segunda-feira, 8 de abril de 2024

ÁGUAS DO RIO PRESTA MAL SERVIÇO E TENTA COMOVER DOANDO 9 LITROS DE ÁGUA


Assistência Social de Maricá distribuiu 9 litros de água mineral para população de Itaipuaçu e Inoã, que em muitos locais, ainda estão sem água, primeiro devido a contaminação nas adutoras da CEDAE no Rio de Janeiro, e em segundo, devido ao péssimo serviço ofertado aos moradores de Maricá.  Cada morador sem água há mais de 6 dias pode levar para casa APENAS um fardo com seis garrafas de 1,5 litro (totalizando 9 litros) dado pela concessionária Águas do Rio.

 A Secretaria de Assistência Social, distribuiu na segunda-feira (08/04) dez mil garrafas de água mineral para moradores de Itaipuaçu e Inoã, que ainda sofrem com a falta de abastecimento de água desde a última quarta-feira (03/04). A ação foi um cala boca que a concessionária Águas do Rio, encontrou para ofertar água para a população destes dois distritos. A entrega foi realizada na Escola Municipal Marquês de Maricá, no Jardim Atlântico Leste, e cada pessoa pôde levar um fardo com seis garrafas de 1,5 litro, totalizando APENAS 9 LITROS.

ME ENGANA QUE EU GOSTO (????)

“Essa ação, em parceria com a Águas do Rio, é fundamental para amenizarmos os transtornos causados pela interrupção do abastecimento, e para garantirmos o acesso a água que é um direito humano essencial à vida. Esperamos que a situação logo se resolva. A população pode contar com apoio da prefeitura para juntos buscamos soluções e a resolução para a falta de abastecimento”, disse o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.

Antes do horário marcado, já havia uma enorme fila do lado de fora da unidade escolar aguardando o início da distribuição, que começou às 9h. Os moradores eram identificados ao apresentar sua documentação pessoal e cada um deles levou um fardo de água para casa. O movimento foi considerado tranquilo durante todo o dia. 

ABASTECIMENTO NORMALIZADO QUANDO?

De acordo com a concessionária Águas do Rio (que presta um serviço tão ruim ou pior do que a ENEL), a previsão é que o abastecimento deverá estar normalizado até esta terça-feira (09/04), cerca de 72 horas após a retomada de 100% da operação da estação de tratamento do Laranjal, em São Gonçalo, que abastece os bairros de Maricá e sete dias após a paralização. A captação de água do sistema Imunana-Laranjal foi interrompida na quarta-feira passada, depois que técnicos constataram a presença, em níveis acima do permitido, da substância tolueno – usado na fabricação de solventes e combustíveis – no canal onde a água é captada para tratamento. A produção foi retomada na noite de sexta-feira (05) e, no dia seguinte, o tolueno não era mais encontrado nas amostras analisadas.

Independente do problema ocorrido (que não foi culpa da concessionária), a Águas do Rio vem prestando um péssimo serviço em todo o município, com reclamações constantes de falta de abastecimento constante e até mesmo forçando que NOVOS USUÁRIOS sejam obrigados a aceitar o serviço, IMPONDO A COLOCAÇÃO DE HIDRÔMETROS e segundo informações, OBRIGANDO que moradores deixem as equipes entrar em suas residências, atuando tal qual uma MILICIA OFICIALIZADA.

A Águas do Rio reforçou seus times de manutenção, operações e montou um laboratório móvel para identificar e resolver com agilidade os problemas gerados pela interrupção prolongada do abastecimento. Além disso, está realizando a entrega de água mineral para instituições públicas dos municípios atendidos. A empresa orienta que os moradores continuem usando água apenas em atividades essenciais e limpem suas caixas d’água para garantir a qualidade da água em suas torneiras.

A concessionária seguirá com o plano de contingência adotado para atender serviços essenciais até que o abastecimento seja integralmente normalizado, utilizando 58 caminhões-pipa e duas balsas-tanque – uma com capacidade de 350 mil litros e a outra com 450 mil litros, para atendimento prioritário a hospitais e clínicas de urgência e emergência.

A Águas do Rio está disponível pelo telefone: 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

Fotos: Gabriel Ferreira