terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023: Mocidade Alegre vence o Carnaval de São Paulo

 Com o enredo 'Yasuke', escola é a grande vencedora do desfile do Grupo Especial paulistano em 2023


Mocidade Alegre é a grande vencedora do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola de samba garantiu a nota máxima, 270 pontos, na apuração que aconteceu na tarde da terça-feira 21, no Sambódromo do Anhembi.

O enredo contou a história de Yasuke, o primeiro samurai negro da história. Na avenida, as alas, alegorias e fantasias conectavam Brasil, Moçambique e Japão. 

A Mocidade não vencia desde 2014, quando garantiu a terceira vitória consecutiva com o tema “Andar com Fé Eu Vou, Que a Fé Não Costuma Falhar”.  A agremiação também ganhou em 2012 e 2013.

Catorze escolas se apresentaram pelo Grupo Especial. Vencedora do ano passado, a Mancha Verde ficou em segundo lugar. A alviverde contou a história do xaxado através de figuras como o músico Luiz Gonzaga e o cangaceiro Lampião.

Em terceiro lugar, a Império de Casa Verde teceu a trajetória dos batuques da África ao Brasil, destacando a importância do instrumento para a música. 

As três primeiras colocadas desfilaram no segundo dia do Grupo Especial no Anhembi, no sábado (18).

Com o título deste ano, Mocidade empata com Nenê de Vila Matilde em segundo lugar na classificação de escolas de samba com mais vitórias no Carnaval de São Paulo. 

Cada uma foi campeã 11 vezes. No ranking, Vai-Vai detém a primeira posição, com 15 conquistas.

Qual foi o enredo da Mocidade Alegre no Carnaval 2023?

A escola relacionou a saga de Yasuke com a de jovens negros no Brasil de hoje. De origem provavelmente moçambicana, o guerreiro se tornou o primeiro samurai negro do Japão no século XVI. O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira.

A bateria foi vestida de Oda Nobunaga, nobre japonês que promoveu Yasuke a samurai, segundo conta a escola de samba que nasceu no bairro do Limão, na zona norte de São Paulo. Confira aqui a letra do samba-enredo da Mocidade.

Desfilando pela escola há 18 anos, a médica e ex-BBB Thelma Assis, conhecida como Thelminha, representou uma sacerdotisa na avenida e foi um dos destaques de chão. A cantora Linn da Quebrada também participou da apresentação.

Confira a classificação do Carnaval 2023 em São Paulo

Mocidade Alegre – 270 pontos
Mancha Verde – 269,9 pontos
Império de Casa Verde – 269,9 pontos
Acadêmicos do Tatuapé – 269,9 pontos
Dragões da Real – 269,8 pontos
Tom Maior – 269,8 pontos
Independente Tricolor – 269,7 pontos
Águia de Ouro – 269,6 pontos
Gaviões da Fiel – 269,6 pontos
Barroca Zona Sul – 269,5 pontos
Acadêmicos do Tucuruvi – 269,4 pontos
Rosas de Ouro – 269,2 pontos
Unidos de Vila Maria – 269,1 pontos
Estrela do Terceiro Milênio – 269,1 pontos

Quais foram as escolas rebaixadas no Carnaval 2023 de São Paulo?

A Estrela do 3º Milênio e Unidos de Vila Maria vão disputar o Carnaval de 2024 no Grupo de Acesso 1. Elas foram as duas últimas colocadas na classificação.