O quadro é caótico e com a chegada do carnaval, é previsto a partir da quinta feira 16, um congestionamento monstro com o grande aumento de fluxo de carros em direção à região dos lagos para o período de carnaval.
A serra de matogrosso que vem passando por uma série de obras de infraestrutura nas encostas que vem deslizando desde o final de novembro de 22 devido as chuvas constantes, e que funcionava em sentido único (Maricá x Saquarema), está totalmente interditada desde a segunda feira 13, quando uma encosta cedeu levando boa parte da pista.
Agora, todo o trânsito está sendo desviado pela RJ 118 (Ponta Negra x Sampaio Correa), via Vale da Figueira, Bananal, entrando de Ponta Negra e Jaconé, estrada essa que também está com excessivo número de buracos e por ser muito estreita e sinuosa, prevê-se um congestionamento monstro, com possíveis reflexos até Inoã.
Os problemas já começam na altura do Condado (onde a empresa Águas do Rio realiza obras para colocação de tubulações que trarão água de Ponta Negra ao bairro do Flamengo, onde existe a adutora da empresa), seguindo até a altura da entrada de Bambuí.
Segundo o DER, devido a queda da encosta, não há previsão para a entrega da estrada que corta a serra do matogrosso.