Nas duas últimas semanas, o jornal Barão de Inohan tem publicado uma série de denúncias sobre problemas na limpeza e retirada de resíduos sólidos, galhos, folhas, restos de obras e até mesmo lixo os bairros do Condado e Marquês (este em especial - https://obaraoj.blogspot.com/2024/04/moradores-denunciam-que-o-condado-e.html).
Embora tenhamos mostrados as fotos recebidas (e algumas tiradas pela própria reportagem do Barão) e também feito vídeos, alguns moradores (mesmo convivendo ao lado dos problemas) negaram as informações, dizendo inclusive se tratar de matéria paga (por quem???, por favor nos informem!!!).
Mas como nestes 15 anos de existência do Barão, SEMPRE LUTANDO POR UMA MARICÁ MELHOR, ao fazermos uma denúncia e/ou reclamação, pode acontecer em alguns casos alguma demora, mas cerca de 90% dos problemas apontados (a maioria já sugerindo uma solução - esse é nosso feitio de fazer imprensa) SÃO RESOLVIDOS.
E para nossa alegria (e raivinha de alguns 'tadinhos') dois deles foram resolvidos e esclarecidos na manhã da segunda feira 29 de abril na Câmara de Maricá, no gabinete do vereador Júlio Carolino, onde o vereador Danilo Santos esclareceu sobre a matéria do SUMIÇO DO PONTO no Marquês de Maricá, informando que o ponto (estrutura) foi retirada devido as obras do viaduto e duplicação da RJ 106, onde, segundo ele, haverá na região, uma grande realocação dos pontos em função da obra.
Informou também que após as matérias do Barão, uma ação (conforme prometida pela direção da SOMAR em reunião realizada em 17/04) da SOMAR em conjunto com a sub-sede da autarquia que atende o Condado e Marquês, para limpeza, retirada de lixos, folhas, galhos, móveis, resíduos de obras e outros materiais (inclusive a enorme quantidade de sacos pretos resultado das roçagens nos bairro e que ficam por longo período para serem recolhidos).
NOVA LEI PUNE PROPRIETÁRIOS QUE NÃO CUIDAM DOS SEUS TERRENOS
De autoria do vereador Danilo Santos, foi promulgada lei que multa proprietários que não cuidam de seus terrenos, inclusive possibilitando que a prefeitura faça a limpeza e cobre posteriormente.
Também seria interessante que sejam punidos moradores do entorno destes terrenos que jogam lixo, móveis e outros resíduos em flagrante abuso.
Também da mesma forma, seria interessante que sejam punidos funcionários da prefeitura que joguem e incentivem que sejam jogados lixo, resíduos e outros nestes terrenos baldios, sejam eles particulares ou da própria prefeitura, fato lamentável mas infelizmente constante.