maricá.

Além disso, o programa economiza o tempo e o dinheiro dos maricaenses, que não precisam mais atravessar a ponte Rio-Niterói para chegar ao seu destino. Em Viracopos, a Azul Conecta oferece um ônibus gratuito para o Aeroporto de Congonhas. Na volta, é possível pegar o mesmo transporte para o Aeroporto de Viracopos.

No site https://voamarica.com.br/ é possível acessar todos os detalhes sobre a compra das passagens. O pagamento em moeda Mumbuca, tanto na tarifa social, quanto na comercial, é realizado exclusivamente pelo atendimento presencial no Aeroporto. O atendimento ao cliente do programa pode ser feito por meio do WhatsApp 21 973858428.




quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Cerca de mil pessoas atendidas no 1º dia do Programa “Fila Zero” de oftalmologia em Maricá

 Triagem acontece em Araçatiba até 07/11, sendo direcionada, principalmente, aos pacientes agendados que aguardam na fila de espera da Central de Regulação


A FEMAR - Fundação Estatal de Saúde e a Secretaria de Saúde, iniciaram na terça-feira (29/10) o Programa “Fila Zero” de oftalmologia, que vai oferecer mais de 20 mil consultas, exames, além de 3 mil cirurgias de catarata e pterígio (popularmente conhecida como “carne nos olhos”) à população. O objetivo é acolher toda a demanda existente na fila de espera da Central de Regulação do município para esses procedimentos, com triagem dos pacientes agendados até 07/11, das 8h às 18h, no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba.

O primeiro dia de atendimentos do “fila zero”, a maior iniciativa de procedimentos oftalmológicos na história da cidade, contou com aproximadamente 1.000 atendimentos, mobilizando os moradores. No local, eles passaram por avaliação multiprofissional, exames diversos e, as pessoas com demandas cirúrgicas, foram encaminhadas para realização de operação no Hospital Municipal de São José do Imbassaí, que acontecerão a partir de 11/11.

O prefeito Fabiano Horta garantiu que a iniciativa é um ganho para a saúde dos moradores, com consultas, exames e cirurgias voltadas aos olhos.

“Estamos começando o fila zero da oftalmologia, onde vamos disponibilizar mais de 20 mil procedimentos e 3 mil cirurgias desse tipo à população. Essa é mais uma novidade importante de atendimento às demandas de saúde, que conta com operações de catarata e pterígio. Assim, organizamos um grande trabalho para cuidar da saúde do povo de Maricá”, destacou.

O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, ressaltou a importância da mobilização para garantir o atendimento pleno das demandas oftalmológicas da população.

“Essa iniciativa é um enorme diferencial para o município, que promove a saúde oftalmológica da população e atende toda a demanda reprimida desse tipo. Esse é um compromisso que assumimos para requalificar e trazer mais agilidade aos serviços oferecidos, o que é essencial para o bem-estar dos moradores. A triagem segue até 07/11 e pedimos que as pessoas fiquem atentas ao contato para informar do agendamento”, afirmou.

Triagem continua em Araçatiba

As pessoas que se encontram na fila de espera da Central de Regulação para procedimentos oftalmológicos estão sendo agendadas progressivamente, de acordo com os princípios de classificação de risco do SUS - Sistema Único de Saúde, que prioriza os casos mais graves ou urgentes. A triagem segue até 07/11 e, ao final do processo de avaliação dos pacientes, poderão ser realizadas até 1.699 cirurgias de catarata e outras 1.513 de pterígio.

No momento do atendimento, é preciso apresentar os seguintes documentos: identidade; cartão do SUS; solicitação ou pedido médico; comprovante de residência; além do agendamento da Central de Regulação. É essencial que a população mantenha os contatos do cadastro atualizados para receber informações do agendamento. Caso necessite fazer a atualização, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

Entre 29/10 e 07/11, as pessoas com demandas para atendimentos ou procedimentos oftalmológicos que ainda não estão sendo acompanhadas na rede municipal podem procurar a tenda localizada em Araçatiba para serem avaliadas e, caso necessário, serão inseridas no sistema da Central de Regulação para assistência oftalmológica. O “fila zero” também atenderá a essas novas demandas identificadas.

