terça-feira, 30 de abril de 2024

MOM: DIA REPLETO DE ATIVIDADES E CONQUISTAS

 


A segunda feira 29 de abril foi repleta de atividades e conquistas para o MOM - Movimento Obesos Maricá.

Na parte da manhã, o vice-presidente do movimento, o jornalista Pery Salgado, foi recebido pelo vereador Hadesh (PT) em seu gabinete na casa de leis de Maricá, para falar sobre a LAMENTÁVEL não aceitação ou não reconhecimento por parte do COMDEF (Conselho Municipal da Pessoas com Deficiência) do Estatuto da Pessoa Obesa e das leis municipais que tratam sobre o assunto.

O vereador que foi um os responsáveis e incentivadores da criação do MOM há quase cinco anos, ficou surpreso e indignado com o fato, e mais ainda quando soube da fala equivocada de um dos conselheiros que disse que "o obeso não é um pcd, e que basta que feche a boca e faça exercícios", para resolver o problema da obesidade.

Esta fala equivocada, preconceituosa e absurda, levou o MOM a emitir uma nota de repúdio sobre o fato, que foi entregue na reunião do COMDEF de março (https://obaraoj.blogspot.com/2024/03/mom-entrega-nota-de-repudio-ao-comdef.html).

Ficou acertado entre o vice-presidente do MOM e o vereador Hadesh, que tanto o estatuto, quanto as leis sobre obesidade em Maricá, serão entregues e protocoladas na secretaria do COMDEF, com pedido de leitura para conhecimento (já que afirmam desconhecer) e OBEDIÊNCIA as devidas leis.

Em ato contínuo, o vice-presidente do MOM foi recebido pelo vereador Júlio Carolino que quis saber quais são dificuldades e necessidades mais imediatas dos obesos em Maricá.

O jornalista informou que tanto a secretaria de Políticas Inclusivas quanto a secretaria de esportes estão finalizando tratativas para atividades sócio esportivas para membros do MOM, mas o jornalista sugeriu que a fala do presidente da EPT - Celso Haddad, quando das comemorações dos 9 anos dos vermelhinhos, informando da possibilidade dos ônibus terem a CATRACA LIVRE, seja logo colocado em prática, pois irá beneficiar diretamente os obesos, deficientes que não sejam cadeirantes e gestantes, pois passarão a ter acesso livre também pela porta dianteira como os demais passageiros, evitando olhares críticos e constrangimentos.

O vereador informou que fará projeto de lei sobre o assunto.

POLÍTICAS INCLUSIVAS

Na parte da tarde, parte da direção do MOM esteve presente em uma magnífica reunião com a presença do secretário Clauder Peres, e dos sub-secretários Frank Correa e Fernanda Spitz. Pelo MOM estiveram presentes a presidente Luciana Pereira, o vice Pery Salgado e a segunda secretária Ludymila Vega.

Da reunião ficou acordado que a partir do dia 13 de maio começarão as atividades físicas e esportivas para os membros do MOM. 

Serão definidos os dias das aulas hidroginástica, mas já ficou acertado que haverão dois horários na parte da manhã, às 9 e às 10 horas. Aqueles que se inscreverem para as aulas de hidroginástica, deverão obrigatoriamente participar do PSICOVIDA (acompanhamento com psicólogos da secretaria de políticas inclusivas) e do acompanhamento nutricional.

Com isso, tanto as secretarias de Políticas Inclusivas e de Esporte, junto com o MOM, vieram integrar um conjunto de atividades com o objetivo de promover o bem estar e a saúde do obeso. Um dos objetivos do MOM é ajudar para que a pessoa deixe de ser obesa e volte a fazer suas atividades cotidianas com saúde. 

Como norma acordada, quem estiver participando da hidroginástica terá que participar das demais atividades do MOM. Com 3 faltas sem justificativa, em qualquer uma delas, o participante perderá a vaga. 

As atividades são: hidroginástica, Psicovida e acompanhamento nutricional. Outras atividades poderão ser incluídas e serão informadas com antecedência para abertura de inscrições.

Na segunda feira 6 de maio haverá nova reunião para os ajustes finais para que se dê início as atividades que acontecerão na sede da secretaria de políticas inclusivas na Av. Antônio Vieira Sobrinho, 29 - Parque Eldorado, próximo ao colégio Carlos Magno e praça da alimentação.