Além dos grandes problemas de atrasos das subvenções advindas do município, informados em matéria do jornal Barão de Inohan de 31/01 (ESCOLAS DE SAMBA DE MARICÁ ESTÃO DE PIRES NA MÃO. UNIÃO DE MARICÁ RECEBE GRANDE APORTE PARA DESFILE NO RIO https://obaraoj.blogspot.com/2023/01/escolas-de-samba-de-marica-estao-de.html), agora. mais um problema "interno" abala as estruturas das escolas de Maricá, onde aparentemente, uma das sete agremiações, tomou para si, a realização da escolha da corte de Momo de 2023.
A maioria das escolas não gostaram da decisão aparentemente avalizada pelas secretarias de turismo e projetos especiais e eventos e começaram a colocar a boca no trombone. Uma nota oficial foi expedida no início da tarde do sábado pela diretoria da UNIDOS DO SACO DAS FLORES pela rede social Facebook, onde, uma enxurrada de comentários vieram não só dando apoio, mas também criticando a postura desta agremiação que aparentemente deseja realizar mais uma vez o concurso. Diz a nota:
Nota oficial:
"A Presidente executiva do GRES Unidos do Saco das Flores vem através desta, expressar sua total insatisfação com a forma, que está sendo conduzido a organização do concurso da escolha da corte.
Importante deixar claro que nossa escola está 100% documentada e, já demonstrou ter qualificação necessária para realizar qualquer evento, seja ele privado ou publico. O GRES Unidos do Saco das Flores, só gostaria de ter os mesmos direitos de outras coirmãs, não querendo nada além.
A escolha da agremiação que irá realizar o concurso da corte, NÃO traduz esse direito! De forma MONOCRÁTICA, a MESMA AGREMIAÇÃO que realizou o concurso em 2020, também realizará 2023.
Nossa Diretoria através da Presidente Idineide e do Vice Presidente Wilson, não aceita a escolha de qualquer agremiação sem que as outras tenham sido consultadas.
Queremos direitos iguais para todas agremiações!
Queremos ter o direito de PARTICIPAR dos eventos em nosso município, porém, sem passar por cima de qualquer coirmã!
Lamentamos profundamente que ainda existam esses tipos de "jogadas" para favorecer uns e desfavorecer outros. Informamos que não aceitaremos mais isso!
Queremos que todas as agremiações sejam beneficiadas de forma IGUAL!"
CORTE DE MOMO ESCOLHIDA PARA O CARNAVAL 2020 |
Do comentários mais significativos destacamos:
- "A Tradição de Maricá também está revoltada com a situação e concorda com todas as palavras descritas. Precisamos de explicações."
- "E se a corte já não estiver escolhida, na minha época tínhamos que comprovar que éramos de Maricá e não podia ser de outro município, hj tudo pode, saudades dos antigos carnavais."
- "Por isso que não participo mais do concurso. Muita coisa errada! Desanimei legal" - Rosana Barbosa Rainha do Carnaval 2008 (último ano dos desfiles oficiais).
- "Se a situação está nesse nível, o conselho que posso dar as outras agremiações é simples NÃO PARTICIPEM, não haverá evento sem candidatos, certo?
- "Aconselho que façam uma Reunião com as outras Agremiações e faça um Protesto no dia da escolha da corte com todos os departamentos de cada agremiação, incluindo os Ritmistas e seus instrumentos em mãos. Já que também o tal presidente da agremiação escolhida falou que em nosso Município não tem Ritmistas. Aproveite para protestar por tudo, esse é o momento", Negoé de Ponta Grossa.
- "Foi escolhida a agremiação que o Presidente dela faz parte da Secretaria de Turismo! Infelizmente ele colocou a escola dele!"
CORTE DE MOMO 2008 (último ano dos desfiles oficiais) |
O jornal Barão de Inohan se solidariza com TODAS as escolas de Maricá, prejudicadas mais uma vez e colocadas de lado, colocando o espaço que seja necessário para novas manifestações, explicações da secretaria de turismo e de quem mais quiser e se fizer por direito.