Reforço nos ônibus Tarifa Zero

A EPT - Empresa Pública de Transportes também ampliou as viagens da linha E11 - Centro x Araçatiba, que atende os moradores que vão participar do Programa “Fila Zero” de Oftalmologia. Dessa forma, entre os dias 29/10 e 07/11, serão disponibilizados ônibus extras, diminuindo o intervalo entre as viagens e atendendo ao crescimento da demanda pelo transporte Tarifa Zero na região.




DUROU POUCO A REFORMA DA SOMAR NO ACESSO AO TERMINAL RODOVIÁRIO


 O jornal Barão de Inohan fez matéria no final do mês de agosto mostrando a grande quantidade de buracos na rua vereador Luiz Antônio, acesso dos ônibus municipais e intermunicipais ao terminal rodoviário do centro de Maricá. 

Após a matéria, a SOMAR fez o reparo (não o devido, mas fez) e o jornal Barão de Inohan registrou a conclusão em nova matéria (https://obaraoj.blogspot.com/2024/09/asfalto-novo-na-entrada-do-terminal-do.html). Mas tudo que é bom (mas poderia ser melhor), dura pouco. Os buracos voltaram e estão sendo novamente consertados.

O trânsito dos ônibus está sendo desviado pela avenida Roberto Silveira e os ônibus estão entrando pela frente do terminal, até que os acertos sejam concluídos.

Voltamos a dizer que no local, devido ao fluxo intendo de veículos pesados, que freiam no local e fazem conversão acentuada à esquerda, o piso precisa ser bastante rebaixado, para colocação de pedras, areia, brita e com a devida compactação, para finalmente ser colocado camada dupla de asfalto para poder resistir ao tráfego no local.

Vamos ver se dessa vez irão aprender e fazer o correto!



MERCADO DO PRODUTOR VANDALIZADO ANTES DA INAUGURAÇÃO



 O belíssimo Mercado do Produtor que reunirá como o nome deixa claro, vários produtores rurais, pescadores e produtores artesanais de Maricá, além de ter um grande espaço de convivência e lojas de alimentação, sofreu vandalismo no terceira semana do mês de outubro.

Não ficou claro quem possa ter tentado destruir os portões de entrada, que estão na avenida Roberto Silveira, ao lado do CIEP 259 e a cerca de 100 metros de uma base da SEOP, onde reúne agentes do PROEIS e da Guarda Municipal, em frente ao terminal rodoviário do centro.

Pelas fotos podemos notar os portões arrancados e um deles bastante avariado. O Mercado do Produtor está em fase final de conclusão, aguardando os últimos acertos da ÁGUAS DO RIO e da ENEL.

A previsão é que a inauguração aconteça no final de novembro, com a presença de Júlio Carolino que retorna a secretaria de agricultura. Na Câmara, seu último dia foi na sessão da quarta feira 30 de outubro, onde se despediu fazendo um balanço bastante positivo de sua passagem e ainda deixando para votação até o final do ano a lei que irá mudar o procedimento de atendimento às mulheres na maternidade de Maricá, com o fim da violência obstétrica e o assassinato de bebês.

No seu lugar, Marquinho da Juventude voltará a ocupar a cadeira de vereador.



POR FALTA DE UM PARQUE DE EXPOSIÇÕES, FLIM ACONTECERÁ NO PARQUE NANCI

 Festa Internacional Literária de Maricá homenageia Ziraldo e reúne escritores renomados. Por falta de um parque de exposições e um local para eventos, FLIM acontece de 1º a 10 de novembro no Parque Nanci (para desespero de moradores), com debates, shows e atividades para todos os públicos. Itamar Vieira Junior é o convidado da abertura


Com homenagem ao cartunista Ziraldo, a 9ª FLIM - Festa Literária Internacional de Maricá será realizada neste ano entre os dias 1º e 10 de novembro, na orla do Parque Nanci (para desespero e preocupação de muitos moradores, assim como aconteceu em Itaipuaçu e Araçatiba em anos anteriores).

A FLIM contará com palestras, debates, shows e atividades voltadas para crianças, adultos e pessoas com deficiência. A programação acontece das 9 às 20 horas, incluindo rodas de conversa e talk shows com convidados especiais, entre escritores, artistas e pesquisadores, para um bate-papo com o público.

