A reunião do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança), realizado na quinta feira 11 de abril no primeiro dia da Expo Maricá 2024 (no Esporte Clube Maricá), além de tratar das questões de segurança do município, onde o comandante da 6ª Cia do 12º BPM - Major Yedoo, trouxe número alvissareiros, mostrando diminuição de todos os índices de violência em Maricá (dados coletados através dos BOs feitos na 82 DP), recebeu nomes ligados a segurança pública do estado.
Após a abertura feita pela presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, foi dada a palavra ao Sr. José Maria Cadimo - ex secretário de Segurança de São Pedro da Aldeia, que falando de toda sua experiência na polícia militar do estado, evidenciou a importância das guardas municipais e ressaltou que estas (em cidades de pequeno e médio porte) devem sim ser armadas (desde que cumpram todos os requisitos legais e sejam devidamente treinadas pela Policia Federal, como reza a constituição, afim de dar apoio à policia militar que atua nestas cidades, normalmente com um contingente extremamente reduzido.
Também falaram o GM Janderson, representando a SEOP e o PROEIS em Maricá, seguido do GM Simas, subcomandante da guarda municipal de Maricá, informando que no município, as tratativas e diretrizes para a preparação da guarda armada, estão bem adiantadas, assim como demais treinamentos para uma atuação cada melhor e mais responsável na cidade.
Após essas falas, o comandante da 6ª Cia, mostrou os números de Maricá, onde informou que seu efetivo hoje são 124 praças atuando em 5 (cinco) DPOs (Centro, Ponta Negra, São José, Inoã, Itaipuaçu e Barra de Maricá), além do módulo de segurança no MCMV de Inoã e na sede da 6ª Cia, no centro.
O Major Yedoo mostrou (de acordo com levantamento da 82 DP baseado nos boletins de ocorrências feitos on line e presenciais) que tanto nos furtos, roubos, invasões de residências, os números são cerca de 40 a 50% menores em relação ao ano passado no mesmo período.
Participou também da reunião o presidente do CCS São Gonçalo, Sr. José Antônio Borges.
Ao final da reunião, por sugestão e pedido do presidente da AIM (Associação de Imprensa de Maricá), Anna Maria Quintanilha foi agraciada com o certificado de Honra ao Méritos pelos trabalhos realizados pelo CCS Maricá, em prol da segurança no município, entregue pelo proprietário do jornal Mão na Roda (João Madeira) ainda pelas comemorações dos 20 anos do periódico. Na ocasião também receberam certificados de Honra ao Mérito o radialista Vicente Silva (diretor da Rádio Sideral) pelos relevantes serviços realizados em prol da população de Itaipuaçu e o jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan e Informativo Culturarte) como Destaque de 2023, segundo o jornal Mão na Roda.
A próxima reunião deverá acontecer em 21 de maio ainda sem local confirmado.