Várias são as mudanças que estão sendo feitas no trânsito, vias, calçadas e praças do centro de Maricá, mas quando serão entregues à população?
Ainda dependendo de alterações e conclusão das obras na região da rotatória da ponte Mumbuca (que será eliminada) e todo o trânsito vindo da Mumbuca (via rua Abreu Sodré e ponte da Mumbuca) e pela avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, que serão desviados para a rua Antônio Lopes Fontoura (rua do Charque 500) e depois à esquerda na rua Barão de Inoã, rumo ao centro e conclusão das obras na rua Abreu Rangel e Vereador Sabino da Costa (na altura da Casa & Vídeo), o centro de Maricá, na verdade está uma verdadeira BAGUNÇA, onde agentes de trânsito e orientadores ficam perdidos com tantas obras sendo feitas.
Na rua Ribeiro de Almeida (rua dos bancos), novas calçadas estão sendo feitas (atenção SOMAR: não foram colocados pisos táteis nas novas calçadas na subida da rua entre a Rua Abreu Rangel e a agência dos Correios), enquanto isso, placas e novos semáforos já foram colocados (ainda sem uso, mas deixando todos com várias dúvidas) e uma nova rua foi construída e já concluída, cortando a tradicional praça Conselheiro Macedo Soares (conhecida como praça do Turismo ou da Citycol) na direção da avenida Roberto Silveira, para a rua Athayde Parreiras (rua da delegacia), que terá mão invertida, mas tudo ainda é cercado de dúvidas.
Na rua Barão de Inoã, que receberá todo o trânsito que entra no centro da cidade (carros, caminhões e ônibus), capaz de receber o grande fluxo de trânsito por ser uma das vias mais largas do centro da cidade e com duas pistas de rolamento, continuará a ter o gargalo na altura da sede da Águas do Rio e da 82 DP, onde uma das faixas de rolamento é usada para estacionamento de viaturas da delegacia e da concessionária, afunilando e retendo o trânsito?
E como acontecerá a dispersão de todos estes veículos? Será pela Rua Senador Macedo Soares, ou direto até a praça Orlando de Barros Pimentel, entrando na rua próximo a prefeitura para acessar a avenida Nossa Senhora do Amparo, rumo ao hospital e Boqueirão?
Quantas dúvidas que os "engenheiros" da SECTRAN não conseguem responder e agora com a saída do então secretário Marcinho da Construção (que irá concorrer a uma cadeira na casa de leis), as dúvidas aumentam. Quem poderá nos responder?
Praça Conselheiro Macedo Soares, década de 40 |
NOVA PRAÇA E FALTA DE PLANEJAMENTO
A nova praça Conselheiro Macedo Soares (praça do Turismo), foi cortada ao meio e reurbanizada. Ficou bem simpática, mas depois de pronta, já sofreu duas intervenções, uma delas para a colocação dos postes que já iluminam a praça à noite e outra (onde tiveram que quebrar boa parte da praça pronta) para colocar palmeiras ornamentais.
Um belo dia, próximo antes do carnaval, andando pela praça, o jornalista Pery Salgado ouviu de um antigo e conhecido funcionário da prefeitura o seguinte questionamento: "por que só colocam essas palmeiras e não colocam mais árvores frutíferas ou que deem sombra para a população?" Excelente pergunta, que realmente, também me questiono.
As mudanças no trânsito estavam previstas para o período do carnaval. Já passou! Depois disseram que seria na época da páscoa. Também já passou! Agora, não arriscam mais em dar nenhum palpite, e fica a pergunta: quando será que a nova urbanização e as mudanças de trânsito no centro de Maricá serão entregues?
MISTÉRIO!!!!!!!!!!!!