A nossa história a gente escreve aqui

“A nossa história a gente escreve aqui” é o slogan da edição 2024, que vai reunir escritores premiados, como Itamar Vieira Junior, Teresa Cárdenas, Jacques d'Adesky, Valter Hugo Mãe, Conceição Evaristo, Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Luiz Antônio Simas e Thalita Rebouças. A programação também terá a participação dos escritores e professores Celso Vasconcelos, Luiz Antonio Simas e Eliane Potiguara; os cartunistas Aroeira e Miguel Paiva; os cantores Paulinho Moska, Vanessa da Matta e Roberta Sá; o rapper MV Bill; e os atores Tuca Andrada, José de Abreu e Letícia Sabatella, entre outros.

Serão 10 mil metros quadrados somente na área de tendas, que contará com a arena de debates “Papo Flim” (400 lugares), a “Flimzinha” (área infantil) e a “Tenda Literária Flim”, onde estarão disponíveis estandes de 100 editoras e 180 selos para a venda de livros com preços acessíveis. A exposição “heróis quilombolas”, inédita no estado do Rio de Janeiro, vai celebrar a ancestralidade. Haverá ainda espaços de imersão e de tecnologia e robótica, dois palcos para shows, lounge para descanso, estúdio videocast, e área de gastronomia.

“A Flim se consolida como uma atividade permanente do circuito cultural e educacional de Maricá. Ela cresce em tamanho comparada a de 2023. A expectativa é que a gente tenha milhares de pessoas que possam fazer esse mergulho no mundo literário. A Flim fala sobre território elementar. Aqui é um espaço muito central, que faz contato com toda a cidade. É uma festa literária com caráter rotativo, que já aconteceu em diversos bairros da cidade, dando essa ideia de um território vivo que vai se apossando dos aparelhos públicos da cidade”, definiu o prefeito Fabiano Horta.

Um magnífico e grandioso evento como a FLIM, assim como outros que acontecem durante o ano em Maricá, já mereciam de um belíssimo parque de exposições e local para eventos (de todos os portes), na beira da RJ 106 (em local de fácil acesso), e longe de moradias, para não trazer transtornos de som e movimento excessivo, mudanças de trânsito e aumento de violência.

Papo Flim

A arena de debates Papo Flim vai receber escritores, atores e músicos em rodas de conversas e talk shows ao longo dos dez dias. Na abertura do evento, a partir das 18 horas do dia 1º/11, os escritores Itamar Vieira Júnior e Jacques d'Adesky debatem sobre “Territórios de resistência: histórias de luta e ancestralidade”. Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, o baiano Itamar Vieira Junior é autor do romance “Torto Arado”, um dos maiores sucessos — de público e de crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de 20 países.

A cultura africana, muito presente na obra de Itamar, estará representada também pela presença de outros convidados, como os angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki e o português – nascido em Angola – Valter Hugo Mãe (foto abaixo). A programação completa será divulgada nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Maricá e na página do evento no Instagram (@flimrj).

Público infantil

A Flimzinha será toda inspirada na obra de Ziraldo, uma homenagem póstuma ao escritor e cartunista que faleceu em abril, aos 91 anos. Diversos elementos aparecem na ambientação do espaço destinado ao púbico infantil, como os personagens Menino Maluquinho e Professora Maluquinha e a Turma do Pererê.

Além de estandes com venda de livros infantis, a Flimzinha terá contação de histórias, teatro Lambe-Lambe, apresentações musicais da Wandinha, Barbie, o filme e Naruto, e shows da Mangueira do Amanhã, do Passinho Carioca e do Violúdico, entre outros.

A criançada poderá brincar ainda em um parque interativo e lúdico com brinquedos que simulam naves espaciais e instrumentos musicais, paredes de escalada, balanços, túnel e cama elástica. Uma experiência sensorial TEA estará à disposição de crianças autistas. E a horta do Parque Nanci se transforma numa fazendinha com plantações e animais de pequeno porte para visitação.

Imersão interativa

Todas as peças publicitárias foram inspiradas em marcadores de livros e remetem aos ícones da cidade e ao universo literário. No espaço principal do evento, haverá um grande pórtico de entrada do público. Um circuito com ativações interativas estará à disposição para manter até 120 pessoas engajadas simultaneamente.

A ideia é promover uma grande experiência sensorial, com ações interativas para falar sobre “território e cultura”. Toda a ação será guiada por promotores que vão orientar a experiência do público, garantindo um bom fluxo de visitação.

