Apesar do poste ser da ENEL, dessa vez a empresa não teve nenhuma culpa. A culpada desta vez foi a SOMAR.
As obras do novo retorno no km 32 da RJ 106, desestabilizou um grande poste que serve para as linhas de transmissão de alta voltagem que servem os bairros do segundo distrito (Bambuí, Manoel Ribeiro, Espraiado, Vale da Figueira, Bananal e Ponta Negra) e caso o poste caia, todos esses bairros ficarão sem força e luz, sabe-se lá por quanto tempo.
O problema aconteceu devido a movimentação de terra mal feita na construção do retorno que diminui a camada de proteção da base do poste, fazendo com o mesmo tombasse para a esquerda e ficando preso apenas pelas linhas de transmissão.
Para completar, um carro provavelmente no meio da madrugada de quinta para sexta, subiu neste canteiro e abalroou o poste, fazendo com a inclinação acelerasse, porém sem danificar o poste. Por volta das 8:30h da manhã da sexta feira, segundo informações, o carro foi removido (não temos informações do tipo do veículo). Equipes da ENEL já foram acionadas e prevê-se que a troca seja feita ainda na sexta feira 05/04.
O poste já vinha cedendo, mas na madrugada da sexta feira 05, tombou de vez. Alguns podem não entender por que o poste está no meio do canteiro do retorno, mas na verdade, ele ficava às margens da RJ 106 (sentido Ponta Negra), quando esta, no trecho ainda era apenas de mão e contra mão.
ATUALIZANDO MATÉRIA
A Enel informou que enviou duas equipes ao local no final da tarde da sexta feira 05, para realizar a troca, ou o reposicionamento do poste, uma vez que o mesmo não está avariado.