quinta-feira, 25 de abril de 2024

BALDINHO DO BEM E FÁBRICA DE DESIDRATADOS RECEBEM RECONHECIMENTO NACIONAL

 


Maricá, foi reconhecida nacionalmente pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através de duas iniciativas locais: o Baldinho do Bem e a Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz.

Os dois projetos foram selecionados entre experiências de sucesso no desenvolvimento agrário e na agricultura familiar, promovendo saúde e sistemas agroalimentares saudáveis, sustentáveis e justos acessível para a população do município.

Baldinho do Bem: A Semente da Saúde

Uma criação do então secretário de agricultura, o vereador Júlio Carolino (PDT), o projeto Baldinho do Bem é uma iniciativa que promove a agricultura circular e saudável.

Através da Feira de Agricultura Circular e Familiar, produtores locais têm a oportunidade de vender seus produtos diretamente aos consumidores, incentivando a produção local e o consumo de alimentos frescos e nutritivos.

Com isso, o Baldinho do Bem não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para a promoção da saúde e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares. É importante ressaltar que no projeto Baldinho do Bem, os participantes cadastrados levam seus resíduos alimentares, óleo comestível usado, tampas plásticas de garrafas e embalagens, caixas tetrapack e materiais e produtos eletroeletrônicos inservíveis, para serem descartados em troca de sementes, mudas e alimentos produzidos pela praça agroecológica, pelas fazendas municipais (Joaquim Pinerõ e Manu Manuela) e pela Fábrica de Desidratados.

Os resíduos alimentares são compostados e viram adubo. Embalagens tetrapack viram 'vasinhos' para mudas e as tampas de embalagens são trocadas por insumos e produtos para pets carentes ou deficientes físicos.

Fábrica de Desidratados Prefeito Edio Muniz

A Fábrica de Desidratados Prefeito Edio Muniz é outro destaque de Maricá. Utilizando técnicas modernas de desidratação de alimentos, a fábrica valoriza a produção local, captando produtos dos agricultores maricaenses que estão no projeto, reduz o desperdício de alimentos e oferece produtos saudáveis e de alta qualidade para a população.

Além disso, a fábrica contribui para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico da região, demonstrando o potencial da agricultura familiar para impulsionar a economia local de forma sustentável.

Seleção e Reconhecimento Nacional 

As duas iniciativas criadas pelo então secretário de agricultura Júlio Carolino, foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz, como exemplos inspiradores de práticas e tecnologias sociais que valorizam e fortalecem os sistemas agroalimentares.

Hoje, além destes projetos, a secretária de agricultura Mariana Príncipe do Amaral sempre com o total apoio do vereador Julio Carolino, estão expandindo as Feiras de Agricultura Familiar. No primeiro sábado do mês, a feira acontece em Araçatiba. No segundo e quarto sábado do mês, a feira acontece no Barroco, em Itaipuaçu (foto) e no terceiro sábado do mês, a feira acontece no centro da cidade, no boulevard do CECOP.