sábado, 13 de abril de 2024

CORRENDO CONTRA O TEMPO, ALUNOS DO IFF CAPTAM RECURSOS PARA CONCURSO NA NASA

Prefeito Fabiano Horta e ICTIM com certeza darão a ajuda que ainda resta para viabilizar a viagem, porém, a contribuição da população e empresários maricaenses, é se fundamental importância


NO MUNDO DA LUA literalmente. Alunos do IFF (Instituto Federal Fluminense) Maricá estão correndo contra o tempo e divulgando uma campanha para arrecadar até o dia 18 de abril, apoio financeiro para uma viagem aos Estados Unidos. Estes maravilhosos alunos foram selecionados no NASA Human Exploration Rover Challenge, uma competição de engenharia da NASA. 

Pela primeira vez, alunos da instituição e justamente de Maricá com seu magnífico projeto, foram selecionados e convidados a participar. A competição acontecerá dos dias 18 a 20 de Abril, em Huntsville-AL, nos Estados Unidos. O time do IFF Maricá faz parte de uma das 3 equipes brasileiras aceitas na competição, composta 100% por estudantes de escolas públicas.

Os estudantes irão apresentar um veículo de exploração espacial capaz de atravessar terrenos que simulam as condições da Lua e Marte. 

A proposta do Harpia Team foi aceita pela NASA no dia 12 de outubro de 2023. 

Neste período, os estudantes selecionados ainda estavam em período letivo, realizando parte das atividades da competição simultaneamente às aulas em suas respectivas instituições de ensino. Para que houvesse êxito durante esta fase, contaram com o suporte de profissionais parceiros que os orientaram no tocante às demandas apresentadas, a fim de viabilizar a construção de conhecimento, que tornou possível a elaboração da proposta e o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela NASA.

Além da construção do Rover (robô totalmente automatizado sobre rodas - tipo um Jeep Lunar), os estudantes realizaram provas e outras atividades diversas, incluindo também a participação em eventos e encontros a fim de divulgar e fomentar a pesquisa e experimentação científica e tecnológica (veja mais informações sobre o projeto ao final desta matéria).

Corrida contra o tempo para conseguir ajuda financeira para viabilizar a viagem

Desde que receberam a grande notícia da aprovação do projeto, começou uma luta incessante e contra o tempo para captação dos recursos. Os alunos da Bahia enviaram ofício ao governo do estado que de imediato viram a grandeza do feito e viabilizaram as passagens e hospedagens para estes alunos.

Aqui por Maricá, capitaneados pelo professora do IFF Elane de Carvalho, começaram os contatos com órgãos do governo municipal (afinal, Maricá é a cidade bilionária das grandes oportunidades) e do governo do estado, mas infelizmente este último, LITERALMENTE IGNOROU o pedido dos alunos, sequer enviando uma resposta negativa.

Em Maricá, ofícios foram enviados ao gabinete do prefeito que informou que iria viabilizar a viagem, embora por enquanto nada tenha acontecido. Mas uma luz se acendeu no final da tarde do sábado 13/4, durante a Expo Maricá, onde junto com a professora, os alunos envolvidos estiveram no Fórum Vozes de Maricá e logo a seguir, se encontram com o presidente da ACM - Delfim Moreira (criador e organizador da Expo Maricá) e com o prefeito Fabiano Horta (foto acima) que prometeu resolver o problema viabilizando a viagem ajudando também na Vakinha Solidária criada pelos alunos para a captação dos recursos.

Presidente da CODEMAR e diretores se cotizam para ajudar o projeto

A equipe de Maricá obteve o apoio financeiro do Presidente Hamilton e dos diretores da CODEMAR que se cotizaram e fizeram uma boa doação em espécie para o projeto. Através do uso destes recursos doados, puderam comprar as últimas peças do Rover, o veículo de exploração espacial que está sendo construído na Bahia, pelos outros membros do Harpia Team Brazil viabilizando finalmente o projeto. Mas ainda faltam os recursos para a compra das passagens e hospedagem nos dias que estarão nos Estados Unidos.

ICTIM que deveria ser o primeiro a abraçar a demanda, por enquanto literalmente IGNOROU o projeto e sua importância para Maricá

Ofícios também foram enviados para o ICTIM (Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá) que por enquanto nem resposta deu, porém com a presença do diretor da Instituição (professor Márcio) e de Sérgio Mesquita no Fórum Vozes de Maricá, onde a professora e os alunos foram solicitar mais apoio, TEMOS A CERTEZA QUE O INSTITUTO IRÁ SE MOVIMENTAR no atendimento das solicitações feitas e iremos informar em breve que o objetivo foi abraçado e alcançado.

Independente disso, com a afirmação do prefeito Fabiano Horta que ajudará na Vakinha, temos a certeza que toda a verba necessária para viabilizar a viagem será conquistada.

Equipe participante

A equipe (mista) é composta por membros do estado do Rio de Janeiro e também do estado da Bahia. A equipe Harpia Team no Rio de Janeiro é composta por seis jovens maricaenses que estudam no IFF Campus Avançado Maricá: Natã Ferreira de Souza (líder do Time), Isaias da Paz Filho, Júlia Lopes, Yris Beatriz Goulart Werneck, Clara Santos Eppinghaus, e Samuel Kairós da Silva Lyra. A servidora responsável pelo projeto e coordenadora geral do mesmo é a professora Elane Maria Farias de Carvalho.

A equipe do estado da Bahia, é composta por dois estudantes oriundos da rede estadual de educação (Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, CEEP TIC; e do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura) e três servidores do governo do estado da Bahia, sob a coordenação de Aliane Grei.

Lembrando que o governo da Bahia (Governador Jerônimo Rodrigues) está financiando todas as despesas dos membros que representam o estado.

A equipe foi selecionada após unir esforços com outros estudantes brasileiros da Bahia, submeter uma proposta de um veículo de exploração espacial que contemplou os requisitos exigidos pela NASA. É a primeira vez que a Bahia e o Nordeste do Brasil participam da competição, sobretudo 100% representados por estudantes da educação pública estadual. E também é a primeira vez que um Instituto Federal participa desta competição internacional!

Ainda com todas as possíveis ajudas e promessas, equipe da IFF pede sua contribuição, criando uma Vakinha Solidária

A professora Elane, durante o Fórum Vozes de Maricá, solicitou a ajuda da população e dos empresários maricaenses: "Sem o apoio da população maricaense, perderemos uma grande chance de levar estes jovens para representar o nosso município nessa competição de âmbito internacional! Se houver recursos, irão conhecer uma universidade americana de peso e vão trazer para a cidade conhecimentos incríveis e uma visão nova, para ajudar a sustentar todo o desenvolvimento local e a prosperidade que queremos para a nossa cidade!

Eu fico muito feliz por essa e outras oportunidade que o IFF vem gerando para a cidade de Maricá! Precisamos devolver o grande investimento que o município realizou para trazer o Instituto Federal para cá. E isso é só o início! Por favor, nos ajudem a ampliar os horizontes para estes jovens que vão e para os próximos que virão!” solicitou e suplicou Elane ao lado dos alunos (foto).

Para ajudar nesta grande empreitada, você pode fazer sua doação (e/ou contribuição) através da chave PIX  035.392.117-30 no Banco Nubank em nome de Elane Maria Farias de Carvalho ou pelo link da Vakinha Virtual https://www.vakinha.com.br/4662133

- Instagram da equipe: @harpiabrazil

Venha fazer parte desta conquista, desta vitória e deste momento único para Maricá.