NAIR
O NAIR luta há 24 anos para uma melhor qualidade de vida para o seus assistidos, pessoas com deficiência intelectual, prestando serviços gratuitos a seus assistidos no município.
Em 2022 conquistaram o certificado CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). O CEBAS é concedido pelo Governo Federal às organizações sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades que prestam serviços nas áreas de Assistência social, Educação ou Saúde.
"Lutamos por garantias de direitos para essa instituição que há anos passa por dificuldades de todos os tipos, mas que nunca deixou de cumprir seu papel, que é o atendimento de qualidade a seus assistidos, com refeições e todo trabalho voltado a atenção biopsicossocial de nossa demanda.
Dificuldades? Muitas... mas com ajuda dos amigos solidários do Nair sempre achamos um jeito de não deixar o Nair acabar" informou em rede social Elaine Teixeira, ex-presidente da instituição.
"O nome NAIR (Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para jovens e adultos especiais) refere-se a uma instituição privada que se mantém exclusivamente de doações e eventos. Tornou-se referência em seriedade e comprometimento em seus serviços. Temos muito orgulho em hoje termos credibilidade junto a população de nosso município.
Continuamos na mesma luta de sempre!!! Recebendo nossas doações, realizando nosso bazar beneficente e eventos para nos manter em funcionamento e arcar com despesas como: aluguel, impostos, salários, e outras despesas mensais. Agora com esse certificado, vamos pleitear algumas isenções dos documentos exigidos pela Receita Federal, para que a nossa entidade sem fins lucrativos usufrua de isenções e contribuições sociais.
Venha nos conhecer, estamos localizados na Rua Newton Tornelli de Souza, 58 , Centro-Maricá-RJ, Telefone/ZAP 2637-1804" convidou Elaine.
A instituição, que se mantém apenas através de serviços voluntário e de doações, mal consegue prover as suas necessidades básicas como aluguel, luz, água e outros encargos mensais e a parceria com o MOM (Movimento Obesos Maricá), visa unir esforços para que as duas entidades e seus assistidos, possam conquistar e usufruir dos benefícios sociais que grande parte da municipalidade é contemplada.
MOM
Com 5 anos de existência, o movimento foi criado e fundado por Luciana Pereira Tomaz e vem lutando com grandes sacrifícios para que os obesos da cidade tenham seu espaço, sejam reconhecidos em suas mobilidades parciais e que possam usufruir de uma melhor qualidade de vida.
Com uma nova diretoria eleita em 15 de março passado, o movimento já conquistou em parceria com as secretarias de Políticas Inclusivas e de Esporte e Lazer, um espaço para aulas de hidroginástica e outras atividades que poderão ajudar em uma melhor qualidade de vida e bem estar para os obesos. Uma equipe de profissionais (nutricionistas e terapeutas) dão o suporte que estas pessoas precisam para passar e vencer a obesidade.
As duas entidades juntas também lutaram pelos seus espaços e respeito em Maricá, principalmente dentro do COMDEF (conselho municipal das pessoas com deficiência de Maricá) que por enquanto, pouco contribuem com o NAIR e com o MOM.
PARCERIAS
O NAIR possui dentre seus assistidos, jovens e adultos obesos, que poderão usufruir das conquistas do MOM junto a municipalidade, assim como no MOM, famílias possuem pessoas com deficiências que poderão ser assistidas pelo NAIR.
A união de esforços com certeza, levará tanto o NAIR quanto o MOM, a grandes conquistas.