Mumbuca Literária

Os vouchers para compra de livros, batizados de Mumbuca Literária em referência à moeda social de Maricá, serão distribuídos para mais de 30 mil alunos das 77 escolas da rede municipal de ensino, além de 9.460 alunos do ensino superior que integram o programa Passaporte Universitário, professores e servidores das redes municipal e estadual e aposentados da Secretaria de Educação do município. O investimento é de R$ 12 milhões.

“Ano passado foi a primeira vez que alunos do Passaporte Universitário receberam a Mumbuca Literária. Este ano, todos os professores e servidores da rede pública de ensino vão receber vouchers no valor de 200 mumbucas. A nossa festa literária é muito livre e de caráter educativo. Nenhuma feira no Brasil tem tanto volume de livros que chegam às mãos das crianças e dos estudantes. Esse ambiente de debates engrandece as pessoas, o ser humano e traz conhecimento para as crianças, que é o nosso maior público-alvo”, explicou o secretário de Educação de Maricá, Marcio Jardim.

EPT terá esquema especial para a Festa Literária Internacional de Maricá

Ônibus fará integração entre a RJ-106 e a Orla do Parque Nanci, além de reforço na linha E13

A EPT - Empresa Pública de Transportes, inicia na sexta-feira (01/11) uma operação especial para a 9ª edição da FLIM - Festa Literária Internacional de Maricá. Haverá reforço na linha E13 – Centro x Parque Nanci, além de um (???) micro-ônibus que fará a integração da Rodovia Amaral Peixoto com a orla do bairro, onde acontecerá a Flim.

Segundo a EPT, a linha E13 terá uma frequência especial das 09h às 20h (período do evento), com saídas do Terminal Rodoviário do Povo de Maricá a cada 15 minutos. Haverá, também, ônibus direto saindo da Passarela do Parque Nanci, altura do km 25 da RJ-106, até a Orla do Parque Nanci. A linha especial estará disponível das 9 horas até o término das atividades do dia.

Integração

Os moradores do 1º e 2º distritos (Sede e Ponta Negra) poderão seguir até o Terminal Rodoviário do Povo de Maricá, no Centro, e embarcar em um ônibus da linha E13, que tem ponto final no local da Flim.

Quem vier de Inoã ou Itaipuaçu pode utilizar as linhas que seguem para o Centro da cidade (E24, E24A, E25, E25A, E30, E30A, E30B, E30E e E31) poderão desembarcar na Passarela do Parque Nanci e embarcar em um dos micro-ônibus que farão o translado até a Orla do Parque Nanci.

No ano passado a EPT criou linhas EXPRESSAS saindo de Ponta Negra, Centro e Inoã em direção a FLIM que aconteceu em Itaipuaçu. Por que não fizeram o mesmo nesse ano?

Desvio de Itinerário

Durante os dias da Flim, haverá alteração no itinerário da linha E13 – Centro x Parque Nanci. Devido ao desvio, não haverá acesso à Rua das Águias e Rua dos Pombos. Confira, abaixo, o itinerário dos ônibus durante os dias de evento.

Ida: Rodoviária > Av. Roberto Silveira > Rua Abreu Sodré > Estrada Velha de Maricá > Rua Albatroz > Rua Condor > Estrada Velha de Maricá > Rua Juiz Oswaldo Lima Rodrigues > Rua Beija Flor > Rua Mandarim > Rua Andorinhas.

Volta: Rua dos Flamingos > Rua Condor > Rua Albatroz > Estrada Velha de Maricá > Rua Vereador Aloísio Rangel de Freitas > Rua Antônio José da Cruz > Rua F > Rua Vereador Aloísio Rangel de Freitas > Estrada Velha de Maricá > Rua Abreu Sodré > Rua Joaquim Eugênio dos Santos > Rua Barão de Inoã > Rua Álvares de Castro > Rua Silvino Alves de Siqueira > Av. Nossa Senhora do Amparo > Rua Lúcio Alves da Silva > Rua Clímaco Pereira > Rua Domício da Gama > Rua Padre Arlindo Vieira > Rua Clímaco Pereira > Rua Soares de Souza > Rua Ari Spindola > Av. Roberto Silveira > Rua Mário Lopes Fontoura > Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha > Rodoviária.